quarta-feira, 22 de maio de 2013

Robalos a seco e aos pés!

Nesta jornada de pesca ficou provado que os nossos amigos robalos nos esperam onde por vezes menos contamos com eles.
Fui pescar com o meu Amigo Cuco numa maré viva e começamos a pescar já bem perto do fim da vazante. Apostamos num local onde temos sido bem felizes, o Cuco especialmente. Como já tinha muito pouca água, decidi ir tentar a minha sorte noutro spot, mas o Cuco ficou por ali. Poucos minutos depois, fruto da insistência naquele "sequeiro", lá chamava o Cuco por mim com a cana em esforço! Longe como estava, limitei-me a recolher a minha amostra rapidamente e a pegar na máquina para filmar o momento - e que momento! Um peixe lutador e que vendeu cara a derrota, mas que acabou por ceder à perícia do Prof. Cuco, cada vez mais habituado a estes lobos do mar.


Continuamos cada um no seu spot, mas com fezada renovada. O tempo foi passando e nem sinais de mais robalos. Entretanto, o "sequeiro" do Cuco foi-se transformando num verdadeiro canteiro de rochas e algas (impressionante como um peixe tão grande caça em tão pouca água!) e o Cuco veio para perto de mim. Já lado a lado, lancei o ferro para a "cordilheira" e safei a minha grade com um robalote da medida.


Já livres de vir a seco, começamos a insistir com os vinis que tantas alegrias nos têm dado. O Cuco serve a refeição de plástico a um mikizinho, mas devolve-o água de seguida. Já estavamos a voltar ao habitual - o Cuco não tem dado abébias, nem aos robalos nem a ninguém! LOL Já tinha o maior exemplar e maior número de exemplares! LOL
Conformado com mais uma tareia do meu Amigalhaço, e já depois do sol desaparecer no horizonte alaranjado, retirava o meu vinil à FCP da água quando me dá a sensação que este se prendeu na rocha aos meus pés, já a seco... mas afinal quando dou um toque de ponteira, levo duas trolitadas valentes e a ponteira quase que bate na rocha graças a um belo robalo! Abri o drag para evitar ter dissabores com a cana e para tentar não perder o peixe que nem ferrado foi, e este levou logo uns metros de linha. Tinha de lhe tirar a linha que levou perigosamente para junto de outras rochas e assim fiz - trouxe-o novamente para junto de mim e com a juda de uma onda ergui-o aos meus pés. A meio do curto "voo" desferrou-se mas, felizmente, já a seco e sem chances de se pirar.


A noite aproximava-se rapida e perigosamente para quem tinha de nadar até à areia com a maré já a encher, mas combinamos fazer mais 5 lançamentos da praxe.O Cuco perdeu o vinil dele antes dos 5 tiros finais, mas pode confirmar em directo o que já tinha acontecido com o peixe anterior - um ataque aos meus pés, mas desta vez ferrado eficazmente. Foi o meu maior peixe, ali aos pés, embora mais pequeno que o do Cuco, pescado a seco! Impressionante e electrizante a pancada ali tão perto de nós com tão pouca linha a separar-nos da amostra e do peixe!


Ainda fiz 5 lançamentos suplementares e emprestei a minha cana ao Cuco para os 5 dele, sem mais escama. Mesmo assim, viemos embora com a sensação que se insistissemos mais íamos continuar a dar neles, mas outros valores se sobrepuseram.



Magnífico fim de tarde de pesca!

14 comentários:

  1. Espetáculo Zé Pedro... grandes imagens com banda sonora, no que diz respeito ao meu gosto pessoal, do melhor!

    Foi realmente um grande dia de pesca. Desta vez fui o primeiro a dar com eles, mas depois estiva a assistir de pé ao pescador cheio de perícia a ferra-los mesmo aos nossos pés! Brutal.

    Venham mais dias de pesca para aliviar "la mone" que peixe temos nos muito no congelador... sem dúvida um dos melhores meses de pesca que me lembro!

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Cuco, agora para aliviar a mona temos de ir às douradas! ;)
      Grande abraço!

      Eliminar
  2. Boas JP...
    Mais um bom video de momentos :)
    No comportamento do Robalo já nada me espanta, desde uma vez que ferrei um com agua
    pelo tornozelo, havia uns bons metros que ele me perseguia enquanto eu recuava para me
    ir embora e eu nem dei por isso...
    Um abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os robalos não param de nos surpreender - quando lá andam comem tudo e em qualquer lado.
      Venham mais bons momentos, abraço!

      Eliminar
  3. Boas pessoal da team Robalos Hotspot, não escrevo por aqui porque como sabem também regra geral não escrevo noutros blogues, de qualquer das maneiras é apenas para dar os parabéns pelas pescas e continuação de tudo de bom, gostei de ver especialmente os relatos das trutas, uma pesca com os nossos pais valem qualquer pesca recordista, pensei que tinham fechado o acesso ao blogue a pessoal que apenas segue blogues para saber onde existem robalos, pessoal que se dizem pescadores mas que para eles só existe um peixe, o Robalo, concordo plenamente com essa atitude, á muito que deixei de postar pescas ao Robalo, quem gostar realmente de pesca pode ver os outros relatos de outras espécies :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!
      Obrigado pela visita - voltou a ser aberto o blogue.
      Abraço!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Mestre Varadas, tu agora queres é vinil! Kakakakakaka!
      Abraço!

      Eliminar
  5. É a seco é aos pés, o que interessa é que eles venham para o saco.
    Este ano estão a colaborar em grande, vocês os 2 este ano não dão hipótese :).
    Parabéns aos 2 pescarretas.

    Abração.

    ResponderEliminar
  6. Boas JP e CC ;)

    Poizé ! ! ! Ás vezes andamos a lançar para longe e...

    Eles tão pertinho... Foi um boa jornada pessoal, venham elas !

    Bom video, embora não o consiga ver aqui no vosso blog, não sei se o problema é meu ou vosso...

    Grd abr aos dois e continuem a BOMBAR !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Minimaster!
      O vídeo deves conseguir vê-lo pois tens permissão. Se não dá aqui deve dar no youtube.
      Abraço!

      Eliminar
  7. Boas, não consigo ver o vídeo, mas pelo que leio deve ser bom...:)
    À noite, estão juntos ao nosso pé e nós a mandar para longe... Já me aconteceu...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      Manda-me por favor o teu email para pedrocruz@robaloshotspot.com

      Abraço!

      Eliminar