domingo, 1 de abril de 2012

Mais valia ser mentira - 25% de "eficácia"

O tempo para pescar tem sido pouco, mas a verdade seja dita, profícuo. Nos fins-de-semana sem trabalho sabe sempre melhor ir pescar sem estar constantemente a olhar para o relógio... bem diferente das fugidas matinais antes de ir trabalhar.
Hoje depois de almoçar com os meus Pais e Avó, fui calmamente passear junto ao Mar, para relaxar e fazer horas até à chegada do meu Amigo Rui Urubu. Cansado dos últimos dias de trabalho, ainda adormeci no carro enquanto esperava.
Este ano temos pescado poucas vezes juntos. Aliás, este ano o grande Urubas quase não tem pescado - é mais isso! Já tinha saudades das nossas travessias aquáticas! Deixasse a nossa vida que as fizessemos sempre que queríamos...
Chegados às pedras ilhadas toca a mandar o aço! O mar estava mais crescido do que nos dias anteriores e com  ar robaleiro. Logo nos primeiros lançamentos, ainda o Urubu montava o boião, já eu tinha um preso; um peixe jeitoso, que cheguei a ter a poucos metros de mim, mas que descravou a fateixa mal ferrada já quase a seco! Como sempre, fiquei lixado, pois quem me conhece sabe que prefiro não sentir peixe do que ferrá-los e perdê-los! Por outro lado, serviu de acréscimo de motivação para a pesca que estavamos a começar... eles andavam lá!
Poucos minutos volvidos e novo ataque! Peixe ferrado a escassos metros da nossa pedra... 2 ou 3 maniveladas e a amostra sai disparada da boca do peixe! Assim não! Dass!
O peixe estava a comer a medo e eu já não podia corricar mais devagar... já estava pior que estragado quando à terceira foi de vez! Ataque seguido de ferragem e peixe a seco! Ufa! Estava a ver que não!


O grande Urubas mantinha-se fiel ao boião e de facto o mar convidava ao seu uso, mas eles não queriam raglous nem pingalins, mas amostras maiores!
Até virmos embora ainda tive outro robalo ferrado, que pelas turras seria um bom exemplar. Fez o drag (bastante fechado) ganir logo após a pancada inicial, levou linha e fugiu para trás de uma rocha. Eu tentei levantar a cana para não deixar o multi ir às percebas mas com isso fiz um grande erro pois a linha ficou laça e o peixe pirou-se!


Hoje, dia 1 de Abril, mais valia ser mentira! Foi com 1 em 4, 25% de eficácia, que tive de me contentar! Na realidade, eu que odeio perder peixe, vinha muito bem disposto para casa pois tive a companhia do meu Amigão e isso é de longe muito mais importante do que qualquer peixe! 

Boas pescas!

22 comentários:

  1. JP tens andado em busca deles, sim Sr.pena terem desferrado, eu também fico passado quando me acontece isso, sou da tua opinião prefiro não sentir peixe do que perde-los...
    Pelo menos ainda trouxeste um e valeu a companhia de um amigo...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Amigo Pedro, valeu pelo que trouxe e sobretudo pela companhia!
      Só queria mais tempo para andar em cima deles, mas daqui a 5 dias entro de férias! ;) Eles que se preparem... ou não! LOL

      Abração!

      Eliminar
  2. Pensa pela positiva amigo se não tivesse vindo nenhum em 4 tinha sido ainda pior,eu tambem prefiro não sentir nada a perde los,parabens pela captura um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ntyper pelo comentário e visita assídua rao nosso hotspot virtual!
      Abraço!

      Eliminar
  3. Bem Champion é pouco.
    Tás um verdadeiro mestre da pesca. Posso dizer sem que me levem a mal que o King foi destronado, começou muito bem, mas o título de champion requer regularidade e de facto maior do que a que tens revelado não se tem visto.
    Mas apesar disto, o mais importante desta vez é o regresso do grande Urubas.
    Como sempre muito fotogénico...oloolo
    Fico contente amigo que estejas de volta ao activo.
    Grande abraço aos dois e fico à espera de mais aventuras.
    Abraço a todos e feliz páscoa
    Xinante atmosférico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xininha, podes dizer que tenho sido regular, mas nas capturas de peixes da medida pois os grandes ainda não quiseram nada comigo! Ontem houve pelo menos um que quiz e não tive arte, nem engenho, nem a necessária sorte para o tirar...
      Também não tenho tido o tempo que gostava para pescar, mas estou quase de férias e conto com a tua companhia no pouco tempo livre que também tens! ;)
      Abração Xinante Atmosférico!

      Eliminar
  4. Sem dúvida que foi uma tarde excelente,pena foi não conseguir enganar 1,mas também quem não sabe pescar é mesmo assim kakakakakakaka.
    Melhores dias virão,estou quase ao mais alto nível eles que se cuidem..............

    Abraço
    Urubas

    ResponderEliminar
  5. Não mudes as fateixas que eu não quero, é o mal dessa amostra ... Da maneira que perde a cor mais rápido pela razão que sabemos, a fateixa também tem desgaste.

    ResponderEliminar
  6. Gandas Malucos ahahahahahahah Parabéns pela pescaria e pela companhia!!! É sempre um prazer pescar com o Urubu, mesmo quando não apanha peixe ahahahahahahah. Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! E a dedicatória do Urubas ao Comandante Cabé XNT não mereçe resposta em tons de rosa choque? Ahahahah!

      Eliminar
    2. ahahahahah, A boiar daquela maneira e naquela posição, era um XNT duma Lubina, e fazer um CNL a uma Dourada ahahahahahaha. Tenho de ir convosco .............. mas fico em terra a fazer "Gaiolas" eheheheheheheheh. Abração amigos

      Eliminar
  7. Temos que ser realistas Pedro :),obrigado pela tua resposta.

    Aquele abraço
    Urubu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única realidade é que por motivos de força maior tens andado a faltar aos treinos, pois quando estiveres em forma não há pai para o grande Urubas!

      Eliminar
  8. LOLOLOLOL, muito bom... Um grande abraço e espero que tenhas mais momentos como este, que para quem vê é do best... A água deve estar quentinha!
    Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais momentos como estes tambem nós esperamos!
      Grande abraço iFilipe!

      Eliminar
  9. Tiveram uma excelente tarde de pesca.. pena não poder ter ido. Bom peixe Zé Pedro.. Urubu, com o Zé este ano não vale a pena. O gajo dá coça em toda a gente.. já levei umas valentes tareias.

    Abração aos dois protagonistas do post.

    ResponderEliminar
  10. Boas Pedro!Pescar com companhia dos amigos não há melhor ...valeu pelo peixe e pela camaradagem ! Pena foi mesmo os peixes que desferraram... mas o dia estava ganho e a pesca feita ...cada vez que fossemos a pesca e conseguíssemos levar um desses para casa já era muito bom mesmo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida Inácio!
    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderEliminar
  12. Oi Zé...

    Mais uma boa história e esta em boa companhia! Realmente pescar com a companhia dos amigos é outra coisa.
    Quanto á eficácia a coisa podia ter corrido mal, mas vá que safas-te a grade com um bonito robalo.
    Já vi que tb gostam de andar de "molho", bom aspeto esse pesqueiro.
    Um abraço,
    Pedro PJPescador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJ!
      A realidade é que a mim dá-me tanto gozo ir pescar para este spot (de molho) como tirar peixe! É sempre uma aventura e com companhia é de rir!
      Quando vocês cá vierem é um dos spots obrigatórios a visitar! ;)

      Abração!

      Eliminar