sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O melhor momento da Viagem de Pesca de Setembro de 2013 - Peixoto parte Lesath

Passo muitos minutos, muitos dias, muitos meses a imaginar novas Viagens de Pesca. Quando finalmente as marcamos e está tudo tratado, parece que o tempo que nos separa do momento tão desejado passa mais lentamente! Muito tempo passado a planear tudo para que nada falhe e para que se possa disfrutar ao máximo de cada instante!
Com tudo isto, as expectativas criadas são quase sempre maiores que os resultados (felizmente, nem sempre) - entenda-se, o que se pesca - e culminam em grandes desilusões! Esta história que vos vou contar, por sinal, não retrata nada disso, muito pelo contrário. Serve apenas para agradecer ao meu Amigo Paulo Peixoto a sua companhia na nossa última viagem de Pesca. 

Para vos contextualizar, este meu grande Amigo, como tenho poucos, já me tinha acompanhado numa primeira aventura piscatória há cerca de 4 ou 5 anos atrás ao Ilhéu das Rolas, em São Tomé e Príncipe. Para baptismo, não podia ter sido pior nos exemplares pescados, mas nem por isso deixamos de saborear com as nossas esposas as paisagens paradisíacas e o tempo Equatorial com águas tépidas, tendo apesar de tudo arrecadado o primeiro lugar num concurso de pesca embarcada - com "uma vara de (peixes) porcos"! Lembraste Paulo? Ahahahahahah! Muita música deste aos outros pescadores com os nossos "porquinhos"! Ahahahahah! Para quem ia na expectativa de experimentar pela primeira vez o material recém comprado de jigging e com o sonho de capturar um pargo luciano, a "vara de porcos" pescada com isco, ao fundo, foi o menos mau...

Seguindo... A segunda vez que desencaminhei o meu Amigo foi para uma pesquinha na Ilha do Faial. A coisa não correu tão mal como em São Tomé, onde o Comandante do barco quando confrontado com a questão pertinente do Paulo acerca do uso do sonar (que se manteve desligado em todas as viagens apesar de lá estar fisicamente) lhe respondeu que não o usava porque "o espélho istava partidu"! No Faial, o espelho funcionava, mas o peixe fugia dele! Ahahahahah! Mesmo assim, foi uma viagem memorável, na companhia do meu Pai, do Rui Urubu e do Rei João - que o diga a mulher do Sr Neves, lembram-se?! Ahahahahahahah!

Ora bem, quem engana o Paulo duas vezes, também engana três! E aí vai ele para a Ilha das Flores (com os nossos Paizões)!



Depois dos dois tiros ao lado, o meu Amigo não levava grandes expectativas, muito pelo contrário. Ele que não é nem nunca foi pescador e que encara esta modalidade lúdica com distância e sem o nosso vício, repetia vezes sem conta os seus chavões habituais, reforçados pelos resultados das duas viagens anteriores: "O Mar é que é grandeeeeeeee!", ou "Olhai os lírios do campo, porque no mar, nem vê-los!" ou "Peixe burro! Peixe que deixa comidinha de lado e que come plástico é mesmo peixe burro"! Ahahahahahah!
Que remédio tinha eu senão ouvi-lo! Até à data, tinha-lhe dado sempre razões para as ladaínhas! Ahahahahahah!
A realidade é que é muito bom ter alguém assim sem o vício da Pesca numa viagem SÓ para PESCAR. Alguém que sabe que vai com Amigos que vão para pescar e que mesmo assim os acompanha, pela companhia, pela partilha, pela Amizade! Alguém que nem liga muito ou mesmo nada à Pesca, mas que vai e que até pesca! Ahahahahah! Graças ao meu Amigo Paulo fizemos muito mais do que pescar e vivemos momentos inesqueciveis, com e sem canas, com e sem peixes! Apesar de ser a minha segunda visita à Ilha das Flores, conheci melhor a Ilha num dia com o Paulo do que em todos os dias na primeira viagem!
Por isto e muito mais, este meu grande, grande Amigo, é daquelas pessoas com quem sou capaz de ir a qualquer lado do Mundo, fazer qualquer coisa, pois sei que me vou divertir sempre!







...Só que desta vez, apesar de (ainda) não termos pescado nenhum lírio (continuamos a olhar para os do campo), fizemos uma pescaria bem engraçada de meros, pargos, anchovas, bicudas, peixes-porco! Tudo ao jigging! Ou quase tudo...
O grande Paulo Peixoto, num dos dias em que estava mais cansado de jigar, resolveu pousar o material de jigging e fazer uns lançamentos na proa com o material mais light de spinning. Já no Faial tinha pescado algumas bicudas, primeiro com isco e depois com amostras - o que o levou a apelida-las de "Peixe-burro"! Enquanto se dirigia para a proa com a Lesath na mão, avisou logo que ia apanhar mais um "peixe-burro"... e não é que não ia demorar nada!!!! Ahahahahahahah! Quem mais sofreu com isso foi a própria Lesath, como vão ver no vídeo que se segue - para mim um dos mais hilariantes de sempre deste blogue! Quando o material multimédia é de qualidade, quanto mais se edita mais se perde e por isso deixei-o na totalidade sem cortes, tal e qual como foi vivido no momento.
Apesar de ter sido uma excelente viagem de Pesca, com alguns exemplares de respeito (eu pesquei um mero que foi o meu maior exemplar de sempre), este é para mim o melhor momento da mesma! 
Para todos os seguidores, mas sobretudo para o grande Paulo Peixoto, segue-se uma Lesath a partir desapaixonadamente e a fazer-nos partir de rir:



"Iiiiiiiiiiiiiiiiihhh meu Deuuuuuuuuuus"! Ahahahahahahah!

Um grande abraço ao meu Amigo e aos nossos Pais!

Boas Pescas!


15 comentários:

  1. O que eu chorei de rir em ver o vídeo, está excelente kakakakakakakakaka. Este Peixoto é um senhor!
    O relato também está EXCELENTE, tento imaginar algumas das vossas peripécias e com o nosso amigo Peixoto, ainda melhor.
    Quanto à Lesath, não vale "Tokos", nem com um peixe "burro" ela aguenta ahahahahahahahhahah.

    Forte abraço para ti Peixoto, temos que combinar uma tainada com a malta.

    Abração
    Urubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Urubu! :P
      Para o ano temos de ir todos e enganar o Peixoto pela quarta vez! :)
      Quanto à Lesath, a mim já não me admirou nada... apesar de ter sido levada ao limite, para uma cana de um segmento tão elevado da shimano e pelo preço que custa, não a voltava a comprar.
      Sou cada vez mais da opinião de poupar na cana para gastar no carreto!

      Abraço e vamos mas e a eles que está na altura da tarolada e já ANDEM AÍ!

      Eliminar
  2. Boas José,
    Belos momentos e grandes fotos!
    O vídeo está demais... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manel! Este é dos vídeos do blogue que até hoje mais me fez rir! Ahahahahah!
      Também tens feito vídeos excelentes no teu blogue. Estou à espera de um vídeo teu com um grande barrote agora que estamos na altura deles... sei que não vai tardar.
      Abraço e força aí!

      Eliminar
    2. Obrigado José,
      Mas os barrotes não querem nada comigo...:(
      E à noite não consigo fazer imagens de jeito, pois tenho que andar camuflado... :)

      Forte Abraço e tudo de bom!

      Eliminar
  3. Ora bem caguei-me a rir, e penso que apesar de "trágico" em termos de material foi possivelmente o vídeo mais cómico que vi aqui pelo blog...ololo
    Muito bom.
    Apesar de preferir que não aconteçam mais azares como este, mais vídeos como este para animar a malta...lolol
    Abraço a todos e em especial ao repórter que apesar dos acontecimentos manteve sempre uma calma imperial, assim como o pescador, que conseguiu sem se levantar tirar a bicuda sem problemas...lolol
    Muito bom mesmo.
    Excelentes momentos para mais tarde recordar com certeza.
    Abraço a todos
    Xinante Atmosférico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Profxina, és o verdadeiro Provedor do RHS! :)
      Anda mas é pescar com a malta e rir-te conosco ao vivo! Agora que ficaste colocado aqui pertinho de casa (bem fizeste por merecer!) não há desculpa! É isso e cantar no karaoke, com ou sem estímulo prévio! Ahahahahaha!

      Grande abraço Irmão!

      Eliminar
  4. Grande vídeo, bonitas fotografias e excelente relato. Maos o grande "herói" desta excursão foi, sem sombra de dúvidas, o Sr. Avelino Peixoto. Sempre bem disposto, ótimo compincha, bom à mesa e melhor na escolha dos vinhos, foi uma importante mais valia no nosso grupo. Aguentou estoicamente as horas passadas no mar, tarefa mais dificil para quem não pesca, e ainda arranjou forças para piadas oportunas e mordazes. Creio que chegou a içar um peixe para o barco... Espero que assim o "bichinho" da pesca tenha ficado impregnado e que volte numa próxima oportunidade a fazer-nos companhia.
    Grande abraço para o Avelino e o Paulo Peixoto, dois grandes companheiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já diz o ditado que "Filho de peixe sabe nadar", embora no nosso caso quem te ensine a pescar seja eu! Ahahahahahah! No caso dos Peixotos, o filho tinha de sair a alguém! O Sr. Avelino foi um senhor nesta viagem! Deu cartas em todos os palcos - gastronómicos e piscatórios. Claro que chegou a pescar um peixe ao jigging: está filmado e será postado!

      Abraço aos dois grandes companheiros!

      Eliminar
  5. Muito Bom! O Peixoto é um senhor, até nos momentos mais "trágicos" tem a sua piada. ahahahahah
    Agora, pescar com cotonetes é para o Light Rock Fishing, CINNETIC À HOMEM! ;)
    Parabéns a todos, para a próxima vai ser até ao pescoço.

    PS: A mulher do Sr.Neves nunca ouviu um bater de palmas tão inovador. kakakak

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh João, não sabes que o LRF está na moda e o pessoal gosta é de ir numa de tendências! :)
      Com o que vou poupar numa Lesath compro 6 Cinnetic's e posso rebentar uma por ano! :)

      O bater de palmas mantém-se inalterado, já a mulher do Sr. Neves ainda deve andar em sessões de psicoterapia para ultrapassar o trauma! :)

      Abraço!

      Eliminar
  6. Relato TOP, fotos a preceito e vídeo já largamente comentado... hilariante! Transparece alegria entre o pessoal durante esses dias.

    O vídeo, assinalo 3 momentos: a premonição do Zé Pedro; a "CALMA AMIGO, CALMA" com que o Peixapeixa parte a Lesath sem desalapar o verdadeiro "sim senhor"! Espectacular.

    Abraço à malta e espero poder colaborar nos próximos relatos, vídeos e fotos dos Açores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu já não tens perdão! Para o ano vais nem que seja amarrado, já não te safas!
      Depois vamos ouvir em vez do "Calma amigo, calma" o "Hoje não é dia"! Ahahahahahah!

      Grande abração Amigão!

      Eliminar
  7. Essa quebra da lesath é brutal, grandes fotos e um bonito video, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lesath só me desiludiu até hoje! Dinheiro a mais por uma cana fraca!
      Obrigado e um abraço!

      Eliminar