sábado, 24 de março de 2012

Tirado a ferro(s)

O mês de Março tem sido uma incógnita. Os mares revoltos característicos desta altura do ano têm aparecido por períodos, mas intercalados com dias de mar chão completamente atípicos. Nestes últimos, as águas abertas, bem cristalinas e pouco oxigenadas (pouco frequentes nos anos com chuvas torrenciais) desmotivam o spinning diurno e convidam a investidas nocturnas. Num destes fins de dia, fui com os meus Amigos Cuco e Urubu tentar a nossa sorte. Além da excelente companhia e muita risota, pouco mais houve para registar a não ser um peixe-agulha suicida que resolveu caçar pela calada da noite...


Hoje de manhã, o mar estava bem diferente. As vagas de 2 metros e a crescer pediam ferro e foi o que eu e o meu Amigo Cuco usamos - as nossas famosas zagaias com raglou de 14cm atrelado com um anzol 5/0. Eu sinceramente estava com pouca esperança, pois o mar estava com muita força e, mesmo nos pesqueiros com fundo misto onde passeamos os artificiais, levantava areia do fundo... Contudo, muito por culpa do Prof. Cuco que estava com especial confiança ao ver aqueles mantos brancos, nunca desistimos.


Após muita persistência, lá consegui enganar este peixinho, tirado a ferro(s):



Apesar do grande Cuco hoje ter vindo a seco, ainda teve alguns segundos de êxtase com um robalo que após ferragem inicial se conseguiu soltar. Melhores dias virão certamente, pois quem não desiste mais dia menos dia é recompensado! Eu aposto que está para breve! ;)

Boas pescas!


9 comentários:

  1. Parabéns pelo robalo e pelos videos! :)

    Podia dizer qual o peso das zagaias e o cw das canas que utiliza para essa pesca? tenho um speedmaster 3.30 50-100 acha que posso pescar com uma zagaia de 44gr mais o raglou ou já será muito peso?
    Obrigado.

    Parabéns pelo blog, está muito porreiro. :)

    Abraço
    Luís Tomás

    ResponderEliminar
  2. Assim é que é amigo ateimar,ateimar e ateimar de novo que eles adem apareçer um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís Tomás! Obrigado pelo comentário.
    As zagaias que uso pesam entre 30 e 50 gramas.
    A cana que usei neste vídeo é uma Lesath Power Game 3,30m com cw 40-125g salvo o erro - é uma vara polivalente que uso todo o ano: com zagaias, jerkbaits, passeantes, poppers, boião...
    Para pescar à zagaia uso também uma Hiro Hi perform Sea Bass de 4,20m, já mais forte e mais pesada.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. José Pedro esses vossos ferros adam a fazer furor por aqui, só se usa isso e tem dado bons exemplares, parabens pelo dia de pesca.

    ResponderEliminar
  5. Parabens pelo dia de pesca, esses ferros estão por aqui em altas só se usa isso, com belos exemplares capturados...

    ResponderEliminar
  6. Ganda Zé, belíssima reportagem. O mar aí em cima está um contraste do que temos tido por cá... Essa espuma faz-me tantas saudades... Um grande abraço, Filipe.

    ResponderEliminar
  7. Boas Zé,

    pois... é melhor que não sentir nada....hehehe

    Essas aguas e pesqueiros aguçaram-me o olho...

    Grd abr

    ResponderEliminar
  8. Nos tempos que correm é melhor do que levar um pontapé no cu.
    Continua assim a dar neles.

    Abraço
    Urubas

    ResponderEliminar