domingo, 21 de outubro de 2012

NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS... E SEM SUSTOS!

Foi o regresso à fórmula original, por desencontro de datas e disponibilidades desfasadas. A verdade é que desta vez a "expedição" ao Faial contou apenas comigo e com o meu filho, Zé Pedro. Dos outros ficou a sensação de perda e a sua ausência fez-se sentir todos os dias. Fica para a próxima nova investida do Peixoto, Urubu e do King e, quiçá, a estreia do Sérgio e do Tiago!
Madrugada bem cedo partimos de Pedras Rubras, rumo a Lisboa, com uma escala de duas horas, que se prolongou para mais do dobro, devido ao atraso com que o avião que nos ia transportar até à cidade da Horta chegou de Atenas, e depois com a confirmação de que a referida aeronave tinha um problema técnico, que impedia a sua utilização de imediato. Com todos estes contratempos, que enervam ainda mais quem sente um "friozinho" por andar de avião (não é Pedro???), só levantamos voo, noutro aparelho, quando já devíamos estar a aterrar no Faial...
A viagem correu bem e até deu para recuperar algum do atraso. Gostei especialmente da capacidade do piloto, que conseguiu uma aproximação espetacular à pista, apesar do teto fechado e dos ventos fortes. Só vimos a pista escassos segundos antes de a tocarmos e isto sem quase qualquer turbulência.
Já em terra e com a viatura alugada à nossa disposição, decidimos rumar de imediato para o Varadouro, porque já conhecíamos o hotel onde ficamos alojados e porque queríamos tentar alugar um barco para uma ou duas saídas para o alto mar. Acabámos por almoçar bastante tarde no restaurante Bela Vista, onde nos facultaram o contacto com um jovem que se dedica ao mergulho e ocasionalmente a saídas de pesca.
No Varadouro, demos conta de que o mar estava a fazer jus à fama das ilhas açorianas - batia forte e estava bem crescido, o que para nós foi uma (má) novidade e que contrastou com as duas experiências anteriores...
Depois de uma breve passagem pelo hotel, para fazer o check-in, e para uma desilusão ainda maior que o mau estado do mar - refiro-me à derrota de Portugal na Rússia - fomos até Porto Salão, no extremo oposto da ilha, verificar como estavam aí as condições e ensaiar os primeiros lançamentos. Devo relembrar que Porto Salão é um pesqueiro que fica na base de uma arriba imponente, a que se tem acesso através de uma inclinada descida. Também aqui o mar não estava para brincadeiras, com ondas de três a quatro metros que rebentavam ostensivamente na costa rochosa, provocando imensos espumeiros. Neste local, nas visitas anteriores, tínhamos sempre sido felizes com algumas capturas. O Pedro tinha fisgado mesmo a sua primeira bicuda neste pesqueiro, e por sinal bem graúda. Só que as condições de mar e de vento impediam agora de pescarmos para o lado esquerdo, ficando apenas disponível a baía mais calma situada à nossa direita. Aproveitando a baixa-mar, o Zé Pedro - naturalmente mais afoito - ainda fez algumas incursões em terreno "perigoso", experimentando os vinis, os popers, os passeantes e diversos tipos de outras amostras, tudo sem sucesso. Eu comecei com um bucktail jig, sempre batendo a baía mais recatada. A determinada altura, o Pedro recomendou-me que trocasse para uma amostra azul, tipo sardinha. Foi remédio santo! Num dos lançamentos paralelos à linha de costa, senti o ataque de uma bicuda, que assomou mesmo à superfície. Foram alguns minutos de emoção, mas com a ajuda do Pedro consegui trazer o peixe (um bonito exemplar) até à zona onde se recolhem os barcos e depois, com ajuda de uma onda, colocá-lo a seco. O Pedro encarregou-se de o ir buscar, com todo o cuidado para evitar cair numa zona íngreme e muito escorregadia... A noite tinha entretanto caído e demos a sessão inaugural por encerrada! Para estreia não tinha sido nada mau... E estreia é a palavra adequada, porque esta bicuda foi o meu primeiro peixe a pescar  da costa ao spinning!
No dia seguinte, o projeto era arrancarmos do hotel ainda de noite, mas o cansaço acumulado na véspera e a má programação dos telemóveis, provocaram um atraso significativo na partida. Escolhemos então outro pesqueiro, já conhecido, o chamado Porto Comprido, mesmo ao lado do famoso vulcão dos Capelinhos.
E se no dia da chegada tínhamos acabado em beleza, o segundo dia começou da mesma forma, com o Pedro a fisgar logo no primeiro lançamento uma outra bicuda! Só que esta entrada de leão não teve continuidade, muito por culpa do mar, que começou a crescer e a inviabilizar alguns pesqueiros. Mesmo assim, o Zé Pedro ainda sentiu um forte ataque, possivelmente de uma anchova, que destroçou um vinil, deixando bem vincadas as suas dentadas...
Após o almoço, em que degustámos a bicuda pescada no dia anterior (por sinal um peixe bem saboroso), decidimos experimentar a sorte do outro lado do Canal, imortalizado por Vitorino Nemésio. Apanhámos o "Cruzeiro das Ilhas" e meia hora depois já estávamos no Porto da Madalena, na ilha do Pico. Relatos anteriores diziam-nos que se pescava no próprio porto e com bons resultados. Como tínhamos pouco tempo (o barco de regresso partia às 18 horas e era o último do dia) decidimos ficar mesmo pelo porto, até porque todos a quem perguntávamos eram unânimes em apontar o molhe oposto ao da chegada do barco como o melhor local para fazer spinning. Durante cerca de hora e meia experimentámos amostras, vinis e bucktail jigs e a verdade é que tivemos bons ataques e tanto eu como o Pedro tivemos peixes presos, que acabaram por se soltar. Além disso, testemunhámos várias vezes a perseguição das amostras por diversos peixes, muito provavelmente anchovas. O Porto da Madalena ficou na nossa memória e é um local a explorar com mais tempo, de preferência ao nascer e ao pôr do sol...
No domingo, confirmada a impossibilidade de sairmos para o mar por falta de barco e também por causa da ondulação, decidimos começar bem cedo, ainda de noite, novamente no Porto Comprido. Era dia de eleições regionais nos Açores e até parece que os peixes que procurávamos também tinham sido convocados para assessorar no ato eleitoral... Mesmo assim ainda sentimos alguns ataques, sem concretização. A meio da manhã, decidimos experimentar outro pesqueiro - o Porto da Eira - bem perto de Porto Salão e tal como ele localizado na base de uma arriba impressionante, o que não afasta os veraneantes na época de calor das suas famosas piscinas naturais. Chegados ao pesqueiro encontramos um pescador desportivo local, que se preparava para pescar ao fundo, com sardinha, já que a pesca à bóia era impossível dado o estado alteroso do mar. Experimentámos vário material sem sucesso e começámos a apreciar a técnica do nosso improvisado companheiro de pesca, que rapidamente juntou vários sargos, de porte apreciável! Ainda me cedeu anzóis, chumbeiras e linha para fazer o gosto ao dedo. E com sucesso, já que tanto eu como o Pedro ainda sacámos alguns (bons) sargos.
Depois do almoço, no carismático bar do Peter, mesmo frente à marina da Horta, passámos por uma loja e compramos material de pesca para o fundo e rumámos uma vez mais até Porto Salão. Tinha ficado com o gostinho dos sargos e eu adoro a pesca ao fundo... Chegados ao pesqueiro encontramos uma senhora, que se revelou uma exímia pescadora. Acreditem que tinha uma boa safra de sargos, pescados com peito de... frango!!! É verdade, tal como é também verdade que o engodo é feito com sardinha e com... pão, que serve igualmente de isco para pescar tainhas... Outros locais, outras técnicas...
Esta última sessão de pesca proporcionou bons momentos, alguns peixes e um ENORME  (esta palavra foi posta em voga pelo Ministro das Finanças...) SUSTO. Passo a explicar - ainda apanhei alguns sargos jeitosos ao fundo, enquanto o Pedro voltou a sentir ataques nas suas amostras, em particular no vinil azul, que ficou totalmente destroçado. Quando o sol já se punha, e por sugestão do Pedro, trocamos de canas e fiz alguns lançamentos com o referido vinil. À segunda tentativa senti um toque e dei conta de imediato ao Pedro, que me aconselhou a tentar ferrar o peixe em caso de novo ataque. E não é que houve mesmo... Ferrei o peixe e notei que a luta era diferente da bicuda. Mais força e mais irreverência. Era uma anchova, como pudemos confirmar quando o peixe se aproximou. Foi nessa altura que apanhámos o tal valente susto - o Zé Pedro para filmar a captura e me ajudar a sacar o peixe, aproximou-se da borda da água e entrou na zona escorregadia a filmar, acabando por cair desamparado, de costas, sobre os trilhos de madeira cravada no cimento e na pedra, que facilitam a retirada das embarcações do mar. Foi uma queda feia, que me deixou arrepiado e preocupadíssimo. O Pedro levantou-se de imediato e ainda tentou apanhar a anchova, que eu entretanto perdera por me ter desinteressado até da cana...
Apesas das dores nas costas e dos ferimentos nos braços e numa mão, o Zé Pedro ainda fez alguns lançamentos. Sem sucesso.
O regresso no dia seguinte fez-se sem complicações e curiosamente a maior turbulência que sentimos foi no trajeto Lisboa/Porto. Nesse mesmo dia, as radiografias feitas pelo Pedro garantiram que não havia qualquer fratura ou fissura. Mas as dores essas continuaram e servem de aviso para os perigos que a pesca comporta. Esta é uma atividade de lazer e convém ter sempre presente que nada, nem ninguém, deve sobrepor qualquer ação à SEGURANÇA!
Termino com uma citação do meu filho no seu último post, antes de partirmos para os Açores:
"Uma coisa é certa e sabida - vou com o meu Cotinha e essa é e será sempre uma realidade mágica, sem preço, com satisfação garantida!"




26 comentários:

  1. Eh pá, belo relato e belo video. Foram sem duvida uns dias à maneira.
    Só esse susto é que não estava nos planos, mas felizmente não passou do susto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O susto já foi ultrapassado, portanto só há coisas positivas a recordar!

      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Boas amigos
    Não tenho palavras
    Fim de semana brutal
    Abraço os dois
    valadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram sem dúvida uns dias brutais, apesar do mau tempo. Pena não ter dado para pescar embarcado...

      Abração Mestre Varadas!

      Eliminar
  3. O melhor vídeo de sempre do Robalos Hot Spot e um cheirinho a reportagem jornalística. Foi apenas pena que o cameraman apareceu poucas vezes, apesar de reconhecer que tem "queda" para a filmagem....ololo
    Foram uns belos dias de férias que foram bem aproveitados, mesmo com más condições climatéricas, o que atesta a versatilidade dos pescadores em causa.
    Parabéns aos dois e espero que vos tenham feito um bom desconto no Peter's, porque a publicidade feita foi excelente.
    Abraço aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queda para a filmagem? Queda é para a queda, que já andam a ser demais! :)
      Com desconto do Peter's nem tínhamos pescado! Ahahahahahahah!
      Tenho esperança que um dia também venhas connosco, quando a vida o permitir.
      Até lá que pelo menos venhas maia de uma vez por ano mandar o aço perto de casa!

      Abração grande Xina!

      Eliminar
  4. Apesar de ser parte interessada, tenho de reconhecer a grande qualidade do vídeo feito pelo Zé Pedro. Está simplesmente espetacular, muito bem montado, com uma sonoplastia de qualidade e excelente ritmo!
    Tenho apenas de me desculpar por alguns palavrões - foram o resultado de alguma tensão (após a queda do Pedro) e de refeições bem regadas, a cerveja e gin... Mas são palavrões que não ofendem ninguém...

    ResponderEliminar
  5. JP andaste por ilhas do Atlântico!
    Tal foi essa "carroça" que pregaste ao cota :)) pregas lhe a carraspana e depois fartas te de rir...
    Da próxima tens de levar umas botas com ventosas :) vá lá que não te magoaste...
    Bom video.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande lobo, quando inventarem botas com ventosas, sou o primeiro comprador!... já me tinhas evitado umas nódoas negras e quedas aparatosas! Pelo menos desta vez, sem fracturas... já bastou no ano passado!

      Grande abraço e quero é ver das tuas "carroças" de tarolos! Já vi no teu blogue que já os começaste a meter na carroça e daqueles que a malta gosta!

      Eliminar
  6. Boas pessoal "Açoriano"...

    que grandes aventuras... e desventuras... Acabou tudo bem, mais dor menos dor... isso é que interessa ;)

    O bem disse ao JP Cruz para provarem a Bicuda... grelhadinha na brasa com sumo de limão... um Must...

    Também estou a ver que o Peter's vos patrocinou a viagem... hehehehe

    O filme como sempre está muito fixe JP Cruz Spielberg ;)

    Grande abraço aos aventureiros destemidos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Master Obi Wan Minobi, o conselho acerca da bicuda não podia ser mais acertado - que delícia!!!
      Quanto ao Spielberg, vamos ver se não te deixa ficar mal!

      Abração Amigo!

      Eliminar
  7. Ora aqui está um grande exemplo do que é uma boa relação entre pai e filho, mts parabéns porque dá imenso prazer ver uma relação assim.
    Quanto ás pescarias pelos vistos o "cotinha" esteve de mão quente...Quem sabe,sabe!!!
    Espero que estejas a recuperar bem da queda e que voltes depressa ao ativo, os labrax´s esperam por ti.
    Mais um excelente video de uma viagem que concerteza irás recordar por muito tempo.

    Um grande abraço aqui do sul
    Pedro PJPescador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande Pedro! De facto o meu Cotinha é, sempre foi, e sempre há-de ser o meu melhor Amigo! Apesar disso, não se farta de me dar coças, agora até ao spinning! Eheheheheeh!

      Abração Amigo!

      Eliminar
  8. Concordo com o Xinante, sem dúvida o melhor video e o Cotinha sempre ao mais alto nível e a provar que as qualidades de jornalista, ainda lhe estão no sangue..eheheeheheheh.
    Cá para mim esse terno, foi mal olhado kakakakakakakaka.

    Parabéns aos 2
    Urubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Urubas, de facto este vídeo foi dos que mais gozo me deu fazer, par a par com o da "Pesca Radical"! :))))
      Quanto às qualidades jornalísticas do Cotinha, também acho que lhe estão e estarão no sangue, mas quem mais perdeu foi a RTP (onde, como sabes, trabalhou uma vida inteira como jornalista e no fim da carreira como Director de Informação do Norte). Perdeu o serviço (ainda) público de televisão, ganhou a família! ;)

      Abração abafador!

      Eliminar
  9. olá Pessoal. É muito bom ver-vos juntos a pescar. Um abraço enorme e ainda bem que estão bem e que o Zé não e aleijou. Estou sempre com vocês. Força. Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Filipe, disseste uma grande verdade: estás sempre connosco! ;)
      Falta a presença física e, apesar de ainda não estar em condições de vos dar guarida, já faltou mais! ;) Ainda vou estar certamente durante a melhor época para o tarolo aqui no Norte que se avizinha a passos largos e durará até Fevereiro/Março! ;)

      Grande abraço Amigão!

      Eliminar
  10. Grande vídeo e excelente relato com o Sr.Cruz a lembrar os velhos tempos de jornalismo.. é maravilhoso ver os dois a pescar.
    Aproveitaram ao máximo o fim de semana prolongado de pesca, intercalada com petiscos e bebidas!
    Pode ser que numa próxima viagem eu também vos acompanhe.. de certeza que não fica sozinho nas asneirolas Sr.Cruz.

    Muito bom mesmo.

    Parabéns aos dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grade Kukunuts, foi pena não teres ido, mas desta vez não foi possível, paciência! Temos uma vida pela frente! ;) Não vão faltar oportunidades, desde que este governo e a troika não nos continuem a roubar mais!
      Tu e o Cotinha a asneirar em coro tinha sido ainda mais bonito! kakakakakakaka! De copinho na mão, também tinhas dado cartas... kakakakakakaka!

      Quando vamos soltar o aço?

      Abração Amigalhaço!

      Eliminar
  11. Fantástico amigos.

    Parabéns pela viagem e sobretudo pela partilha de momentos espectaculares. Facilmente me imaginei no Faial a pescar convosco.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh grande "só dá merd@", tu no Faial a tirar aquelas fanequinhas de S. Jacinto para eu usar como isca para bicudas e anchovas tinha sido demais! kakakakakakaka!
      Espera lá... quem apanhou as fanecas porta-chaves fui eu... pronto, pronto, eu apanhava a isca para ti! kakakakakaka!

      Abração Amigo e vamos mandar o aço quando afinal?

      Eliminar
  12. Epá, pensava que já tinha comentado mas já vi que não.
    O vídeo está excelente, e o relato do Sr.Crz faz-me lembrar um espanhol que no seu blog faz relatos dessa forma, 5* !
    O malho já faz parte do teu reportório, belos malhos que já deste ! ahahahah Felizmente não foi nada de mais grave.
    Agora é juntar forças para darmos na boca aos robalos este fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh King, tu pediste e, como sempre, fiz-te a vontade! Kakakakaka!
      Dei-lhes na boca a eles e a ti! Kakakakakaka!

      Agora é que ficamos a seco uns dias... :(

      Eliminar
  13. Mas que espéctaculo de video Zé!!! Muto bom mesmo!! Até o tralho foi artistico :).

    Um abraço de Condeixa.

    PS- Ai vais lá com vinis Savage Gear às bicudas e Anchovas?! Ora toma! Para elas isso é mais mole que gelatina :) Vinis ai tvZ só os Rolling shad da Xorus é que possam minimamente aguentar-se. Mas SÓ MINIMAMENTE :)

    ResponderEliminar
  14. Olá André! Obrigado pelos elogios, mas a parte do tralho tinha passado! LOL

    Quanto aos vinis, tínhamos noção que iam ficar desfeitos, como se confirmou, pois já é o terceiro ano consecutivo que vamos ao Faial, mas depois de gastar dinheiro em viagem e estadia não íamos poupar nos vinis! LOL

    Valeram por cada tolada e consequente destruição! Mas olha que nao há vinil que fique igual naquelas "boquinhas"! LOL

    Abraço!

    ResponderEliminar