09 de Maio de 2025
Que bom é estar vivo e com saúde para fazer uma das coisas que mais gosto: pescar no Mar!
Depois de mais de 1 mês longe da água salgada, o regresso de hoje foi ainda mais saboroso, temperado com 3 robalos capturados com amostras de superfície! Por muitos anos e muitos dias de pesca que passem, ferrar um robalo "topwater" será sempre a minha maior paixão!
Ver o bailar da amostra na superfície do mar ser bruscamente interrompido pelo ataque voraz do maior predador das praias do Norte é impagável!
Hoje tive a sorte de ter mais de 15 ataques e apenas ferrei três robalos, mas mesmo que não tivesse ferrado um único, estes momentos fizeram-me reviver momentos felizes... e, claro, reforçar a convicção de que nada sei sobre a pesca com quase 47 anos de idade (está a chegar o dia) e quase outros tantos de pesca!
Acordei antes das 6 da manhã com a mesma vontade e energia de há uns 30 anos atrás. Quando me levantei para vestir o fato de mergulho, rapidamente as minhas costas me lembraram que os anos contam para todos! Mas este vício é tramado e mesmo assim saí como um foguete de casa para aproveitar os primeiro raios de luz (em teoria aquela horinha "sexual" para os robalos). Quando chego à praia deparo-me com um autêntico lago! O mar não mexia nada! Não tinha uma ondinha sequer! Além disso, o vento soprava relativamente forte vindo de sul e a água estava tão cristalina que do carro conseguia distinguir o fundo rochoso do arenoso! Se não estivesse com "síndrome de privação de pesca no mar" tinha voltado logo para casa! Mas tinha saudades e sentia falta da maresia, da areia e das rochas e do som das gaivotas! Isso é sempre garantido e só quem partilha destes sentimentos percebe do que falo...
Peguei no material ligeiro que tinha deixado já preparado no carro na noite anterior e lá fui eu, com esperança ZERO de ver escamas.
Fiz os primeiros lançamentos e perdi a réstia de esperança em ver escama! Mar choco, água cristalina sem ponta de espuma e vento, muito vento de sul! Ao fim de meia hora, resolvi ir embora. Estavam saciadas as saudades do meu amigo salgado...
A caminho do carro olho para um spot onde já fui muito feliz e onde o mar parecia querer mexer um bocadinho. Sem grande convicção, lá fui eu!
Em cerca de 50 minutos, fiquei incrédulo! Já com dia bem claro, águas abertas, mar choco e vento qb, tive uns 15 estouros na superfície! Contra todas as teorias, acabei por capturar 3 robalos! ...e bem bons! O Vanquish 3000 com PE 1 cantou como gente grande!... A Yamaga ballistick continua a dar provas que a sua leveza é inversamente proporcional à sua potência!... e eu confirmei uma vez mais que por muitos anos que ande no mar, nunca o conhecerei bem!
Senti-me um puto numa loja de chocolates umas vez mais! De tal forma que voltei a ter vontade de escrever estes relatos chatos, como fazia há uns anos atrás, enquanto a minha avó Laura era a minha inspiração!
Não sei se voltarei a fazê-lo... mas hoje estou feliz! ...e mesmo sem a minha avó Laura fisicamente presente, não me faltam pessoas inspiradoras na Família!
Sejam felizes!
#pesca
#spinning
#robalos
#topwater
#topwaterfishing
#lurefishing
#seabass