quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O primeiro grande teste ao Van Staal

O nascer e o pôr-do-sol são, sem sombras de dúvidas, as alturas em que mais gosto de ir pescar mas, na realidade, algumas das melhores capturas que já fiz não coincidiram com este timing...
Acordei eram 09:15h, o que é para mim dormir até bem tarde! Só trabalhava de tarde e tinha toda a manhã à minha disposição, com a esposa a trabalhar e as filhotas na escola. Decidi ir espreitar no ipad as previsões da altura do mar e do vento, o que me fez hesitar em sair de casa, pois não é fácil arrumar um cantinho para pescar com mar de 2 - 3 metros, com vento fraco mas de direcção variável. Como já tinha o fato, a sweat de lycra e o casaco de mergulho numa caixa há uns 15 dias prontos a usar e ainda sem ver água, resolvi sair de casa nas calmas e ir espreitar um spot bom para estas condições.
Pelo caminho liguei aos meus Amigos Cuco e Urubu, ambos na labuta. O Cuco lamentou logo não poder acompanhar-me, com saudades de pescar... O Urubu perguntou-me se ia com fé, ao que respondi que "nem por isso"; avisou-me logo: "assim é que os vais xinar de certeza"! Respondi que, na eventualidade remota de tal acontecer, como tinha perdido a máquina recentemente (levou com uma super vaga enquanto estava pousada numa rocha distante da água e nunca mais a encontrei) se apanhasse um tarolo ia liberta-lo e sem provas multimédia. O Urubu pediu-me que não o fizesse e que guardasse o peixe para o jantar de Natal do Hotspot. Ficou prometido!
Sozinho, como não gosto, lá cheguei ao pesqueiro e ao avistar o estado do mar voltei a hesitar... estava um mar gordo, com um intervalo curto entre vagas! Um mar à Homem, para robalos grandes, mas pouco propício a um pescador solitário. Como nestas lides sou um tipo de pouco juízo lá me fui equipar. Ui! Ou o fato mingou ou... bem, vamos ao mar! :)
Eram 10:50h mais ou menos quando comecei a pescar e o mar metia respeito. A maré vaza era às 11h pelo que se queria molhar o fato não tinha muito tempo para me decidir em avançar mar dentro. Lá fui eu na expectativa de ver se conseguia aguentar uma amostra dentro daquela força bruta. Nos primeiros lançamentos perdi logo uma zagaia, o que me deu vontade de dar logo meia volta. Como as saudades de ali estar eram mais do que a vontade de voltar atrás, fiz um novo terminal e empatei um vinil grande. Adoro pescar nestas circunstâncias: um misto de medo de ali estar, com a adrenalina de imaginar que é assim que costumo engatar grandes robalos! Desta vez com mais um handicap - sozinho...
Toca a soltar o aço para o líquido a fervilhar espuma branca e, ora a salpicar-me o rosto com aquele spray salgado, ora a cobrir-me de cima abaixo e a mover os meus mais de 100Kg como se fosse uma areiazeca! Pouco demorou a sentir a primeira grande tolada, com a linha a sair desenfreadamente do Van Staal que ali fazia a sua segunda pesca! Drag rapidamente esganado e toca a batalhar contra aquela bizarma e contra o mar e corrente seus aliados! São estes momentos que se tornam inesquecíveis na nossa memória e que fazem valer as longas grades. Tentei a todo o custo evitar que o peixe se abeirasse de uma cordilheira de rochas, mas fui incapaz de o fazer; numa onda o peixe passa-lhe por cima e o terminal 0,60 (com cerca de 1,20m) de fluocarbono fica preso nas percebes. Na onda seguinte, com o peixe dentro de água e o terminal preso, tento solta-lo com a ajuda da força da onda, sem sucesso. Esperei apenas por mais uma onda e, ao aperceber-me que assim não ia lá, sem pensar duas vezes mergulhei e fui com o Van Staal submerso agarrar o peixe à mão para depois soltar a linha! Que filme! Que adrenalina! Que inconsciência (eu sei)! Para os nossos Familiares e Amigos que não pescam e mesmo para nós amantes da Pesca, pensando friamente, é um acto estúpido, insensato. Para quem se debate com um peixe destes, ainda por cima naquele cenário, deixa de haver consciência dos riscos quando se avista aquela prata reluzente na ponta da nossa linha! Não nos lembramos da Família, do trabalho, das chatices, de nada... valem os dias passados a imaginar aquele momento, os tempos que passamos a sonhar com as melhores amostras, o melhor comprimento de cana, o carreto mais adequado... Enfim, naquela altura existia eu e um robalo e tudo o resto era paisagem! Sem falsas modéstias, com alguma perícia, coragem e muita sorte, ganhei!
Com o coração a mil e o peixe prometido ao meu Amigo Urubu no saco, decidi fazer apenas mais 3 lançamentos e abandonar o local, cada vez mais perigoso e com a maré já a encher. Ao segundo lançamento, mais uma grande tolada seguida de muitas toladas que me dobraram a cana toda com a embraiagem fechada, a levar o equipamento ao limite! Este era ainda maior e mais enérgico e assim que lhe vejo o lombo a vir à superfície, salto para a rocha mais próxima da água e tento trazê-lo rapidamente até mim. Com a força do mar, o peixe volta a galgar a tal cordilheira, mas desta vez mais próximo de onde me encontrava  e sem linha presa. O mergulho inevitável foi mais curto, menos arriscado e consegui cobrar o tarolo sem grandes dificuldades.


Satisfeito e incrédulo por conseguir dois belos peixes num tão curto espaço de tempo e ainda por cima àquela hora do dia e com um mar bruto, prescindi do terceiro e último lançamento e dei a pesca por terminada. Depois de na estreia sacar um miki pouco maior que a amostra, desta feita foi o primeiro grande teste do Van Staal. Posso dizer que a prova foi superada. Quanto a mim, a única grande desvantagem deste autêntico guindaste é o peso... de resto, espetáculo de máquina!

Caros Amigos, já temos robalos para o arroz do jantar de Natal! ;)

Abração e boas pescas!

23 comentários:

  1. Nao tenho palavras Esticoin, es um Senhor.........
    Mereceste com todo merito, tenho que te dar os parabens pela tua palavra e attitude.
    Quanto ao relato, esta soberbo como ja Nos habituaste.

    Grande abraco meu amigo.
    Urubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Urubas!
      Com o resto da malta teria todo outro sabor e com o Zé Beto do Hotspot a defender tinha sido uma limpeza ainda maior!

      Eliminar
  2. José, que belas capturas!!! Parabéns!
    Pescar nessas condições, não é para todos, mas o que interessa é que correu tudo bem e ainda foste premiado e com poucos lançamentos! Quem me dera... Só eu para apanhar um bom peixe ao spinning tenho que fazer uns 500 lançamentos em dias diferentes... LOL
    A máquina foi testado e com sucesso e as capturas já dão para a janta!
    Diz-me uma coisa, por acaso essa passadeira é entre Espinho e Vila Nova de Gaia, ou estou a ver mal?! :)

    Forte Abraço e força com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manel! Entre estes dois peixes e o último com mais de 5Kg pescado em Julho também tenho muitas centenas de lançamentos... em casa é que eles não saem! :)
      A passadeira está a muitos Kms do Algarve, a menos de Espinho! ;)
      Abração!

      Eliminar
  3. Belos peixes.. Maravilha de pesca!
    Não é fácil juntar uma parelha desse calibre. Parabéns Zé Pedro.

    Fica aqui publicamente o repto.. jantar de Natal aqui em casa na garagem. Bubidas à descrição de borla com CRF pro café. Espero poder contribuir com um peixinho estreando a minha máquina rebocadora que já vem a caminho.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode haver jantar de Natal do Hotspot com "bubidas à descrição", seja ele onde for! Isso seria eliminar os membros do RobalosHotspot de "competição" por uma semana pelo menos! Ahahahahhaha!
      Ainda vamos todos contribuir com filetes para o arroz até lá, vais ver! ;)

      Eliminar
  4. Ola José Pedro Cruz
    Gostei muito do relato
    grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Antes do mais parabéns pelas duas excelentes capturas, que vão melhorar o jantar de Natal do grupo de malucos. Exato - grupo de malucos, contigo à cabeça! O relato é formidável, mas arrepiante, e pescar nessas condições só de quem está momentaneamente inconsciente...Foste tu próprio que o admitiste e cito o teu texto; "Que inconsciência (eu sei)! Para os nossos Familiares e Amigos que não pescam e mesmo para nós amantes da Pesca, pensando friamente, é um acto estúpido, insensato. Para quem se debate com um peixe destes, ainda por cima naquele cenário, deixa de haver consciência dos riscos quando se avista aquela prata reluzente na ponta da nossa linha! Não nos lembramos da Família, do trabalho, das chatices, de nada... valem os dias passados a imaginar aquele momento, os tempos que passamos a sonhar com as melhores amostras, o melhor comprimento de cana, o carreto mais adequado... Enfim, naquela altura existia eu e um robalo e tudo o resto era paisagem!"
    Faz-me um favor - nestas condições de mar e vento, não volteas a pescar sozinho!!!

    ResponderEliminar
  6. José, bela pesca! Parabéns pelos trofeus que nos apresentas. Tantas vezes vai o cantaro à fonte que... o resultado está à vista. Abraço e boas continuações piscatórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!
      O segredo, se é que se trata de segredo, é mesmo esse: amostras dentro de água sempre que possível.
      Abraço!

      Eliminar
  7. Espectáculo!
    O mar não anda a dar tréguas, mas lá conseguiste enganá-los!
    Qual é o modelo van stall que tens? Depois do mergulho só foi preciso passá-lo por água doce???
    Tenho uma curiosidade imensa para experimentar um...

    Muitos parabéns, esse jantar de natal está assegurado!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Tenho um VM 150. PAssas por água doce se quiseres... eu só passo a linha por água e está pronto para outra! :)
      Se espreitares uns vídeos no youtube vais perceber que é material de guerra e que até na areia da praia os enterram para além de pescarem "striped bass" de muitos Kgs a corricar dentro de água!
      Quando experimentares um, se tolerares o peso, não vais querer outra coisa para estas pescas mais radicais!
      Abraço!

      Eliminar
  8. Este relato tá top, às vezes sinto o que explicaste do perder a cabeça, comigo é tal e qual, assim que os nossos olhos cravam aquele brilho o coração fica a mil e a cabeça já não pensa em mais nada a não ser ver aquele menino aos nossos pés, parabéns pelos peixes para o natal José Pedro, fantástico!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Só um pescador é capaz de entender do que falo... abraço!

      Eliminar
  9. Andas numas pescas radicais andas! :)
    Grandes tarolos, já estavas a desesperar por eles e tiveste que os ir buscar à água - literalmente!

    E esse VS ainda vai dar que falar.... E vou estar por aqui para ver ;)

    Grande abraço e parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudio. Acho que este ano todos desesperamos com tanta escassez! Valem-nos estes momentos para relembrar durante as longas grades...

      Abração!

      Eliminar
  10. Grande Zé..:-) Parabéns pelos bichos meu amigo e sim!! GANDA MALUCO!!!!..mas eu sei o que é isso..hahahaha...pensas em tudo menos no que é mais importante!!...a nossa vida e em quem nos ama..:-)
    Mas o que interessa é que tudo correu bem e tu chinaste dois tarolos...hahahaha..:-)
    Em relação ao VS amigo, se eu fosse a ti apesar do que viste e leste, passava o carreto todo por água doce!!..por mais que inventem a água salgada não perdoa.:-)
    Para terminar, fico muito feliz por ti mano :-) E só te falta mesmo é vires aqui com o VS para ver se é mesmo bom...hihihihihi..:-)

    Aquele abração grande para ti e o resto da família

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo aviso Malabar, vou ter mais cuidado com o guindaste então! ;)
      Espero dar-lhe mais trabalho, seja dentro ou fora de água, aqui ou em qualquer outro lugar! ;)
      Abração Amigo!

      Eliminar
  11. boas
    grande maquina ,Van Staal
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valadas.. Grande máquina o Ze Pedro.. o Van Staal é só mais um carreto e um capricho de quem o pode comprar.. o meu ainda está na caixa pra ser desembrulhado no Natal!
      Como falamos no outro dia, nem aprecias muito o bicho!

      Continua a dar neles e eu a ver.. no teu spot mandas tu.

      Abraço

      Eliminar
  12. Faltou o agradecimento ao Rei João pelos ensinamentos dados uns dias antes... ensinamentos esses que se revelaram extremamente úteis visto que a pescaria terminou de forma agradável, com dois peixões no sacoooo. aahhahah
    Mainada! Esses vinilões só têm o mal de prender que dói, mas andando peixe é fatal ;)
    Parabéns pelos torpedos e continua a dar neles, quanto mais não seja para eu dar ao dente. ;)

    Abraço

    ResponderEliminar