quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mais tecnologia online para ajudar as nossas pescas

O grande Urubu mandou-me hoje um link bastante útil para quem gosta de pescar. Cada vez mais me sinto dependente da consultra prévia do Instituto Hidrográfico e Windguru (pelo menos) sempre que decido ir pescar. Por vezes as previsões falham, mas servem sempre de guia. Muitas outras vezes a nossa fezada faz-nos ignorar as previsões e a vontade de estar perto do mar é mais forte do que qualquer má previsão. Ainda bem, pois a incerteza e o acaso são indissociáveis desta actividade de que tanto gostamos.

Este é o site que desconhecia: http://www.tabuademares.com/

Congrega imensa informação, quer de forma sucinta com tabelas, quer de forma mais detalhada por extenso. A verdade é que me parece uma súmula importante da maior parte das variáveis que condicionam a nossa pesca , desde a maré, coeficiente de maré, hora da vazante e enchente, hora do nascer e pôr-do-sol, temperatura, humidade, fase lunar, horas de maior actividade do peixe, pressão atmosférica, vento, entre outros...

Parece-me bastante útil, pelo que deixarei o link nas "Utilidades" deste blogue.

Espero que nos ajude nas nossas pescarias!

Boas pescas!

6 comentários:

  1. Por acaso já o tenho nos "Favoritos", e realmente acho-o uma mais valia para o Povo. Obrigado Amigão. Cabé

    ResponderEliminar
  2. Boas JPC e Urubu,

    obrigado pela dica, já lá está metido ;)

    Realmente é muito fixe ;)

    Obrigado, Matos

    ResponderEliminar
  3. olá pessoal.

    desde já quero agradecer por se terem lembrado de mim ;), por acaso hoje de manhã já tinha visto em pelo menos 2 foruns, já tive a dar uma volta popr esse site e para mim é o mais completo que conheço até a data, muito fixe e com a informação muito bem dividida consoante o que pretendermos visualizar.
    nos proximos dias vou seguir de perto para ver o grau de precisão.


    muito obrigado pela dica

    1 abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas!
    Olha ainda ñ conhecia, vou começar a estudar isto p ver se bate certo...
    Abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Em qual lua eu vou pescar?
    Afirmar categoricamente qual melhor maré ou lua para se praticar a pesca é algo impossível. Entretanto, é fato que nas chamadas marés pequenas mortas, que acontecem quando a Lua está em fase minguante ou crescente, a correnteza é menor. Outro fato, é que nestas marés, os peixes terão uma área menor a circular na sua busca por alimentação, já que teremos um considerável volume água a menos nas áreas de pesca. Em verdade, seguindo estas considerações, podemos dizer que nas luas de quarto, ou nas marés mortas, a produtividade da pesca tende a aumentar. Mas não podemos esquecer que as variantes existentes em função dos lugares, das espécies de peixes, entre outras, podem modificar esta colocação e, por isso mesmo, nunca devemos desprezar a análise de conhecedores da região onde se pretende pescar.
    Em outras palavras, se quiser fazer um estudo antecipado do local de pesca desejado, faça um cruzamento da tábua de maré com o calendário lunar, veja quando ocorrerão as marés mortas, mas não esqueça de consultar um pescador nativo da região. Existem peixes que costumam ser mais encontrados em marés vivas, dependendo do local.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela dica malta, também não conheciamos!!
    Abraços e boas pescas

    ResponderEliminar