quarta-feira, 21 de março de 2012

Quase uma manita!

A manhã livre há muito esperada chegou finalmente e com ela boas condições para pescar. Como não podia desperdiçar a oportunidade, levantei-me às 06:20h e saí de casa de fininho para não acordar nenhuma das minhas 3 mulheres. Com a pressa até me esqueci do telemóvel... mas não da indispensável câmara (companheira habitual, ainda mais quando vou só) e respectivo tripé, tal era a fé que tinha! Eheheh!
Chegado ao spot, deparo-me com as condições óptimas esperadas! Maravilha! Toca a mandar o aço! As ondas  de cerca de um metro intercalavam-se certinhas e entre elas a minha amostra dançava à espera de companhia... A maré virou e a companhia tardava em chegar... 
Foi então que resolvi fazer uma pausa, sacar da máquina e respectivo tripé e registar a categoria do spot. Infelizmente, a máquina com cartão de memória novo de 16Gb e bateria carregadinha na noite anterior preparadas para filmar largos minutos, resolveu avariar! Fiquei logo lixado pois tinha a convicção que me viria a fazer falta...
Já tinha usado as amostras todas que tinha no porta-amostras, na expectativa de acertar numa cor milagrosa para aquela água tapada, castanho esverdeada. Sem resultados, a maré foi enchendo, as ondas caindo e com elas a minha fé. Por isso mesmo, estabeleço um limite de mais 15 lançamentos com a Saltiga black shiner - para mim a melhor amostra que alguma vez tive - ao fim dos quais, mantendo-se os resultados, iria embora. Perto do limite estabelecido, depois de um lançamento bem largo com o vento a favor (de leste), ao passar sobre um cabeço com pouco mais de meio metro de água a cobri-lo, vejo um vulto prateado e quase instantaneamente sinto uma pancada violenta que faz o drag disparar! O lutador levou linha e tentou fugir  para a pedra. Fechei o drag e depois de uma luta muito saborosa trouxe-o até mim. Um peixe bonito e o que mais luta me deu este ano, apesar de ter pouco mais de 2Kg. Afinal ainda ia ficar mais um bocado naquele spot! Não tardou tinha o segundo e o terceiro a meu lado, sempre a atacar a amostra perto do tal cabeço. Já tinha pescado 2 trios este ano e estava com a sensação que este ano seria sempre assim: ou grade ou três... Estava satisfeito e tinha pouco tempo mais naquele spot pois a maré já enchia há quase 3 horas. Voltei a estabelecer novo limite de 5 lançamentos finais e no quinto não é que engato o quarto peixe? Ehehehe! Até me custou vir embora, mas tinha que ser!  A pescaria também estava mais que feita e os 4 peixinhos, quase uma manita, perfizeram quase 6,5Kg.
Chegado ao carro, depois de abrir a máquina, retirar a bateria e cartão de memória e enxuga-los muito bem (tinham pequenas gotículas), a máquina meio taralhouca, com o visor a piscar, permitiu-me fazer estes registos:



Para terminar este relato, queria apenas dedicar esta pesca ao meu Amigo Urubu, que por motivos pessoais não tem podido acompanhar-nos. 
Hoje lembrei-me de ti várias vezes e tive saudades da nossa pescaria no mesmo local há cerca de 2 anos em que pescamos 8 ou 9 ao buldo, embora mais pequenos. Nunca mais vens com o teu Amigo, seu roto!

Abração e boas pescarias!

6 comentários:

  1. Que linda pescaria amigão,desde já agradeço-te do fundo do meu coração a tua dedicatória desses magnificos exemplares.
    Parabéns pela tua excelente pescaria.

    Forte abraço
    Urubu

    ResponderEliminar
  2. Boas JP!
    Isso é que foi ham, lá tramaste o king :) isso de três é coisa do passado, hahaha..
    Bonita pescaria de Robalos sim Sr..
    Um abraço e parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Belos peixes... Manita é para o Barça José, lololol.
    Grande abraço, Filipe.

    ResponderEliminar
  4. E eu é que ando de mão quente hein??? Grande pescaria sim senhor!!! Parabéns e grande abraço.
    PS - De mão quente anda o King, de fazer "Gaiolas" ahahahahahahahahaha

    ResponderEliminar