sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Um robalo especial

Dia 24 de Setembro - um dia especial hoje e sempre!
Tive de trabalhar de manhã, mas não podia deixar de ir pescar depois. Mais do que isso, desta vez tinha mesmo de apanhar um peixe. O tempo estava de feição, pelo menos para mim que gosto de temperatura amena e dias cinzentos. O mar estava lindo, robaleiro e o céu cumpriu a ameaça de enviar umas bençãos sobre a forma líquida. Sozinho, mas com uma tarefa em mente, comecei a lançar. A primeira oportunidade surgiu, ameaçou o meu recorde... Estou certo que ele esteve ali, na ponta da linha, apesar de nem ter chegado a ver escama! Que jeito teria dado ter ali um Amigo ao lado para ajudar! Infelizmente, a adrenalina do momento terminou com uma arrancada violenta na forte escoa, com o carreto a chorar a linha que desenfreadamente lhe saía da bobine e com o fluocarbono a não resistir à fricção nas rochas cortantes! Foi-se o peixe e com ele a amostra... mas não a vontade!
Após dois telefonemas para aliviar a desilusão (ao Cuco e ao Urubu), voltei à carga. Estava com tanta fé que peguei na máquina de filmar e a pousei numas rochas distantes e a deixei a filmar! Demorou dois lançamentos... O peixe que tanto desejei estava ali, forte e nervoso, ajudado por um mar difícil, num spot agreste, o que tornou a luta ainda mais saborosa! Apesar de nada ter a ver com o que anteriormente me vencera, tive de suar para o ter na mão...

A missão estava cumprida, mas ainda tinha mais meia horinha até ir buscar a minha filha mais velha à escola. Foi curioso que ainda pesquei mais um robalote quileiro, logo no último lançamento!

Sinceramente, custou-me ter de abandonar o spot, mas o mais importante estava feito: dedicar estes dois peixes à minha querida Avó Laura, que há 91 anos torna este dia tão especial!
Parabéns Batatinha! Adoro-te! Para o ano pesco o meu recorde no dia em que fizeres 92 anos! Ou pelo menos tento, a pensar em ti!

PS - O "Hotspot" foi criado fez no dia 23 de Setembro 5 anos. O primeiro relato também teve dedicatória à minha Avozinha!

23 comentários:

1. Mais um grande vídeo e dois peixes de respeito... Pena o que se foi!

Óptima forma de presentear a avizinha Laura. Um beijinho meu também para ela.. Muitos anos de vida!

Parabéns amigo pelos peixes, a grande avó e família que sempre vi acompanhar-te.

Forte abraço.

Respostas
    1. Se eu sabia que podias ter ido comigo, para além da companhia de sempre, se calhar tinha sacado o peixão!
      Paciência, o que não faltam são novas oportunidades de irmos a eles! ;)

Abração Kukunuts!

2. Comé JP!
    Opa essa cena dói quando se perde um peixe de bom calibre, se fores como eu agora ficas uns dias a pensar no gajo...
    Mesmo assim ainda tiraste um bom e outro mais pequenote, o mar estava um sonho, há tanto tempo que não apanho um mar assim :(
    A pesca é mesmo assim feita de victórias e derrotas...
    Um abraço e força aí que ainda vais dar com o irmão desse que se pisgou...

Respostas
    1. Nem me fales Lobão! Eram quase 3 da manhã e eu sem conseguir dormir! Perder um bom peixe também me tira o sono e de que maneira!
      Pelo menos ainda deu para safar a grade e sobretudo dedicar os peixinhos à minha querida Avó! :)
      Cheira-me que é este ano que dou com o irmão deste ou maior! ;) Fé não me falta!

Abração e vê se recuperas do deserto do Verão! Já chega de mariscadas, quero é ver os teus tarolos habituais!

Eliminar
  3. Li o teu relato que como sempre está bem conseguido, o teu Ps. fez-me também a mim lembrar a minha, durante a minha infância sempre estive com ela e agora a 350km d distancia vejo-a uma vez por ano, no entanto devido á idade e doença ela já nem me reconhece, todos vamos para velhos...

Respostas
    1. "Todos vamos para velhos" por isso há que pescar enquanto podemos!

Abraço João!

4. Olá Pedro,

Excelente pescaria acompanhada de belo video.
    Pena o barrote fugido...imagino a tua cabeça no momento!!!

Abraço

Respostas
    1. Ola José! De facto fiquei doente com o que se pirou, mas faz parte! Digo sempre que prefiro não sentir peixe do que senti-lo e perdê-lo! Este doeu um bocado, mas já passou!
      Abraço!

5. Boas José,
    Pena, o outro que fugiu, que certamente, tinha dado uma bela festa neste dia especial.
    Mas pelo menos ainda assim fizeste o gosto ao dedo... :)

Abraço

1. Olá Manuel!
      Tenho fezada que neste Outono/ Inverno vou matar o borrego! ;) A ver vamos...
      Grande abraço e boas pescas!

Eliminar
  6. Parabéns pela dedicatória, as nossas avós são mesmo muito especiais. É optimo dedicares a pescaria a ela. Abraço.
    Filipe.

1. Obrigado Filipe! ;)
      Abraço para ti e cumprimentos para a tua Avozinha!

Eliminar
  7. Xina-os sempre no dia de aniversário da tua avó Laura, só te trás alegrias amigo já não é a primeira vez que fazes grandes pescarias neste dia especial.
    Tens uma Avó 5* estrelas, sempre bem disposta e com uma saúde de meter inveja :) e que assim continue.
    Ainda foste martelar 2 bons peixes conforme te disse ao tlm, parabéns my friend.

Abração

1. Tankiu grande Urubas!
      A Batata farta-se de rir com as tuas conversas ao telemóvel que ouve no bluetooth do carro! Ahahahahah!
      Temos é de ir sempre pescar no dia de anos dela que é sagradinho! :)

Eliminar
  8. As pessoas importantes para nós marcam-nos para sempre! :)
    Abraço Pedro!

ResponderEliminar
  9. Grande Zé..:-) Em primeiro lugar, desejo muitas felicidades para a tua avó e que festeje contigo durante muitos e longos anos. Depois, os meus parabéns pelo dois meninos e tenho a certeza que não tarda tiras o teu barrote que tanto queres meu amigo..:-)
    Aquele abração grande mano

Luís Malabar

Respostas
    1. Obrigado campeão Africano! :)
      Bota mas é a tua câmara a filmar esses pungos, pargos lucianos, corvinas e afins! Isto se queres o programa de edição de vídeo! Ahahahahah!

Grande abraço!

10. Boas José Pedro,

Antes de mais parabéns pelos aniversários, por um lado é de celebrar a bonita idade da tua avó, por outro é de louvar o esforço para manter os Robalos Hot Spot durante 5 aninhos, não é fácil, por isso os meus parabéns.

Foi pena o barrote fugir, nem é bom pensar, mas a pesca é mesmo assim, ás vezes ganha o peixe, outras ganhamos nós, tal como o provaste logo de seguida, conseguiste a recompensa com dois belos peixes.

Vais ver que mais tarde ou mais cedo esse barrote ou outro igual entra na tua amostra e já não vai escapar!!!

O video ficou muito porreiro, parabéns pelos peixes.

Marca lá o encontro para se combinar bem quem aparece.

Um grande abraço.

Respostas
    1. Olá grande Predador Armando! :)
      Vamos dar cabo de uns tarolos juntos, vais ver!
      Já te mandei um email para combinarmos, tu é que ainda não respondeste, vai lá ver! ;)

Eliminar
  11. Parabéns à Avó Laura, é um dos teus talismãs.Ela sim, que tenha Longa Vida. ;) Ainda me lembro do cabeludo, de aparelho nos dentes que fez esse relato. ahhaha
    Parabéns pelos peixes,está mais que visto que esse spot, é bom em vários tipos de mar e maré, é preciso é lá ir.
    Quanto ao de andarilho, "eles andem" mesmo aí.

Abraçap

ResponderEliminar
  12. Grande King, também me lembro do menino de fato curto a pescar de monofilamento em pleno Inverno - e a dar cabo deles!