segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Quando quase tudo corre mal...



Com o ano prestes a acabar, fiz mais uma investida aos Robalos, com o meu amigo Garrido. 

Ao primeiro lançamento, às 15h30 e com o sol ao alto e a água cristalina, o meu amigo engata um excelente robalo! Viro costas ao mar, pouso a minha cana para o ir ajudar a cobrar o peixe e quando volto a olhar já se tinha soltado da amostra! 

Poucos minutos volvidos, e entre as ondas previstas de 0,7m, vem um set enorme! Só tive tempo de me abrigar do impacto e de ver ao longe a minha GoPro 12 (que estava pousada numas rochas mais perto da costa, com uma protecção flutuante cor de laranja) a ser lavada pela onda e literalmente aspirada pela forte escoa! Corri atrás dela, mas a força de sucção do mar não me permitiu voltar a vê-la nos 15/20min que perdi a procurá-la... Nunca chegou a vir à superfície! Lá se foi... felizmente com muitas histórias felizes que registou... como diz a minha esposa: "ainda bem que não veio à superfície", pois eu teria mergulhado para a recuperar, com todos os riscos inerentes! Fica o aviso - muito cuidado com estes mares enganosamente calmos! As vagas podem não ser grandes, mas com períodos de 16 segundos, são extremamente poderosas e varrem tudo!

Triste e desiludido, lá voltei a pescar... dificilmente correria pior! 5 minutos de jogo e 2 cartões vermelhos logo a começar! 

Mas correu ainda pior! Assim que lanço e ainda a soltar umas asneiradas entre lamentos, engato um bom tarolo, daqueles que mostram logo ao que vêm assim que ferram! Embraiagem do Saltiga a berrar, cana dobrada e adrenalina a 1000! Luta fantástica, peixe a seco e aos pés e solta-se da amostra! Meto o pé na frente dele e uma vez mais a escoa ajuda-o a saltar sobre o meu pé e... adeus! Nem uma foto daquele belo prateado... nem a GoPro 13 nova do colar ao peito ligada! Soltei mais umas valentes asneiradas e só desejava não ter saído de casa! 

Meia hora de pesca e 3 valentes desilusões! 

Felizmente, nos 10 minutos seguintes, quer eu quer o meu amigo Garrido, apanhamos um robalo cada um, bem mais pequenos dos que os que nos tinham escapado... Ambos presos por uma "pelezinha"!... andavam a comer a medo com tanta luz do sol ao alto e com a água tão aberta!


2 comentários:

  1. Boas José,

    Epá ainda bem que a camera não flutuou porque ai tenho que dar razão às nossas esposas... lol
    Um gajo pensa que consegue lá chegar e depois é um filme do catano com esses períodos... Olha pensa assim... Vem ai o dia de Reis é mais uma prendinha para fazeres um update... lol

    Eu não sei, vocês ai apanham robalões com mar cristalino e calmo... Só aqui um gajo tem que andar a malhar e bem para os apanhar no meio da escuridão ou então com tempo chuvoso e trovoada da boa... lol

    Olha o que interessa é que ninguém se aleijou, ainda sentiste peixe e pensa foi um catch and release e agora se fosse no novo Ano tinhas que ter trabalho a registar a hora, spot, cor da amostra, cana, carrete, fateixas, etc... lol

    Feliz Ano Novo com muita saúde... O resto logo aparece...

    Forte Abraço e aperta com eles!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manel! Aos anos que não respondia a um comentário aqui no blogue! Obrigado por deixares esta mensagem! Aliás, és daqueles que sempre se mantiveram "por perto"!
      Aqui pelo Norte de Portugal também não é comum enganar robalos com as condições descritas... mas para tudo há excepções! Foi um dia atípico em tudo! Entretanto vou postar os vídeos captados neste dia pela câmara que restou (ao peito) e vais ver o galo! Grande abraço camarada e feliz 2026 com a linha sempre tensa!

      Eliminar