quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Radical até partir!

Desde que a minha segunda filha nasceu, faz pouco mais de um mês, as minhas noites são feitas de sonos intermitentes. Nada que não esteja habituado, ou não trabalhasse pelo menos uma vez por semana de noite. Hoje acordei com ela pouco antes das 7 da manhã, olhei pela janela e ainda estava escuro e resolvi aproveitar o acordar precoce e fui pescar.
Não gosto nada de ir sozinho, mas àquela hora não ia telefonar a ninguém!

Chegado ao local, em plena alvorada, o cenário era o ideal: conjugação de bom tempo, ausência de vento, mar a trabalhar certinho e a água com uma cor brutal cheia de espuma e esverdeada. Após uns 20 minutos sinto o primeiro ataque numa Angelkiss; um ataque franco, convicto e diferente para muito melhor dos (poucos) que tenho tido nos últimos meses! A melodia há muito não escutada do drag alegrou os meus ouvidos!
Posto a seco em pouco tempo, foi fotografado e filmado com dedicatória.





A manhã estava mais do que ganha e o sol erguia-se no horizonte, projectando a minha sombra sobre a água. Como não gosto que isso aconteça, preparava-me para ir para casa quando me lembrei dos meus amigos Varadas e Urubu dizerem que mesmo em Outubro o peixe atira-se ao passeante. Já há dois dias tinha experimentado sem qualquer resultado, mas a maré aproximava-se do fim e as pedras estavam cada vez mais descarnadas. O meu amigo King na última jornada de pesca tinha ali perdido uma amostra e eu sabia que o local era baixo. Foi dito e feito - Hidro Pencil bege na água! Vários lançamentos nesse local baixo e nada. Depois de umas 20 ou 30 passagens, resolvi lançar o passeante no local onde tinha engatado o primeiro robalo, um local bastante mais fundo. A cerca de 5 metros de mim vejo um peixe a perseguir a amostra que a ataca ao de leve e falha. Pensei cá para mim: "mais um miki maluco!". Parei o passeante e zás! Com o drag quase fechado ao máximo apercebi-me que ou o abria ou o "miki" rebentava tudo! Mal o abri, foram logo uns metros valentes de linha, sempre em direção ao fundo e para fora! Cabeçadas fortíssimas e passeante nem vê-lo nos 10 minutos que se seguiram! Que saudades destas emoções! Há quanto tempo não sentia um destes! Ao fim de uns minutos espetaculares vislumbro pela primeira vez a cabeça da fera - um cabeção com uma linha a entrar na boca e amostra nem vê-la! Fiquei ainda mais em êxtase! Abeiro o peixe, meto-me quase dentro de água e aproveito uma onda para o tentar pôr a seco. O peixe sobe para uma rocha com declive, pára por instantes e volta para dentro de água na escoa! Ai o que eu dava para ali ter um Amigo! Repetiu-se o mesmo 2 vezes e à terceira, a minha Lesath Power Game parte em 5 partes! Estava a ser uma pesca radical, até ela partir! Com muitos palavrões pelo meio, pois quando a cana partiu deixei por instantes de ter a linha tensa e pensei que o peixe tinha fugido, estiquei a linha e ele ainda lá estava. Trago-o com dificuldade à superfície e vejo que o Hidro Pencil já está fora da boca, só com 2 anzóis de uma das fateixas cravados! Mais 40 asneiras e a lembrança de uma bicuda enorme que me fugiu no ano passado nos Açores quando a tentei levantar pela linha para não partir a cana. Isso não podia voltar a fazer! Fechei o drag , corriquei o máximo de linha que consegui com os elementos soltos e carreguei a minha última esperança numa vaga! O animal estava a seco!







Estes peixes são dedicados ao Rei João (que eu muito gostava e bem merecia ter lá estado), ao Urubu, ao meu Cotinha e claro - à mais jovem menina do clã Cruz que fez o favor de me acordar, bem como à sua mana mais velha que me tinha escondido a chave do carro que me vi grego para a encontrar antes de ir pescar!


19 comentários:

  1. Diz ao Tiago Xinante que o vais vender e nunca mais vais sozinho à pesca....
    Beijos
    Mana

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, pena mesmo é de não termos imagem desta captura radical!
    Mas pelo menos fica provado que eles andem aí??????
    abração e parabéns

    ResponderEliminar
  3. Boas José,
    Epá a Lesath partiu??? tava a ler o relato todo entusiamado até à parte em que a lesath partiu...voltei a ler mais duas vezes e não queria acreditar...Qual é o modelo 120 ou 150 Grs?
    Bons peixes pena pela cana....
    Quanto pesou o maior?
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabens Zé Pedro tarolo fantástico mesmo muito bom pena a cana mas que se lixe valeu a pica toda.

    ResponderEliminar
  5. Linda pesca sim senhor, estás de parabéns amigão!
    Já tiraste a barriga de misérias,esse hidro pencil faz muitos estragos,pena foi mesmo partires a vara mas ainda bem que já resolveste o problema relativamente à cana!
    No video do peixe estás com cara de assustado LOL.
    Agora é continuar assim com a mão quente para partires mais canas com peixes violentos :).

    Forte abraço amigo e mais uma vez os Parabéns
    Rui Urubas

    ResponderEliminar
  6. Obrigado amigos!
    Quanto a cana também fiquei estupefacto, ainda mais por ter "explodido" em 6 sítios em simultâneo quando sujeita ao esforço de colocar aquele animal a seco!
    Penso que se trate de defeito de fabrico ate porque o carbono deste modelo e dos melhores da Shimano. Já contactei o vendedor que foi como sempre impecável e penso que a Shimano se vai responsabilizar pelo sucedido. A cana nem um ano tem...

    Valeu pelos peixes!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns José, pelo relato sempre dinâmico e pelas capturas. Epa quanto a cana, eu tenho uma igual novinha, até já me benzi,espero que corra tudo pelo melhor. Um abraço José.
    Filipe.

    ResponderEliminar
  8. Congratulo-me por ser dos primeiros a estar com esses peixes na mão!!! Grande malha Zé Pedro, parabéns!!! Quanto à cana, eu não queria ser muito radical, mas esse tipo de canas(cotonetes), são para a captura de "Espécies Gay" ahahahahahahahahahahahaha. Abração - Cabé

    ResponderEliminar
  9. Olha, anda aí num Fórum um indivíduo que apanhou um igual a esse ........ à mão!!! Não acreditas??? vai lá e vê eheheheheheahahhahahaha. Abraço - Cabé

    ResponderEliminar
  10. Quando vais sozinho só fazes estragos!!!!

    Parabéns Zé.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Parabéns sr. Pedro !!!
    Grande pesca (á homem) que saudades de ver uns bichitos desses...
    Força! Continua e aproveita que eles andam por aí.
    Grande abraço !!!

    Treclas.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia José Pedro!
    Dessa é k ñ estavas a espera, k um Miki te partisse a cana e te deixa-se com uma cara de kem viu um filme de terror :)
    Gostei deste relato, parabéns e continua.
    Saude

    ResponderEliminar
  13. boas amigo
    parabens pelos mikis ahahahahh
    boa travessa de peixe para a familia.
    Valadas.

    ResponderEliminar
  14. Boas mestre Cruz,

    Grande relato, os peixinhos é que são piquininos... hehehehe...

    Granda BICHO MAU sim senhor, era tão mau que já viste o que te fez à cana?... Bem se a Shimano se responsabilizar corre tudo bem até ao fim... e esta pescaria NUNCA mais a vais esquecer ;)

    O ROBALÂO que me partiu a cana em 5... hehehe

    Ainda bem que vão saindo alguns peixões de vez em quando... para o pessoal não desistir ;)

    Um post 5 estrelas amigo JP Cruz.

    Grd abr, Matos

    ResponderEliminar
  15. Boas master Matos! Andas desaparecido como os robalos grandes!
    Foi uma manha muito boa e pelos vistos vai melhorar pois vou receber uma cana nova já que parece que a Shimano assumiu que se tratava de um defeito de fabrico. Mal tenha o problema resolvido faço um post mas tenho desde já de agradecer ao dono da loja onde comprei a cana - o Toninho do Gaia Pesca - que, como sempre foi inexcedível na ajuda! São estes pormenores que justificam as nossas escolhas e a mais valia das lojas físicas.

    Um abraço master!

    ResponderEliminar
  16. "parece que a Shimano assumiu que se tratava de um defeito de fabrico"

    As coisas quando correm bem, a meu ver, tambem são para ser ditas, não é só deitar a baixo quando corre mal.

    Por isso, se realmente a Shimano se comportar à altura é mesmo caso para meter um post ;)

    Boa sorte, Matos

    ResponderEliminar
  17. Isso mesmo master Matos! Penso que já chega para a semana a batuta nova e aí farei o merecido post.

    Obrigado pelos conselhos que enviaste! ;)

    ResponderEliminar
  18. os meus parabéns por essas beldades de robalos, pelo relato e claro pelo video que enchem sempre tanto os olhos a quem os vê.

    quanto a cana... se quiseres podes tentar com supercola 3, mas não fica a mesma coisa..hehehe

    1 abraço e continuação

    ResponderEliminar
  19. Zézão...

    até me custa dizer... mas agora estiveste bem ! hehehehe...

    Tudo acaba bem, quando acaba bem ;)

    Ainda te estou a dever um almoço, não penses que me esqueci, vê lá se da próxima vez que cá vieres, se vens com mais tempo ;)

    Fatia de tarte de maçã para a sobremesa... hehehe

    Abr, Matos

    ResponderEliminar