terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Últimos cartuchos certeiros

Como todos podem verificar postei "Os melhores momentos de 2011" no dia 17 de Dezembro, embora com a ressalva que ainda tinha muita fé nos "últimos cartuchos". Se a pescaria de ontem foi agradável mas sem nenhum exemplar digno de figurar no "best of", hoje a história foi outra... O Amigo Pedro Nunes pediu peixe maior... :) ...já lá vamos!

Saí de casa ainda de noite para ir buscar o Rei João. Guiámo-nos pela tábua de marés online quanto ao nascer do dia e saiu-nos o tiro pela culatra já que o dia nasceu cerca de meia hora antes da hora estimada no dito site. À custa disso começamos a pescar já bem de dia, perdendo uma das alturas de que mais gostamos... Paciência! Pelo menos o mar estava espetacular, com ondas de metro/metro e meio a trabalhar certinho. Os mantos de espuma criavam ilusões e a leve brisa ajudava a sonhar. Lançamento após lançamento comecei a afastar-me do King, que insistiu algum tempo num spot de areia. A verdade é que estava bom em todo o lado e até custava escolher um spot. Fui saltitando de rocha em rocha e lançando aqui e ali, até que um pescador que estava perto de mim engata um bonito robalo ao boião, na casa dos 3 ou 4 Kg. Apesar de não o conhecer, dei-lhe os parabéns e fiquei contente por ver reforçada a minha convicção de que o peixe andava por ali... provavelmente mais fora do que onde as minhas amostras estavam a chegar...
Troquei a amostra pelo buldo e o meu Amigo King, que entretanto me apanhou, emprestou-me um pingalim verde matador. Apesar de muitas tentativas, o peixe teimava em não colaborar. O João começou a desanimar, a dizer que a água estava muito aberta, que o mar tinha caído de mais, que a hora já não era a melhor, que o Cuco nunca mais chegava...
Telefonamos ao Cuco, que ainda estava atrasado e tinha trabalhado 24h, mas que confirmava que ainda nos iria fazer companhia. Quanto mais não fosse por isso, o King ia ficar por ali à espera dele, mas não estava muito motivado. Repeti-lhe vezes sem conta para não desistir, pois um dia como o de hoje era raríssimo nesta altura do ano. Mesmo assim, parou de pescar mais de meia hora depois de perder um ferro! Já eu, mudava de amostra para buldo, de buldo para ferro, de ferro de volta para amostra... e com material da pesada... embora com os mesmos resultados práticos!
Entretanto o nosso Amigo Cuco chegou e fomos os 3 a um spot onde já fui muito feliz no ano passado! Ahahahah! Preparava-me para meter um ferro para habilitar numa zona mais inacessível e disse ao Cuco: "Que se lixe, está pouco mar, vai para lá a Daiwa SP!". Lanço enquanto cantarolava ao vivo e a cores "I´ve got the moves like Jagger", quando sou interrompido pelo drag do meu Stella 6000FA. O Cuco ao meu lado apercebe-se logo e o King vem a correr de longe para ajudar. Peço ao Cuco que tire a máquina fotográfica da minha mochila e que filme, mas com a emoção pensou que não estava a filmar e ficou apenas o registo sonoro com a bela vista de... calhaus! Ahahaha! Mas vale bem pelo registo sonoro e como tal tenho de o partilhar! Aqui vai, sem espinhas e cheio de adrenalina! :)





Ainda pescamos mais uma meia horita e demos por terminada a manhã de pesca.



É importante registar que o peixe foi pescado às 11:30h!

De tarde voltamos à carga sem o nosso Amigo Cuco. Foi a vez do King John safar a grade com um bonito miki - a sua especialidade! Ahahahah! O gesto foi bonito e ficou registado.



Mais uma vez ficou provado que um dos principais segredos da pesca é a persistência e que a melhor hora é aquela em que a amostra passa ao lado da boca do peixe!

Pelo sim pelo não, para o ano faço o vídeo dos melhores momentos do ano em Julho ou Agosto! Ahahahah! E peço ao nosso Amigo Pedro Nunes para pedir robalos maiores! :)

Os últimos cartuchos estão certeiros. Será para continuar? Vamos fazer por isso enquanto o tempo deixar! ;)

10 comentários:

  1. Boas pessoal,

    King não desanimes tão facilmente.... antes de spinnar 8 horas seguidas e nem um toque aí sim já podes desanimar um pouquito....

    Mais de 10 horas seguidas já podes chorar.... hehehe

    Mais de 12.... vai para casa... hehehehe

    Brutal o primeiro video.... o titulo ainda está melhor... HEHEHE...hehehe... muito fixe ;)

    JP Cruz uma peguntinha:

    então como está a cena da tua cana ?

    Grd abr, boas fotos e artigo ;)

    Matos

    ResponderEliminar
  2. Assim sim malta,aproveitem os últimos cartuchos que eles andem ai.....grande martelo amigo a persistência foi recompensada!
    Parabéns aos 3.

    Abraço
    Urubas

    ResponderEliminar
  3. Se é só pedir, então em vez do Pedro peço eu. Saia lá a seguir um de 5 a 6 quilos s.f.f. eh eh eh!
    Um abraço pessoal.
    Filipe.

    ResponderEliminar
  4. Eheheheh!
    Filipe, este não parece porque não era comprido, mas estava ovado e passava os 5Kg! ;)

    Mas venha outro de 5 a 6Kg que é bem vindo!

    ResponderEliminar
  5. Master Matos, a Lesath ainda não a voltei a ver... mas acredito em quem me disse que me davam uma nova... agora a pescar com a Sea Bass de 4,20m é para a musculação, mas mata o peixe sozinha! ;)

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, como de costume a reportagem está excelente, com um argumento digno de Hitchcock...ollolol
    Excelente captura, que pelo relato foi trabalhada e muito desejada, o que mostra que como em tudo na vida as coisas exigem muito trabalho e persistência!
    Quanto à recolha de imagens da captura do bicho, só posso dizer que acho que o Dr. Cucu "inaugurou"/inventou um novo conceito de reportagem!
    O audio com video do chão onde o "crime" aconteceu...olololo.. com uma inegável vantagem, o pessoal fica com água na boca a imaginar como terá sucedido e parte o coco (cucu) a rir com a banda sonora.
    Se a moda pega...ololol
    Parabéns ao mestre do lançamento...Pedro Esticoin Robalão Cruz
    Mai NADA!
    Xinante Atmosférico

    ResponderEliminar
  7. Hehehehehehehe!!!!
    Oh JP.. assim está bem, esse gostei de ver, agora tens k actualizar o video dos melhores momentos, pq já vi k estas cheio de fé e ainda faltam uns dias p o final do ano...
    Um abraço e continua.

    ResponderEliminar
  8. Só pra dizer que o video tens direitos de autor.. não é facil captar planos de tamanha precisão.
    Grande manhã.
    Abração a todos.

    Sérgio Silva (Cuco)

    ResponderEliminar
  9. Hola Jose Pedro.
    Precioso lugar de pesca y buen Robalo,enhorabuena compañero.
    Un Abrazo y Felices Fiestas.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Juanrra e Boas Festas para ti também! ;)

    ResponderEliminar