terça-feira, 19 de junho de 2012

RAJADAS DE VENTO E DE ...SARGOS

Os "criminosos" voltam sempre ao local do crime. Tanto eu como o Pedro adorámos pescar em S. Jacinto e, ontem, mesmo sem o Sérgio e o Luís (que estavam a trabalhar) voltámos a insistir nos nossos pesqueiros habituais na Ria de Aveiro.
Viajamos depois do almoço, até porque o Pedro tinha estado de urgência 24 horas, e às 15,30 já tínhamos as canas na água. A maré ainda dava para cima,  mas os primeiros toques não tardaram. A bem da verdade, quem os sentiu foi o Pedro, já que eu estava mais interessado nesta fase em experimentar novos iscos (a batata do estuário do Sado). Foi o começo de uma tarde muito proveitosa, que comprovou a qualidade do meu isco de eleição - a bicha de mar, de quilómetro, da areia ou tiagem - desde que apanhada no próprio dia (como foi o caso) ou então bem acondicionada e preservada.


Ficamos no primeiro pesqueiro uma ou duas horas, mas depois decidimos andar mais umas centenas boas de metros, em direção ao mar, mas sempre a pescar na Ria. O vento era já muito intenso, com rajadas fortíssimas, que sentíamos mesmo a pescar protegidos por um paredão alto. De rajada em rajada, continuamos a pescar bons sargos; às vezes, era só deixar correr a chumbeira, esperar que ela tocasse o fundo, e de imediato sentíamos o ataque dos peixes... Foi uma excelente tarde de pesca, com quase quatro dezenas de exemplares, a maior parte dos quais sargos, mas com algumas choupas à mistura. O vencedor - quase com maioria absoluta, equivalente a dois terços - foi o Pedro, mas como disse perdi algum tempo a testar novos iscos!!! Ah, ah, ah!


Era já quase noite quando regressamos a S. Jacinto. Satisfeitos pela pescaria, mas mortinhos de frio - tínhamos estado a pescar apenas de calções e t-shirt e o vento e a noite trouxeram muito frio. Mas quem corre por gosto... até frio suporta!

8 comentários:

  1. Ehhh lááá....

    safaram-se bem.... com vento ou sem vento...

    Testar iscos... Não andas a pescar com caracois?... hehehe pois não...

    Abr ;)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à familia Cruz por mais uma boa pescaria de sargos.
    Assim vale a pena ir sempre até S.Jacinto e estrear canas novas eheheheheheheh.

    Abração aos Cruzes .)
    Urubas

    ResponderEliminar
  3. Boas pescadores.. S.Jacinto for ever! O meu pesqueiro de eleição por tudo: pelo peixe que por lá se apanha, pela paisagem - conjugação da Ria de Aveiro com o Oceano Atlantico, pelos amigos e pelos comes que existem na pequena localidade (pitoresca aldeia piscatória de S.Jacinto) após cada jornada.

    Pena não poder ter ido convosco.. sabem que alinho sempre que posso.

    Parabens aos dois.

    Abraço grande amigos.

    Sérgio Silva

    ResponderEliminar
  4. Granda team, agora também é sargos, eh eh. Parabéns está aí uma grande teca, que saudades. Filipe.

    ResponderEliminar
  5. Mas que grande caldeirada, amigos!!! Assim até dá gosto apanhar frio ahahahahahahah. Grande abraço a todos e parabéns pela pescaria. Cabé

    ResponderEliminar
  6. Boas Pessoal,
    Uma grade jornada de sargos mesmo em condições adversas, mas se eles lá estão é dar neles com força.
    Parabens e continuem com grandes fainas.

    ResponderEliminar