Ao primeiro lançamento, às 15h30 e com o sol ao alto e a água cristalina, o meu amigo engata um excelente robalo! Viro costas ao mar, pouso a minha cana para o ir ajudar a cobrar o peixe e quando volto a olhar já se tinha soltado da amostra!
Poucos minutos volvidos, e entre as ondas previstas de 0,7m, vem um set enorme! Só tive tempo de me abrigar do impacto e de ver ao longe a minha GoPro 12 (que estava pousada numas rochas mais perto da costa, com uma protecção flutuante cor de laranja) a ser lavada pela onda e literalmente aspirada pela forte escoa! Corri atrás dela, mas a força de sucção do mar não me permitiu voltar a vê-la nos 15/20min que perdi a procurá-la... Nunca chegou a vir à superfície! Lá se foi... felizmente com muitas histórias felizes que registou... como diz a minha esposa: "ainda bem que não veio à superfície", pois eu teria mergulhado para a recuperar, com todos os riscos inerentes! Fica o aviso - muito cuidado com estes mares enganosamente calmos! As vagas podem não ser grandes, mas com períodos de 16 segundos, são extremamente poderosas e varrem tudo!
Triste e desiludido, lá voltei a pescar... dificilmente correria pior! 5 minutos de jogo e 2 cartões vermelhos logo a começar!
Mas correu ainda pior! Assim que lanço e ainda a soltar umas asneiradas entre lamentos, engato um bom tarolo, daqueles que mostram logo ao que vêm assim que ferram! Embraiagem do Saltiga a berrar, cana dobrada e adrenalina a 1000! Luta fantástica, peixe a seco e aos pés e solta-se da amostra! Meto o pé na frente dele e uma vez mais a escoa ajuda-o a saltar sobre o meu pé e... adeus! Nem uma foto daquele belo prateado... nem a GoPro 13 nova do colar ao peito ligada! Soltei mais umas valentes asneiradas e só desejava não ter saído de casa!
Meia hora de pesca e 3 valentes desilusões!
Felizmente, nos 10 minutos seguintes, quer eu quer o meu amigo Garrido, apanhamos um robalo cada um, bem mais pequenos dos que os que nos tinham escapado... Ambos presos por uma "pelezinha"!... andavam a comer a medo com tanta luz do sol ao alto e com a água tão aberta!

