segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Em tempos de vale tudo, resta a Consciência!

Cresci (e muito! São quase 2 metros!) a comer Robalos pescados pelo meu Pai no Rio Douro. Ao fundo, à bóia, com isco, com borrachinha de bicicleta chico fininho, grandes, pequenos... Valia tudo e o peixe não faltava!

Cresci e comigo cresceu também o amor pela pesca e, sobretudo, pela pesca do Robalo - o grande predador dos mares da costa Norte! O método foi mudando e actualmente só pesco aos Robalos com iscos artificiais. A mudança é um processo natural, na busca por algo que nos proporciona mais prazer. Ao fim ao cabo, é isso que todos nós buscamos nos nossos diferentes hobbys: momentos de abstração das rotinas do dia-a-dia... paz...contato com a Natureza... No que à pesca dos robalos diz respeito, o prazer vem cada vez mais destes factores, mas também da procura, cada vez mais difícl, dos Robalos. A crescente dificuldade em dar de caras com estes predadores é facilmente justificável pela sua exponencial escassez, documentada por vários estudos científicos. É fácil apontar o dedo aos outros e mantenho a minha convicção profunda de que na costa onde pesco habitualmente as maiores atrocidades são praticadas pelos pescadores profissionais, seja na forma de artes de pesca ilegais, de desrespeito pelas distâncias mínimas em que colocam as mesmas, da quantidade de pescado ou dos tamanhos mínimos das espécies capturadas... Vale tudo! A verdade é que a legislação em vigor é inadequada e, pior que isso, não se faz cumprir! 
Enfim... Em alguns Países discutem-se atualmente leis mais restritivas de captura do pescado, períodos de defeso, preservação das espécies... Cá teremos de começar por nos preocupar em fazer cumprir a (escassa) legislação que temos e, só depois, reformula-la!

Mas então o pescador lúdico não tem responsabilidade e não pode fazer nada para preservar os recursos actualmente existentes? Claro que pode! Antes de mais nada pode e deve manter limpos os spots por onde passa. Lixo, restos de comida, plásticos e, pior ainda, peixe que foi morto depois de pescado e deixado morto no pesqueiro são das piores visões que tenho tido por essa costa fora! Felizmente raros!

Para não ferir susceptibilidades vou apenas falar da minha experiência e de erros meus que tenho tentado corrigir ao longo dos tempos. 
Começando pelos robalos que comia em farinha de pau quando era miúdo, é com alguma felicidade que vejo actualmente o meu Pai a libertar esses peixes pequenos. 
De igual forma e já há mais tempo, pratico pesca sem morte (usando anzóis sem barbela) em águas interiores independentemente do tamanho das capturas.
Outra vertente muito importante da pesca lúdica, nomeadamente da pesca com amostras, é a vertente económica. É possível pescar com equipamentos mais em conta, mas para quem tem o vício à flor da pele e não passa uma semana sem ir salgar o material (como é o meu caso)  é imprescindível um investimento considerável. E, mesmo para um lúdico e amante da pesca, é difícil não querer ver um retorno do investimento feito em forma de peixe capturado, seja para consumo próprio ou mesmo para vender e sentir alguns dos euros gastos a regressar ao bolso. Os tempos de crise nem tudo justificam! Em tempos, vendi 3 robalos depois de partir uma Lesath ao içar um robalo de 4,700Kg que pesquei à superfície. Cheguei a casa contente pelo robalo, mas triste pela perda da cana quase nova em folha e ainda tive de ouvir a minha mulher dizer: "Como vou cozinhar esse robalo tão grande que nem cabe no forno? Vê mas é se o vendes para abater ao preço dessa cana tão cara"! Acabei por vender esse peixe e mais 2 e a sensação foi péssima! Pior fiquei quando o meu Amigo Toninho que me tinha vendido a cana me conseguiu trocar a cana partida por uma nova! Nunca quis nem quero tirar qualquer dividendo da pesca, a não ser o prazer que me dá e que na altura, com a venda dos 3 peixes se perdeu. Coincidência ou não, depois de vender os 3 robalos, passei o maior período da minha vida sem pescar um! Foram quase 6 meses sem ver escama! Prometi que nunca mais, até hoje. Não é nada de que me orgulhe, bem pelo contrário, mas faz parte do meu passado como pescador e aprendi com ele.

Ao fim de muitos anos, na última viagem de pesca que fiz, conheci um senhor chamado Philip Rogers - um grande Pescador Lúdico e uma excelente pessoa com quem talvez tenha passado quase tempo a conversar como a pescar (e chegamos a fazer sessões de 7 horas de spinning da costa!). A determinada altura, depois de mostrar com orgulho algumas fotografias de robalos por mim capturados e de me gabar por libertar os peixes sem medida, fui confrontado com uma pergunta que me deixou muito tempo a pensar nela: "Por que não libertas os grandes também? Esses é que se reproduzem e dão origem a centenas mais todos os anos! De que gostas mais: de os pescar ou de os comer"? A resposta foi imediata: "de os pescar"; mas fiquei a pensar naquilo... E de facto é verdade, eu gosto mesmo é de dar com eles, de os pescar e de guarda-los numa fotografia para sempre! Detesto quando dou com eles e me ganham! Ahahahahahah! Detesto perder peixe! Mas ganhar a batalha, fotografar o troféu e devolvê-lo ao seu meio não reduz em nada o meu prazer, pelo contrário!

O "catch and release", "catch, photograph and release", em Português de Portugal captura, fotografia e libertação não são nada inovadores entre nós. Quando comecei a praticar spinning já muita gente defendia a sua prática, embora mais teóricos do que praticantes ("olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço") mas essa é outra história que não interessa aprofundar... Nunca gostei, nem gosto de fundamentalismos e, por isso, de agora em diante vou fazer os possíveis para libertar todos os robalos que pesque, grandes e pequenos, nas melhores condições possíveis. É o que passarei a fazer de consciência. Sem a pressão de ninguém e sem querer pressionar nem impor nada a ninguém. Passará a ser algo que fará parte e exponenciará o amor que sinto pela pesca e, em particular, pela pesca do Robalo, na esperança que um dia as minhas filhas possam vir a ter o mesmo amor e a oportunidade de ainda haver robalos sem ser de aquacultura! 
Se a minha mudança de comportamento tem dimensão suficiente para ter repercussões positivas no futuro? Quero acreditar que sim! Quanto mais não seja fico de bem com a minha consciência por fazer a minha parte. 
Em tempos de vale tudo, resta a consciência!


Um abraço a todos e boas pescas!

30 comentários:

  1. Muito bom amigo, so tenho que bater palmas e saber respeitar a tua atitude.
    Abracao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos é de ir soltar o aço juntos, como sempre tem mais sabor! Despretenciosamente...

      Até já Uruboi!

      Eliminar
  2. Gostei!

    Erros todos os cometemos, nem todos são capazes de o admitir e tentar remediar o mal.
    Os que já se foram, não voltam mas sempre se pode dar um empurrão aos que ainda ficaram!

    Já atingiste o ponto de consciência que só agora começo a sementar.... A seu tempo (e já o disse anteriormente) sei que terei uma atitude e consciência semelhante ;)

    Abraço e força nisso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Morais!
      Temos de nos divertir com a pesca e tentar fazer a nossa parte para que o gozo se prolongue por muitos anos! Cada um atinge o seu prazer de formas diferentes... respeito-as todas! ;)

      Um abração Amigo!

      Eliminar
  3. É por coisas como estas que tenho um orgulho imenso de ser teu Pai!
    Respeito a tua postura consciente, mas admiro principalmente o facto de não seres fundamentalista, nem falso moralista...
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Caro José Pedro,
    Foi com enorme prazer que li o teu post, a consciência do que o que fizermos hoje terá sempre implicações positivas ou negativas amanhã. Se nas águas interiores há anos que pratico a pesca sem morte, tanto nas trutas como aos achigãs, como pode ser visto no meu blogue o mesmo ainda não o posso dizer relativamente aos Labrax. Um dia, talvez tenha a mesma atitude.
    Abraço e boas fainas.

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo, a tu a atitude é uma gota no oceano mas tem que se começar por algum lado e uma viagem de muitos quilometros começa com um passo.
    Nem imaginas o que tenho visto de atrocidades quer por lúdicos (e falsos lúdicos, os famosos balanceiros) quer pelos profissionais, que deveriam ser os principais interessados em preservar para garantir o seu ganha-pão no futuro, mas infelizmante a visão dessa gente não passa do imediato e do rendimento do "hoje".
    "Amanhã é outro dia e o mar é muito grande e tem muito peixe!" é a conversa deles.
    Ainda a semana que passou fiz duas saídas e trouxe alguns peixes (bailas e corvinas), mas os que libertei foram 3 ou 4 vezes mais do que os que trouxe.
    Foram dois dias de loucura em que o peixe estava maluco e pegava em tudo o que se mandava para a frente deles.
    Ao pé de mim andavam alguns barcos, a corricar ao trolling com aparelhos de vários pingalins e a cada passagem eram vários peixes agarrados às amostras. Peixes de palmo (alguns se calhar nem isso) e iam TODOS para o balde.
    Acho que eles até se coçavam quando nos viam (a mim a aos maus parceiros) a libertar os peixes pequenos.

    Eu pessoalmente gosto muito de peixe, assim como toda a gente cá em casa, mas quando trago peixe (o que não acontece sempre porque as grades são muitas ;) ), faço-o com a consciencia tranquila e liberto o que é para libertar.
    No entanto admiro e respeito a tua opção por optares por libertares a totalidade (ou quase) das tuas capturas.
    Já o faço desde sempre em água doce, no entanto tambem sem fundamentalismos e se um dia me apetecer matar um achigã ou 2 para comer, não ficarei com nenhum peso na consciencia, porque durante anos tenho libertado centenas ou milhares de peixes. Agora revolta-me profundamente os rapas que metem tudo para o saco com porque "fritinhos são muita bons!"
    Talvez um dia eu fique enjoado de peixe e começe a libertar todos :D Por agora vou libertando apenas os juvenis.
    Já agora, os grandes (só os grandes) que libertares, manda-os para o Tejo e diz-lhes para procurarem um barco chamado "XÔC" porque eu tenho um recadinho para eles ;)

    Um abraço e força na verga! ...leia-se cana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh! Grande Malaquias XOC tenho seguido as aventuras desse barco pelo fb! ;)
      Grande abraço e fica atento no XÔC não vão lá bater ao casco da minha parte! ;)

      Eliminar
    2. Fico à espera deles com carinho! ;)
      Um abraço

      Eliminar
  6. Um dia vou chegar a esse estado de prazer espiritual e vou conseguir fazer release das minhas capturas!
    De facto já la vão muitos anos que nos conhecemos e pescamos juntos e a evolução que fomos sofrendo na pesca que praticamos é abismal.. bem o descreves neste teu relato.

    O mais importante de tudo é mantermos vivo este vício saudável que nos faz esquecer muitas vezes as amarguras da vida.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Cuco, o importante é fazermos o que gostamos, com quem gostamos e estarmos de bem com a nossa consciência! Tal como tu nunca fiz nada só para parecer bem e isso é que importa! Nada de fundamentalismos e muito gozo na pesca, pk para chatices já temos coisas de sobra!

      Abraçao compadri!

      Eliminar
  7. No próximo vídeo mostre os peixes a nadar embora no mar, causa mais impacto que os mostrar libertados numa poça ou pendurados no grip com o horizonte como pano de fundo...

    ResponderEliminar
  8. Olá José Maria Araújo. O impacto das minhas acções não muda de acordo com o seu gosto pessoal quanto aos vídeos. Se ainda não percebeu, liberto os peixes como, quando e onde quero. Faça o mesmo e, já agora, fui ver as suas últimas publicações no seu blogue e faço-lhe também um desafio: dê igual importância às suas publicações e tente deixar de fotografar carapaus na banca de casa, se possível com medida que permita alimentar pelo menos uma criança!

    Boa pesca!

    ResponderEliminar
  9. DE certeza que liberta? É que no vídeo não vi nenhum a ser libertado.
    Quanto ao carapau, tinha a medida legal e não me gabei de o libertar para acabar no forno ou no restaurante...

    ResponderEliminar
  10. José Maria Araújo, quanto às suas dúvidas relativas às libertações continuarão consigo meu caro e não tenho qualquer interesse ou gozo em provar-lhe absolutamente nada. Aliás, o "gabar" não cabe neste espaço que é um espaço de Amigos, onde regra geral, só Amigos vêm comentar (premissa que nem sempre é válida, como me parece ser o ser caso). As suas 2 únicas intervenções neste espaço são claras e objectivas no que ao seu objectivo diz respeito e, como tal, não terão mais resposta da minha parte.
    Uma pessoa como o José Maria Araújo, como membro activo de fóruns de pesca, com cargos de moderação, se de facto gosta da Pesca na sua verdadeira essência (entenda-se, ao ar livre e não atrás de um monitor) deve reger-se por princípios mais nobres e lançar menos a desconfiança entre os amantes da modalidade. Fica-lhe mal lançar bocas, quando (sabe quem o conhece) é o primeiro a desrespeitar muitas das actuais leis da pesca lúdica. Acresce a esse facto, que o José Maria Araújo é um excelente exemplo do velho ditado popular: "Quem sabe faz, quem não sabe ensina"...
    Lance menos boatos, tente pescar mais (nem que seja apenas mais vezes) e, sobretudo, se gosta de Pesca, não a maltrate tanto no seu triste blogue e nos locais virtuais e físicos por onde se pavoneia! ;)

    ResponderEliminar
  11. Só pesco com amigos, e desses nenhum me viu "desrespeitar muitas das actuais leis da pesca lúdica" porque tal nunca aconteceu.
    Antes ser quem lança os tais boatos de que fala contra e fazer acusações sem fundamento, devia primeiro olhar-se ao espelho. O meu primeiro comentário era apenas sobre o formato do vídeo (em que não se vê nenhum peixe a nadar livre no mar), mas claramente algo o tem melindrado porque desse cometário passou imediatamente ao ataque pessoal, dando-se ao trabalho de fazer uma alargada investigação (nem toda factual) sobre a minha pessoa. Eu não me daria a tal trabalho e como tal para mim o José Cruz era e vai continuar a ser um cidadão anónimo.
    Desejos umas boas pescarias para ver se esse fel todo se dissipa.

    ResponderEliminar
  12. Pedro,

    Ainda estás a dar resposta com este tipo de pescadores "bitaites" que só sabem pescar com aulas teóricas, que vem para aqui mandar postas de pescada e com desconfiança e que nunca apanhara um único peixe acima de kg.
    Pede para cagar e sai............................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh grande Urubas! Se os vídeos das libertações não causam "impacto" e deixam dúvidas, já os das capturas (inexistentes) não deixaram! É que eu começo a duvidar é se os carapaus recorde das bancas foram oferecidos... Lololololololololol
      É cada cromo!

      Eliminar
    2. Bitaiteiros está o mundo cheio.. alguns têm algum "insight" e estão calados, outros não!
      Deixa-los bitaitar e não ligar nenhuma.
      De facto Zé Pedro, uma incursão ao dito blogue é uma depressão só -- textos miseráveis, fotos de péssima qualidade! Como é possivel ainda terem a desfaçatez de discutir o formato dos vídeos.. sem falar das dúvidas infundadas das libertações!
      Cada cromo mesmo!

      Eliminar
    3. É repetir a prescrição do mestre Urubu mais vezes... que os comam!

      Eliminar
  13. Foi com muito alegria que li este post...
    É uma atitude de valor. Já percebi que esse Philip conseguiu tocar-te...
    No estrangeiro, a libertação é muito praticada, em Portugal está a começar a dar os primeiros passos.
    Há 10 anos atrás era quase impensável ver um post destes em blogues portugueses...daqui a 10 anos talvez seja comum...assim o espero!

    Parabéns!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelas palavras!
      Ficamos seguidores do seu blogue, sem dúvida diferente no formato daquilo que estamos habituados, mas muito interessantes as fotos! ;)

      Abrço!

      Eliminar
  14. Por favor não me trates por você...somos todos das mesmas idades...e amigo do meu amigo, meu amigo é...és amigo dos maiores gradeiros de sempre, como o Malabar, Filipe, Cláudio, Armando, etc...

    Abraço e boas capturas...e libertações!

    ResponderEliminar
  15. Mainada! Já sabes que respeito e valorizo a tua decisão, sei que não foi tomada de ânimo leve nem para fazer vontades a terceiros.Já te tinha dito que irei libertar um peixe grande, mas que o faria de consciência tranquila e quando realmente o sinta, porque fazer só para seguir tendências não é para mim.
    Sinceramente, não percebo este tipo de comentários tendenciosos, já há um tempo foi algo semelhante, mas numa outra plataforma para um outro colega de pesca. Nem sei se se rebelou, ou revelou, ou se será a soberba que se tenha apoderado. Não conhecia essa faceta e sinceramente desejo não a conhecer.... Duvidar da libertação ? Mas com que fundamento ou objectivo ? De criticar ? Ou talvez seja inveja ? Já nem sei o que pensar sinceramente, mas nem vale a pena perder muito tempo, o que interessa é ir à pesca com quem se gosta e o resto é secundário.
    BAMOS MAZÉ CUMERRRR e libertar para a pocinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "BAMOS MAZÉ CUMERRRR e libertar para a pocinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!" - Boa máxima e o resto é um poio!

      Abração "Algarvio"!
      PS- DEixa de comer hamburguer e dedica-te a carne fresca!

      Eliminar
  16. Boas Pedro Cruz,

    Grande atitude!
    Pessoalmente também liberto os mais pequenos , é uma questão de atitude e de consciência que infelizmente uma grande maioria nem sequer respeita as medidas minimas ( que penso que nem são adequadas ) e tudo o que vem vai para o saco.Mas pode ser que as mentalidades vão mudando a pouco e pouco.
    Muitos Parabéns pela tua atitude que é de louvar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inácio!
      Grande abraço e continua com o excelente blogue! ;)

      Eliminar