domingo, 6 de maio de 2012

A aposta não podia ter sido mais certeira!

O vontade de pescar muitas vezes leva-nos ao mar com condições impraticáveis. Mesmo nessas vezes, o encontro com a paz é garantido, mas não com os peixes. Outras vezes as condições estão óptimas e peixe nem vê-lo. Esta incerteza é um dos grandes aliciantes da pesca. Com o passar do tempo, conhecemos cada vez melhor os spots que frequentamos e as características particulares desses locais consoante as variáveis climatéricas. Torna-se então frequente, sermos capazes de seleccionar um determinado spot abrigado das intempéries quando muitos outros nos impedem de lançar as nossas amostras.
Foi precisamente o que nos aconteceu nesta jornada. Com ondas de 2 metros, vento forte e chuva, tentamo-nos abrigar num spot cercado por uma coroa de rocha onde o mar batia forte lá fora, a partir de onde se vinha a espraiar até aos nossos pés. A aposta não podia ter sido mais certeira! Só o nosso Amigo Cuco não safou a grade, mas por pouco, pois teve um peixe ferrado que acabou por se soltar... Eu safei a minha com um robalo bonito e o Rei João tirou 2 bons exemplares para aquilo que está habituado nos últimos tempos (grades, entenda-se)! 




Outro pormenor engraçado é que não me lembro de pescar robalos com zagaias em Maio, entre laminárias! Os três robalos foram pescados precisamente com ferros! A verdade é que temos de nos adaptar às condições que encontramos e o mar que estava tornava difícil a pesca com jerkbaits. Mal a primeira zagaia caiu na água, poucos segundos depois ferrou o primeiro. Esta aposta também saiu certeira!

Nós, que a partir desta altura do ano, tanto gostamos de "sondar" as laminárias pela superfície com os famosos "saltões" (passeantes e poppers), apanhamo-nos a dar nos robalos com os ferros do Inverno! Os tempos mudam e as nossas "armas" adaptam-se! Tem que ser...

Na realidade, por muito que nos custe, também temos muitas apostas sem pontaria... mas esta correu bem!

Abraço e boas pescas!

27 comentários:

  1. Boas Cruz,

    como é costume, aqui está mais um relato bem apresentado ;)

    Ainda bem amigos que se vão safando e divertindo,prá semana preparem os SALTÕES... hehehe vem aí as marés ideais ;)

    Grd abr ao pessoal ;)

    ResponderEliminar
  2. Grande Master, a malta faz o que pode para se ir safando! Enquanto os camioes TIR não vão aí tirar areia, se quiseres vir "passear o cão" com a malta nos próximos dias, não te sintas rogado! As rochas aqui para além de bem destapadas de areia estão cada vez mais cheias de laminárias!

    Em breve vamos todos cantar o "Who let the dogs out"!? Eheheheh!

    Abração Amigo!

    ResponderEliminar
  3. Bonitas Lubinas,felicidades.
    Saludos.

    ResponderEliminar
  4. A maior aposta é o que fizeram ir lá amigo,o resto são momentos,bem passados com ou sem peixe mas com o que realmente interessa com o nossos amigos,apreçiando o que de melhor a vida nos tem para oferecer,um grande abraço para voçês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande verdade! Estar a pescar com os Amigos é SEMPRE uma aposta ganha!
      Abraço!

      Eliminar
  5. Alô JP!
    Isso é que foi pontaria hamm, até o king se safou...
    É o que dá conhecer os cantos à casa :)
    Um abraço e força.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma boa pescaria, parabéns!!! Até o King quebrou o Jejum ahahahahahahahah. Boa malha ó Povo e sempre a dar neles. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comandante XNT tu é que andas a falhar! Nem sozinho nem com o Trio te fazes ao mar! Já tenho saudades!
      Abração!

      Eliminar
  7. Sempre a xinalos ehehehehehehheh,no comments!
    Lindos peixes para C&R SACO.

    Abração
    Urubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não venhas conosco e fica a dormir que vais continuar a dar parabéns! LOLOLOLOL

      Eliminar
  8. Vai tudoooooooo ! ahahahh
    No dia seguinte foram mais do que as mães lá ao cheiro ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá King! São estes atoadeiros-mor que fazem de ti ainda mais Rei! Foram lá ao cheiro e apanharam TOCOS! Como diz o ditado: "Quem vai à toada não leva nada!".
      Vamos continuar a pescar como sempre e, se calhar, partilhar as nossas aventuras e desventuras de maneira diferente. O mar sempre lá esteve, há-de estar e é de todos. Certamente voltaremos a encontrar o peixe noutras andanças, ou talvez não, mas essa busca, pelo menos para nós, também é Pesca! ;) Temos a companhia um dos outros e estamos juntos ao Mar, já estamos felizes! ;)

      Eliminar
  9. Olá Zé, mais 3, o que é preciso é insistir.
    Tirando o barrete, o resto está espectacular, lololol.
    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah, graças a Deus!
      Até já tinhamos comentado entre nós que OS PESCAS tinham ficado chateados conosco por causa dos últimos posts a brincar com a vitória do nosso Porto! Sentimos a vossa falta e não tínhamos intenção de afastar ninguém, muito menos vocês por quem temos tanta consideração e estima! Até hoje achavamos que tínhamos tudo em comum, mas afinal só o pessoal do HotSpot é que é Bicampeão! LOLOLOLOL Nós aceitamos esse vosso grande defeito, vá lá! Mas não deixem de nos acompanhar com o mesmo prazer que vos acompanhamos sempre desde o início! Eheheheheh!
      Grande abraço para todos vós!

      Eliminar
    2. Apesar de não pertencer directamente ao pessoal do Hotspot, só pesco com eles e também tenho o grande defeito de não ser bicampeão.. com muito orgulho. Contudo nunca me senti "estigmatizado" no grupo por não ser azul.
      A pesca supera todas as possiveis diferenças e chatices que vão preenchendo as nossas vidas.
      Foi uma bela manhã de pesca (pena a minha grade) e será sempre um gosto acompanhar-vos em futuras jornadas (assim a vida o permita e a minha companhia desejada).
      Grande abraço Zé.. amigos como tu tenho poucos. Obrigado pela tua amizade.

      Eliminar
    3. Grande Cuco, também tenho poucos Amigos como tu e muito honestamente são poucos ou nenhum com a tua GENUÍNA BONDADE! ;) (és a pessoa que conheço com o feitio mais parecido com o da minha Mãe). Essa característica faz de ti uma pessoa única e, especialmente na nossa profissão, um Médico dedicado - cada vez mais raro nos dias que correm!
      O teu único defeito, tal como de 3 d'Os Pescas, é seres mouro! Ahahahah!

      Só nao pertences ao Hotspot porque não queres, é já hoje! ;)

      Eliminar
  10. Também andei por lá mas gradei mesmo :)

    Muitos parabéns pela pesca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!
      É sempre melhor um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho! Eheheheh!

      Eliminar
  11. Nem pensar José, lololol, embora sejamos 3 do Benfica, 1 do Sporting( Nuno), e 1 do Porto( o Palma), isso não influência em nada. Quero lá saber da bola, o meu clube que me perdoe, mas o Porto é mais equipa e ganha no geral merecidamente.
    Eu pessoalmente tenho tido pouco tempo para pescar e para ver os blogues do pessoal, mas sempre que posso o vosso como sabem bem é a minha prioridade. Boa malha, continuem, que adoramos o vosso blogue.
    Grande abraço, Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Filipe! Obrigado pelas palavras! A realidade é que cheguei a arrepender-me da brincadeira quando constatei que nenhum de vocês interviu! Vocês já são "Hotspot" e quando não intervêm qualquer um de nós sente logo a falta!

      Vamos é falar de Pesca e das nossas peripécias, continuando a esperar pelo dia em que nos vamos conhecer de carne e osso! Aí sim, poderemos brincar com outros temas sem correr o risco de ser mal interpretados - é um dos grandes inconvenientes de quem lê e não ouve, podendo atribuir outras conotações ao que quem escreveu queria dizer!

      Bem, já chega de letra, bora mandar aço pó líquido que o resto é letra! :)

      Abração Amigo!

      Eliminar
  12. Granda Zé esse barrete está a estragar a fotografia!!! LOLOLOL
    Quanto ao seres bicampeão a mim só me resta dar-te os parabéns...:-( Mereceram o titulo que conquistaram.Para o ano á mais!!!!
    Quanto á pescaria é mais uma daquelas ás quais já estamos habituados a ver por aqui, 3 bonitos peixes e sempre em boa companhia.
    Como podes calcular se existe um blogue que sigo com atenção é o vosso, considero-vos amigos mesmo sem vos conhecer pessoalmente ( o que irá acontecer um dia destes , é um prazer ler o que escrevem pois identifico-me mt com a vossa maneira de estar.
    Continuem assim, um abraço para o Urubu,King, Pai Cruz e para ti.
    Pedro PJPescador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Pedro, acredita que depois de ler estas vossas mensagens já volto a andar mais descansado!
      Continuo a aguardar o dia em que vamos mandar o aço todos juntos! Acho que está para breve, pois estamos a pensar ir passar um fim-de-semana a Cascais e tentar ir enganar umas burras ao Tejo! ;)

      Sempre a considerar-vos, deixo-vos um grande abraço!

      Eliminar
    2. Zé se "Os Pescas" sao da capital, temos alojamento garantido quando quiseres e eu vou também (como sabes os meus sogros são de Almada e têm casa lá ou no Cartaxo, que também é perto).. é só combinarmos e tamos lá pra mandar o verdadeiro aço. Já pesquei no Tejo (margem sul) mas acho que não fui aos verdadeiros spots.
      Temos de ir lá.

      Abraço a todos.

      Zé Pedro, sabes que se me incluires no HotSpot, vamos ter o principio do grande Best Seller: As gajas fo...-me.

      Eliminar
    3. Aos anos que o teu best-seller anda a ser escrito, quando sair para as bancas vai arrasar!

      Eliminar
  13. Cá espero por essa inclusão ao Tejo...Atenção que as "meninas" não brincam,quando arrancam é para deixar o carreto a deitar fumo!!!lolol
    Será que é aqui pelo Tejo que os RobalosHotPescas vão dar que falar????
    Um grande abração dos vossos "parceiros" do sul!!!
    Pedro PJPescador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RobalosHotPescas ou PescaCorvinasSpot ou o que quiserem! Interessa é juntar a malta e queimar uns carretos! Acho que deste mês o encontro no Tejo não escapa! Ainda por cima com guarida garantida pelo Cuco, o que queremos mais? ;)

      Vamos começar a estudar 2 datas: 25, 26 e 27 de Maio ou 1, 2 e 3 de Junho (sexta, sábado e domingo) - para tentar levar a malta toda! ;)

      Keep in touch! ;)

      Eliminar