domingo, 6 de janeiro de 2013

Super, hiper, mega entrada em 2013 - o relato!

Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2013, inicio um longo dia de trabalho com mais de 24h pela frente, mas com a certeza que no dia seguinte estava combinada uma manhã de pesca entre amigos. A contagem decrescente foi acontecendo ao ritmo habitual - cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos - até que zarpo do Hospital a grande velocidade, no Sábado, por volta das 8h30min, já atrasado para o encontro com os amigos Luís Araújo e Sr.Cruz. O Zé Pedro já pescava numa praia a norte de Leça (foi fazer o "raiar" do dia).

Cumprimentos habituais, fizemo-nos à estrada e chegados ao pesqueiro, abraços ao amigo Zé Pedro! Desta feita, os cumprimentos foram um pouco mais demorados pois o amigo Luís fazia anos: PARABÉNS Estica. Que tenhas muitos anos de vida com saúde e que os teus amigos estejam sempre a teu lado a pescar e a felicitar-te! Sinal que estamos todos bem!

Fizemos uns lançamentos, eu e o Zé Pedro a spinar com zagaias, o Sr.Cruz e Luís ao fundo com casulo e ameijoa, mas nada. O tempo estava óptimo, com o sol a querer aquecer o ambiente ainda gelido, uma brisa tocada de sul sem incomodar e um mar de 2m arejado e espumado, bom para poder engatar peixinhos engraçados. Nem um toque.

Arrumamos o material e fizemo-nos novamente à estrada, para um pesqueiro mais a sul. Uma pausa para um cafezinho, não no Marizé (pois de acordo com referências prévias, não é um bom sitio para abastecer o estômago), mas no Ondas sobre o Mar. Energias repostas e toca a andar todos para o pesqueiro.

O Sr.Cruz e o Luís foram logo para a praia, montar o material e continuar o surfcasting! Eu fique a equipar-me na companhia do Zé Pedro. Entertanto chega o Jorge (Treklas) e o Urubuzão que também tinham combinado aparecer. 
O mar estava agressivo, com muita água para se atravessar com tranquilidade e alcançar a pedra ilhada pretendida. O Zé atravessou logo que chegou (corajoso, o Homem!) e de seguida foi o Urubu ter com ele. Eu e o Jorge ficamos da bordinha, sem sucesso. Meia hora sucessiva de lançamentos, nada; até que vejo ao longe alguma movimentação e a cana do Zé Pedro completamente vergada... pelos vistos o Zé comentou com o Urubu que era peixe pequeno, mas quando o peixe dobrou a onda, começou a dar valentes toladas e aí o Zé teve a noção que era bicho grande, necessitando de ajuda cedida pelo Urubu... Peixe trabalhado, na mão do Urubu e SACO. Já estava o primeiro peixe do ano do Zé, tarolo por sinal, com um peso estimado aproximado de mais de 4Kg.
Assistimos a tudo ao longe, percebendo que o Zé tinha sacado um bom peixe... o mar já tinha recuado uns metros e eu e o Jorge fomos ter com a dupla Zé Pedro e Urubu.
Lançamento atrás de lançamento, zagais perdidas e substituídas e nada! O meu limite para pescar era até às 13h00. O Rui e Jorge foram experimentar outras pedras mais a norte e nada. 
Mar robaleiro, com condições excelentes para se engatar peixinho, mas teimava em acontecer mais nada.

Amena cavaqueira com o meu amigo Zé Pedro, que entretanto tinha parado de pescar e eu sempre a lançar,  a queimar os últimos cartuchos,  com o meu tempo a esgotar-se... até que do nada e durante as maniveladas habituais o meu drag dispara zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz eu mantenho-me firme e novamente zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz o Zé Pedro admirado só me pergunta - Cuco, é peixe ou está preso? eu digo: é peixe Zé Pedro, é peixe! Vejo o peixe a dar uma sacudidela fora da água e percebo que se trata de um bom exemplar. O Zé, desorientado, chama pelo Urubu e faz um circuito à volta das pedras que na altura não percebi bem para quê! Fui recolhendo a linha com calma, o peixe foi cedendo sempre sem complicações de maior. Eu sentia as extremidades electrizadas, o Zé Pedro mais calmo desceu a uma pedra onde pus o peixe e ele o agarrou pela guelra. Adrenalina no máximo, explosão geral de alegria... estava pescado o meu primeiro robalo de 2013 com direito a recorde batido (teria seguramente mais de 6Kg).

Fotos da praxe e despedidas, pois o meu tempo já se tinha esgotado... o Zé também me acompanhou. O Urubu e Jorge ainda ficaram a fazer o virar da maré, mas parece que os únicos sortudos fomos mesmo nós; não saiu mais nenhum peixe. Amigo Urubu, já tiveste muitos dias iguais a este e vais ter muitos mais no futuro certamente!

Chegamos junto do Sr.Cruz e do Luís que ficaram boquiabertos com os peixes pescados... não tinham noção do tamanho e mais umas fotos tiradas. O surfcasting não foi frutuoso!

Despedidas sentidas com promessa de próximas pescarias juntos. Peso de cada exemplar: 4,700Kg e 6,700Kg. Fenomenal!

Abraço a todos.


PS1 - Luís, depois de ver o que viste, tens de investir no material e vir spinar connosco! Mais uma vez parabéns pelas tuas 35 primaveras.
PS2 - Foi um gosto tirar o peixe, que pode ser o peixe da minha vida, junto de eternos amigos. Obrigado Zé Pedro, Luís e Sr.Cruz pela vossa amizade.

18 comentários:

  1. Entrada de patrão amigos, foi uma manhã cheio de emoções fortes.....eheheheheheheheh.
    Muitos Parabéns Cucoin pelo teu novo record e ao Pedro Flecha,mais um para o currículum. Ainda não foi desta que bateste o teu record, mas cheira-me que está perto!
    Luis, desculpa lá mas só soube depois do teu aniversário, saúdinha da boa :).

    Abração a todos e que venham mais destes.
    Urubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo é teu! Já é mais do que merecido pela insistência! ;)

      Abração roto!

      Eliminar
    2. Urubu, o próximo não falhas... é teu. Prometo um "Feitosa" para acompanhar!

      Grande abraço.

      Eliminar


  2. Os meus parabens muito especiais aos meus grandes amigos pelos lindos peixes capturados...:-)
    Fico muito feliz pelo novo record e que certamente o irão bater um dia.
    Um grande abraço pessoal e uma vez mais os meus parabens..:-)

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Amigo! Grande abraço e até breve! ;)

      Eliminar
    2. Boas Malabar, obrigado pelas felicitações.

      A colheita de 78 é efectivamente boa... pena que os anos não parem de se somar e a gente a ficar cada vez mais velha... entertanto, velhos mas cada vez melhor!

      Forte abraço a todos "Os Pescas", um especial para ti e um até breve!

      Abraço.

      Eliminar

  3. Parabens para o Luis e desejo-lhe muitas felicidades e muita saude pelos seus trinta e cinco anos..:-)

    Um grande abraço people

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço pelo Luís, pois a colheita de 78 é uma grande colheita! Que o diga o Cuco eu! Eheheheeh!

      Eliminar
  4. Parabéns robaleiros entraram em estrondo em 2013,belos barrotes :)
    Que venha mais do mesmo,e certamente um novo record.

    O king ainda não o vi voçês viram-no? Ou está com as costas em sangue? ahahahah.

    Abraços :)

    ResponderEliminar
  5. Bons peixes! Parabéns Cuco pelo novo record, já merecias um peixinho XXL.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns por essa pescaria, em especial ao Sérgio Silva pelo novo recorde, e que recorde, sem duvida é uma excelente entrada em 2013.

    Grandes tarolos pessoal, são peixes desses que nos fazem voltar ao mar vezes sem conta, continuem a dar neles.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Armando, foi uma grande entrada. Neste dia passamos por vós na mudança de spot... o capuz verde fluorescente é inconfundível! :) A Norte não deu nada, mas a Sul safamo-nos bem...
      Temos de combinar uma pescaria conjunta, nem que seja em campo neutro! Looool!
      Abraço!

      Eliminar
    2. Sem dúvida uma entrada em 2013 fenomenal!

      Obrigado Armando.

      Abraço.

      Eliminar
  7. Alô JP!
    Vocês andam de mão quente aí em cima :)
    Belos Robalos que fizeram, já reparei que quando sai peixe aí em cima nunca sai ca em baixo, não sei se é coincidência ou terá alguma lógica...
    Um abraço e parabéns ao pessoal.

    ResponderEliminar