Nada melhor do que começar o ano no sítio onde mais gosto de estar!
Neste vídeo, partilho convosco a primeira pescaria de 2026.
Entre "foguetes" e muita espuma, comecei com um Robalo ao primeiro lançamento!
Entretanto, quando parecia que já não ia enganar mais nenhum, uma das míticas amostras que já me acompanha há 14 anos, provou que "velhos são os trapos" e ainda sabe muito bem onde andam os robalos e como enganá-los.
Foi um belo fim de tarde a pescar e que, mesmo sozinho, me permitiu celebrar algumas amizades que a pesca nos dá, dedicando as capturas com direito a libertação.
Desejo a todos um 2026 com muita saúde, paz e muitas linhas esticadas!
Com o ano prestes a acabar, fiz mais uma investida aos Robalos, com o meu amigo Garrido.
Ao primeiro lançamento, às 15h30 e com o sol ao alto e a água cristalina, o meu amigo engata um excelente robalo! Viro costas ao mar, pouso a minha cana para o ir ajudar a cobrar o peixe e quando volto a olhar já se tinha soltado da amostra!
Poucos minutos volvidos, e entre as ondas previstas de 0,7m, vem um set enorme! Só tive tempo de me abrigar do impacto e de ver ao longe a minha GoPro 12 (que estava pousada numas rochas mais perto da costa, com uma protecção flutuante cor de laranja) a ser lavada pela onda e literalmente aspirada pela forte escoa! Corri atrás dela, mas a força de sucção do mar não me permitiu voltar a vê-la nos 15/20min que perdi a procurá-la... Nunca chegou a vir à superfície! Lá se foi... felizmente com muitas histórias felizes que registou... como diz a minha esposa: "ainda bem que não veio à superfície", pois eu teria mergulhado para a recuperar, com todos os riscos inerentes! Fica o aviso - muito cuidado com estes mares enganosamente calmos! As vagas podem não ser grandes, mas com períodos de 16 segundos, são extremamente poderosas e varrem tudo!
Triste e desiludido, lá voltei a pescar... dificilmente correria pior! 5 minutos de jogo e 2 cartões vermelhos logo a começar!
Mas correu ainda pior! Assim que lanço e ainda a soltar umas asneiradas entre lamentos, engato um bom Robalo, daqueles que mostram logo ao que vêm assim que ferram! Embraiagem do Saltiga a berrar, cana dobrada e adrenalina a 1000! Luta fantástica, peixe a seco e aos pés e solta-se da amostra! Meto o pé na frente dele e uma vez mais a escoa ajuda-o a saltar sobre o meu pé e... adeus! Nem uma foto daquele belo prateado... nem a GoPro 13 nova do colar ao peito ligada! Soltei mais umas valentes asneiradas e só desejava não ter saído de casa!
Meia hora de pesca e 3 valentes desilusões!
Felizmente, nos 10 minutos seguintes, quer eu quer o meu amigo Garrido, apanhamos um robalo cada um, bem mais pequenos dos que os que nos tinham escapado... Ambos presos por uma "pelezinha"!... andavam a comer a medo com tanta luz do sol ao alto e com a água tão aberta!
Dias mais afortunados estarão para vir em 2026 seguramente... haja saúde!