segunda-feira, 10 de maio de 2010

As lentes de contacto só corrigem a miopia!

Mais um fim de tarde entre amigos. Eram sensivelmente 17h quando eu, o meu pai e o Cabé nos fizemos ao mar. O nosso amigo Rui Monteiro chegou cerca de uma hora depois directamente vindo do trabalho. Mal chegou junto a mim reparou em algo que eu nem tinha valorizado - a traineira que pescava bem perto de onde estavamos não lançava as habituais artes de pesca; em vez disso, três ou quatro pescadores de cana na mão pescavam ao corrico com buldo. Apesar desta observação, ambos começamo por pescar com jerkbaits. O Rui mantinha-se sempre atento ao que se passava no barco e ia-me chamando a atenção sempre que via algum robalito a ser pescado.
O tempo passava e continuavamos sem sentir qualquer toque! O mar estava a trabalhar bem e a água transparente mas muito oxigenada. Nem queríamos acreditar que com tão boas condições não andasse peixe por ali! Sem desanimar, mudavamos os artificiais: tentamos com passeantes, com zagaias e nada! O Rui tentava inclusivamente com buldo que, confessava, esteve para ficar no carro. Nada! Em tom de brincadeira e para animar as hostes aviso o meu amigo que da última vez que me tinha esquecido da máquina fotográfica no carro tinha apanhado um robalo de 4Kg.
Eram umas 19:30, quase viragem da maré, e sem que a sorte nos sorrisse o Rui mantinha os olhos bem abertos e chama-me a atenção para as gaivinas que mergulhavam como loucas lá bem longe no Oceano! "O peixe anda longe e não chegamos lá" dizia. Entretanto, volta a apostar no buldo. Estava ele a acabar a montagem e vejo um ataque à superfície relativamente perto do nosso spot. Exclamo: "Rui, acabei de ver um robalo a comer aqui em frente!". Ele pergunta-me onde e aceno com o dedo para o local. Segue-se um lançamento certeiro e após duas ou três maniveladas o aviso: "senti um toque", diz ele. Mais duas ou três maniveladas e: "já está!". Que lindo! Que bem pescado! Que merecido!
Podia ter acabado ali que eu já estava mais do que satisfeito pela astúcia com que vi pescar aquele robalo! Mas não acabou!
- "Monta um buldo na tua cana que a petinga entrou aqui e o robalo anda atrás dela!"
- "Nunca pesquei ao buldo! Nem buldos tenho!"
- "Pega lá um buldo e uma borracha e monta isso!"
Enquanto fazia a montagem vi mais três robalos seguidos a ser majestosamente pescados! Estava estupefacto! Nunca na minha vida tinha visto pescar quatro robalos em quatro lançamentos consecutivos! Espetáculo indescritível!
Monto finalmente o buldo, faço os primeiros lançamentos e nem um toque. O Rui pergunta-me se quero uma borracha da cor da dele. Respondo que nao, tenho fé na azul e branca mesmo nos dias que correm! Heheheheh! Entretanto, e como a experiência ao buldo é nula, ensarilho o tenso. O meu amigo pára de pescar e vem ajudar-me a desensarilhar a linha. São gestos como este, que para quem pesca há muitos anos como eu sabe que infelizmente são pouco frequentes, que me fazem gostar de pescar e ter a certeza que o faço com as pessoas certas.
Senti que o meu amigo queria tanto ou mais que eu que me estreasse com um peixinho ao buldo. Felizmente ainda fui a tempo de o fazer e logo com a sensação vezes quatro!
Acabamos por pescar 9 robalos e libertamos os mais pequenos. Fica a fotografia do maior com o não menos grande pescador e Amigo que o pescou:



Aprendi a olhar o mar com outros olhos e entendi que as lentes de contacto só corrigem a miopia! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário