terça-feira, 5 de junho de 2012

Fim de semana memorável com "Os Pescas" - o relato

Sexta feira, fim de uma semana de trabalho em que o descanso é bem merecido.. rumo ao Sul, coisa que habitualmente faço por questões familiares, em direcção a uma pequena Vila pertencente ao Cartaxo (Ereira), mas desta vez a coisa não era tão banal: comigo viajava o Zé Pedro Cruz, respectiva família e tinhamos o objectivo de pescar com os amigos até então virtuais "Os Pescas".
Chegados à Ereira por volta das 19 horas, instalamo-nos e jantamos qualquer coisita.. nessa mesma noite fomos até à margem sul, pois havia a possibilidade de pescarmos, mas acabamos em Cacilhas a observar pescadores do Tejo e a beber umas cervejas. A temperatura muito agradavel convidava à bebida e convivio que ficou só entre mim e o Pedro Cruz.. "OsPescas", entre trabalho e compromissos não tiveram qualquer hipótese de estar nessa noite conosco. Adiado o convivio para a manhã de Sábado com ponto de encontro às 4h30min numa bomba de gasolina em Almada.
Dormimos cera de 3h, levantamos e fomos até ao local combinado.. foi aí que conhecemos o Filipe Condinho que ao "primeiro embate" nos pareceu logo do melhor. Seguimos até ao local onde a pesca ia acontecer e à nossa espera já se encontrava o Luís Malabar.. cumprimentos e abraços (afinal o Zé Pedro já sonhava com este encontro há muito tempo) seguimos para o Spot, mais conhecido como sendo o "Quintal do Luís" ainda noite cerrada.
Jerckbaits para o líquido e nada.. insiste-se e o Zé Pedro ferra um robalo próximo da medida entertanto libertado.




Dá-se o nascer do dia e nada.. mudamos de spot e nada.. mar calmo o suficiente mas também trabalhador e com condições óptimas para sair um peixinho.. manivelamos muito e nada. O Zé Pedro diz: "e se voltassemos ao spot inicial.. aquilo lá estava com condições excelentes" e fizemos a vontade ao Zé. De facto o mar estava espetacular, a pedir uns passeantes.. passeantes pro líquido.
Primeiro ataque ao "Patchinko" do Zé mas sem ficar ferrado.. sentimos que havia alí material para explorar e intensificaram-se os lançamentos. De seguida vejo um robalo a perseguir o meu passeante mas sem ataca-lo.. emoção ao rubro com alguns ataques falhados.. até que vejo 2 robalos ao cheiro no meu hidro pencil da Yo-Zuri.. segundos depois zás... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.. foi-se uns bons metros de linha, aperto o drag e tento controlar o peixe na corrente junto à rocha que era forte.. vou rebocando o peixe com calma. A adrenalina a correr "electrificava" as minhas extremidades.
O Filipe, que descansava naquele momento, também viu a perseguição e o ataque.. loucura. Todos perceberam que tinha ferrado um peixe bom e logo começou o trabalho de equipa. O Zé começou de imediato a filmar.. entertanto o Luís Malabar já esperava pelo peixe de xalavar na mão nas pedras mais junto ao mar; acabado o combate o peixe veio como que ter directamente ao xalavar do Luis.. muita pericia do Luís que não fez o peixe esperar nem um segundo.. o vídeo fala por si.
O meu record foi batido com este belo exemplar de mais de 3Kg.




Depois foi insistir mas o Luís, conhecedor deste spot, disse que a pesca estava feita.. dificilmente conseguiríamos ferrar outro peixe.
Demos por terminada a jornada e acabamos a manhã numa simpática pastelaria da Costa da Caparica a beber um café e a comer uns pasteis de nata deliciosos.. diga-se únicos.
Voltamos para a Ereira, almoçamos e recuperamos forças.. a pesca no domingo era certa e à mesma hora.
No domingo, encontramos o Filipe e fomos novamente até ao mesmo local com a esperança de poder ferrar um novo exemplar.. nesse dia o Luís Malabar não podia acompanhar o pessoal mas apareceu um outro "Pescas", o Pedro, que não defraudou espectativas e continuou a boa onda do Filipe e Luís.. todos "OsPescas" muito simples, bondosos e companheiros.
Amostras para o líquido.. insistidas maniveladas e... nada. Mar mais forte com condições pra dar bom peixe mas não tão calmo como no dia anterior para apostar nos passeantes.
Com o virar da maré verificou-se melhoria das condições, com o mar a querer ceder da sua força e aí sim observamos robalos nos fundões arenosos e pudemos assistir a uma perseguição ao passeante do Pedro, mas sem se verificar o tão desejado ataque.
Tivemos que dar por terminda esta jornada, com grades globais, mas com a certeza que o spot é óptimo e que havemos de lá voltar em futuras visitas à capital.


Antes de voltarmos à Ereira, selamos o nosso encontro com uma bela bola de berlin acabadinha de fazer.. só engorda.. peixinho que é bom, nada.
Almoçamos e voltamos ao norte satisfeitos pela amizade consumada com os amigos "OsPescas".
Obrigado por tudo.
Cá vos esperamos para umas pescarias nos nossos spots.

21 comentários:

  1. Muito bom o relato, deu para ver que foi um momento fantástico e com muita diversão à mistura.
    Parabéns a todos e forte abraço.

    Urubu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Urubas, na proxima vais ter de ir.. não há perdão, OK?
      Foi pena, pois tenho a certeza que ias curtir. Posso garantir que os "HotSpot" ausentes estiveram sempre presentes nas nossas conversas.
      Grande abraço Urubu e até breve num spot aqui no norte.

      Eliminar
  2. Muito bom, é sempre ver camaradagem e amizade entre bloggistas, convívio do melhor e peixe o que se pode pedir mais?

    Boas pescas e bons encontros

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal, só vos posso dizer que voçes são 10.000 estrelas:-)grande relato e basta ver o video para ver a felicidade de todos os intervenientes.
    Foi pena não ter ido no domingo, mas ficaram bem entregues:-) sem sombra de duvida.
    A todos um grande abraço e até muito em breve.:-)

    luis Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço Luís e obrigado por deixares estes "broncos" do norte invadirem o teu quintal.. digo-te já que é um quintal bem produtivo e ainda com muita fruta para colher.

      Cá vos esperamos para umas investidas nos spots nortenhos.

      Eliminar
  4. Acho que já foi td dito pelo Sérgio.
    Sem duvida um FDS diferente e que veio fortalecer uma amizade que era apenas virtual e que passou a ser física.
    Sérgio já sabes que quando andares por estas zonas é só dares uma apitadela, a malta está sempre pronta para por o "plástico" na água.
    Parabéns mais uma vez pelo belo labrax´s que arrancas-te nos mares do sul...
    Um abraço para todos,
    Pedro ( PJPescador )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro.
      Podes ter a certeza que depois de ter arrancado o meu maior exemplar nos mares sulistas, a vontade em voltar aí fica reforçada e não vou ter pruridos em vos ligar (espero não chatear) para ter companhia e spots espetaculares que desconheço, para assim poder disfrutar de uma das coisas que me dá mais prazer na vida que é a pesca.
      Uma coisa é certa, os mares do sul ficarão sempre nas minhas boas memórias pelo convivio deste fim de semana e pelo labrax capturado.

      Abraço.

      Eliminar
  5. Boas pessoal, pescas/Robalos HS ;)

    muito fixe ;)

    Essa torre do norte tem 5 ameias escrito na testa... Estrelas queria eu dizer... hahaha... ;) É pessoal porreio, o Sérgio ainda não o conheci pessoalmente mas deve ser do mesmo lote ;)

    Grd abr e Péssimas pescas para todos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O lote é o mesmo.. colheita de Junho de 1978. O Zé tem 5cm mais do que eu (o meu 1m90cm compete com o 1m95cm).. no que diz repeito ao peso, acho que estamos mais ou menos empatados.

      Por isto se conclui que se o Zé é gente boa eu também sou muito bom.. hahaha.

      Um dia destes fazemos uma feijoada com "OsPescas", "Robaloshotspot" e "spinnmaster".

      Abração

      Eliminar
  6. ahahahahah Mainada !
    Pedro, se estivesses a "cantar" :"Tem calma" ..." Trabalha o peixe..." etc... comigo, já te tinha mandado à água ! kakakak
    Bom convívio, há que marcar mais.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Foi um desejo antigo concretizado estar na companhia deste grupo de Amigos inigualável! Só me resta agradecer-lhes, bem como aos sogros do Cuco pela guarida e hospitalidade.
    Ficamos a esperar-vos cá pelo Norte e já sabem que ampartir de Setembro não precisam de se preocupar com o sítio onde dormir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A guarida está assegurada sempre Zé Pedro.. pelo menos enquanto estiver casado com a Nádia.
      Muito bom fim de semana.. a repetir no norte, centro ou sul.
      Reitero também os agradecimentos pela simpatia e simplicidade com que "OsPescas" nos receberam. Obrigado.

      Abraço amigo Pedro.. posso-te responsabilizar pela minha iniciação neste tipo de pesca, que tantas alegrias me trouxe em tão pouco tempo.. acho que com a vida que temos (tu bem sabes como é que as coisas são), foi o melhor que me aconteceu para me libertar do stress diário e limpar a cabeça das mer... que a assolam. Bem hajas.

      Eliminar
  8. Excelente relato daquilo que foi, de certeza, um grande fim de semana, com pouco peixe, mas com cabazes de Amizade!
    Os vídeos estão bons, como sempre, mas como pescam muito à noite, ou melhor com pouca luz, qualquer dia estou mesmo a ver que vão aparecer imagens térmicas ou de infravermelhos para a qualidade continuar a marcar pontos...
    Basta apenas poupar nas amostras... ou então não perder muitas...

    ResponderEliminar
  9. Sr.Cruz (mais conhecido pra mim como Augusto), foi de facto um fim de semana memorável.. a avaliar pelo relato (excluindo algumas gafes que damos conta depois de publicado), até que tinha jeitinho pro jornalismo.. verdade?

    Um respeitoso e caloroso abraço.
    Espero encontra-lo em breve.. perto de aveiro.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho tido tempo, mas quero dizer que adorei estar convosco e que tive muita pena de não conhecer os restantes. Mas fica para a próxima, não é fácil todos terem disponibilidade no mesmo dia.
    Foi melhor do que estava a espera. Agradeço a forma de estar que têm e estou a terminar o nosso relato para o bombar. Um grande abraço a todos e obrigado mais uma vez.
    Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É reciproco o sentimento.. já o disse várias vezes.
      Abração Filipe e até breve.

      Eliminar
  11. Bom encontro e boa pescaria essa, sim senhor!!! Parabéns ao Sérgio por ter ido apanhar um bom robalo em spot alheio ahahahah. Obrigado pelo relato e vídeo, que como sempre, está espectacular. Abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Belo vídeo!

    Parece ter sido animado esse encontro malta!

    Eu que estou sempre nesse quintal, ainda não tive a sorte de cravar um com passeantes!

    É preciso vir a malta do norte para mostrar como é que é,lololol!

    Muito bom!

    Saúde com fartura a todos!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que foi um grande encontro, mas ninguém foi ensinar a missa ao padre!
      Os Amigos d'Os Pescas já estão fartinhos de enganar robalos à superfície e se alguém mostrou alguma coisa a alguém, foram eles que partilharam grandes spots com robalos amestrados! Ahahahah!

      Abraço!

      Eliminar
  13. Olha que à superfície não estamos fartos de enganar robalos...só o sacana do "prof" Luís é que vai safando as grades dessa maneira...e o pessoal do Norte!lololol

    Vai chegar a minha hora...espero!

    Abraço do sul.

    Rui Louraça

    ResponderEliminar