domingo, 27 de julho de 2014

O dia que faz toda a espera valer a pena

Há muito tempo que não pescava um robalo. Há muito mais tempo do que gostava. Não por falta de insistência, longe disso, mas não é quando queremos… é quando eles lá andam e se deixam enganar. 
No dia anterior, tinha tido 3 peixes presos na amostra e soltaram-se os 3; um deles era um grande exemplar, mas sabe quem me conhece que perder mesmo os mais pequenos me deixa pior que estragado. Contudo, esse  é para mim o grande atractivo da pesca: não é por não ter pescado nada ontem, anteontem, no último mês (como era o meu caso) que não se apanhará nada amanhã! O inverso também está certo: a grande pesca de hoje não me garante voltar a pescar no futuro! Cada jornada junto ao mar, para além de todo o prazer e paz que me proporciona,  é mais um passo numa  aprendizagem constante. Mais do que o aperfeiçoamento de técnicas, o refinar do conhecimento acerca da interpretação do mar com todas as suas condicionantes,  tenho aprendido a ser paciente... a esperar... e a insistir.
Hoje foi dos dias que faz toda a espera valer a pena. Foi uma longa espera, cerca de 7 meses desde o último tarolo (o meu maior de sempre), com apenas uns 10 peixes e muitas grades acumuladas! Rara foi a semana que não fui pescar, mas o tal peixe teimava em não comparecer à chamada… até hoje.
O meu Amigo Urubu tem andado a dar neles nas últimas semanas e a tentação de embarcar na toada era grande. Na última semana acompanhei-o uma vez e, como é costume, nem eu nem ele sentimos escama… Nunca apanhei um peixe das vezes que “fui ao cheiro”! Por isso, costumo dizer-lhe que mais vale eu não ir e ele continuar a malhar-lhes certinho. Fico feliz por ele. Resolvi ir com o meu Compadre Cuco a outras bandas tentar a nossa sorte e à última da hora até tentei mudar de spot, mas o Cuco insistiu na nossa primeira opção, ainda bem.
Chegados ao local, perguntei ao Cuco por uma Tide Minnow que lhe tinha dado num aniversário e porque é que nunca a usava. Ele respondeu que nunca tinha tirado um peixe com ela e eu que tinha fé que ia ser hoje. Foi por isso a primeira opção a ir para a água e a dar a primeira alegria do dia – um robalo com a medida, mas que o Sérgio acabou por libertar.
Ao chegar ao virar da maré, com o mar bonito mas com força, resolvi ir ao fundo do baú das amostras e apostar numa das que uso menos (tal como a TM do Cuco) – uma Lucky Craft com uns 3 anos e que até à data tinha engatado um miki…  Foi, uma vez mais, uma mal amada a dar alegria! E que alegria! Depois de uma pancada a sério e uma primeira corrida musculada que me fez logo avisar o Cuco que se tratava de um bom bicho, vejo a caudona a vir bater à superfície e a fazer o meu coração disparar! Com muito cuidado para não voltar a perder um peixe, ainda por cima daquele calibre, e com a ajuda preciosa do Sérgio, lá lho meti na mão. Fiz logo uma grande festarola pois sinceramente não contava apanhar um tarolo daqueles com o sol ao alto às 16:30h! Enquanto guardava o peixe, já o Cuco tinha outro na linha, mais pequeno mas lutador, que depois de cobrado seria também libertado.
Depois de tanta grade, o dia estava mais que ganho e começamos a fazer o caminho de regresso até ao carro, com apenas uma paragem num spot já meio seco. Mudei a tática para a superfície, que muitos frutos tem dado ultimamente, mas onde ainda não me estreara este ano com robalos. Com o único passeante que levava na sacola, um Patchinko azul que no dia anterior tinha tido um tarolo preso por segundos, senti o segundo disparar do coração mal vi o reboliço à superfície do ataque! Lindo! Desta feita lindo e eficaz, com as duas fateixas dentro da boca e bem cravado! Aliás, como já tinha vindo o primeiro, com a LC engolida completamente! Assim seria difícil perdê-lo.


Como disse no início deste relato, a boa pesca de hoje não garante a de amanhã e não foi preciso esperar um dia para comprova-lo: instantes depois voltei a ferrar um miki à superfície, que após duas ou três maniveladas e um salto artístico no ar se pôs ao fresco…
A pesca é assim… e é esta incerteza que a torna apaixonante!

Estou ansioso pelo próximo dia de pesca! Será mais uma grade? Ou haverá mais adrenalina com escamas? Será certamente mais um dia de relax e a fazer uma das coisas que mais prazer me dá e com a fé renovada, preparado para mais uns meses de grades… ou talvez não!


13 comentários:

  1. Grande Zé..:-) Parabéns mano pelos dois lindos peixes, que apesar de ter demorado muito mais tempo do que querias, valeu por este dia. Na pesca só existe duas coisas garantidas a meu ver amigo, os amigos que nos acompanham e as grades. Tudo o resto a Deus pertence...hahahaha. Mas é como tu disseste, faz parte da paixão por esta arte.

    Um grande abraço para todos e força neles

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Malabar, estou quase a entrar de férias e ir com o Cuco e o Cotinha zagaiar! ;) Isso é que vai ser! Me aguarda! :)

      Abração!

      Eliminar
  2. E é assim a pesca, uns dias mais vale esquecer e outros não dão para esquecer :)

    Fizeste bem em inventar com as amostras mal-amadas, às vezes são essas que nos safam, vá-se lá saber porque....!
    Bons peixes, parabéns :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Morais!
      Recentemente desfiz-me de 50% das amostras que tinha, simplesmente porque não as usava... acho que tão importante como a qualidade da amostra é a fé com que as animamos... nesta LC fiquei com fé renovada... :)

      Abração!

      Eliminar
    2. Sinceramente, acho que resume-se tudo precisamente a isso - Fé !! Se a amostra estiver dentro de água, apanha peixe mais cedo ou mais tarde, mesmo que tenhamos dúvidas na altura ;)

      Abraço!

      Eliminar
  3. Dois grandes peixes, sim senhor! Um deles já o tinha visto... no prato e, antes, a grelhar! A verdade é que (aberto) mais parecia um bacalhau graúdo!
    Valeu pela persistência de ambos. É como digo - quem porfia, sempre pesca!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Insistir um gajo insiste... já tu, é mais no prato ou na badalhoquice! Ahahahahhahahah!
      Já faltou mais para activar o modo "Rei dos Meros"! Ahahahahah!
      Beijo belhote!

      Eliminar
  4. Bons peixes sim senhor, e eu a mikizar e a ser um Ze Beto exemplar! Parabéns Zé Pedro pela pescaria e por tornares mais um banal dia de pesca num dia inesquecível.

    Seguramente as grades vão-se suceder a bom ritmo amigo! O importante é insistir.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Insistir comigo lá.. desde que a vida o permita!

      Eliminar
    2. Felizmente ainda havemos de ter muitos mais dias assim, haja saúde!
      Somos amuletos da sorte um do outro! ;)
      Abração Mikel Night e vê se começas a fazer musculação porque está quase!...

      Eliminar
  5. Tu como pescador es razoavel :), agora a escrever relatos es um senhor. Grande relato e grande peixe, quem espera sempre alcanca e este foi o teu dia. So falta o prof. Cucu tirar um martelo, porque senao vai tirar o lugar ao Ze Beto kakakakaka.
    Parabens amigo, ja sabes q fico feliz por ti.
    Abracao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande Cuco é um senhor, seja a xiná-los com a cana ou com a luva! Já o vi fazer defesas mais vistosas (LOL!), porque este remate saiu mesmo à figura... foi razoável... ;)

      Abração roto!

      Eliminar
  6. o grande requinte que a pesca tem é mesmo nunca sabem quando temos um animal preso na outra ponta da linha. a grade é sempre garantida, assim como um bom momento passado em frente ao mar, tudo o resto são bonus ;)

    1 grande abraço e parabens

    ResponderEliminar