quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Contra todas as teorias

As baixas temperaturas sentidas nos últimos dias têm sido um impedimento para umas nocturnas, porque o mar tem-se apresentado calmo (até demais). Acabado de sair das aulas, cheguei ao pesqueiro eram 19:00h.
Enquanto montava a cana, fisgava um zona de pedra onde o mar estava a “trabalhar” bem. Cheguei ao pesqueiro e estava fenomenal, daqueles dias onde pensamos que tem de andar por aqui algum peixe. Mas não andava, lançamento atrás de lançamento……… toques atrás de toques e nem um peixe, comecei a desanimar. Mudo de sítio para uma praia longa, com baixos e cheia de areia (para alguns não há peixe em praias de areia. Vá-se lá saber porquê).
Começo a bater a praia, lançamentos curtos, lançamentos longos e não havia maneira de conseguir enganar um labrax. Vem-me ao pensamento ligar ao Rui “Urubu” e fazer uma pausa, quando uma onda maior se forma. Eu, apesar de estar de fato, não me quis molhar e corri para trás deixando a amostra dentro de água.Sem prever estico a linha, dou duas maniveladas e tzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! Finalmente, um robalote. Como o peixe se farpou na escoa, pensei que a arrancada que fizera mar dentro se devesse a isso, não podia estar mais enganado. Enquanto dava três maniveladas, ele levada 5 tzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, pensava eu: "Estou lixado, sozinho e com um bom peixe, como é que o vou buscar à escoa "?
Para meu espanto, o robalo debateu-se parecendo um achigã, aparecendo fora de água para se tentar desferrar! BRUTAL ! Alguns palavrões pelo caminho, já se ia aproximando de mim, quando vejo finalmente o Animal à tona nem queria acreditar no seu tamanho. Aproveito uma onda maior para o trazer até mim, mas o peixe em 30cm de água ainda arrancou em direcção à escoa, já estava a ver a coisa mal parada…… Mas nunca deixei de ter a linha tensa! Mais meio minuto, e numa outra onda consegui metê-lo em seco, e mando-me para cima dele para o agarrar….. ahahahhahaha! Já não escapas! Ainda fiquei uns minutos completamente pasmado a olhar para esse magnífico exemplar e sem dizer uma única palavra.



Ligo ao Urubu para lhe contar e as palavras saiam-me a tremer……. A adrenalina ainda corria no sangue. Alguns telefonemas da praxe e ligo ao Zé Pedro quando ele me diz que o Rui lhe tinha contado e já vinha a caminho. Quando chegou apercebeu-se da “gravidade” da situação ahahahahahahah, deu-me os Parabéns e ficou tão feliz como eu que o tirei. Tive pena dos meus Amigos não terem estado comigo quando o engatei, pois adorava partilhar este momento com eles e claro , dar-lhes a tanga do costume ! ahahahh


Tirando as fotografias é que me apercebi do quão grande era o Robalo, porque mal conseguia pegar nele durante uns segundos consecutivos .


A lição fica que o mais importante é ir pescar, desta vez não apostava nada pois o mar estava “chão” e a água completamente cristalina, mas este robalo optou caçar pela calada da noite.
Lá se vão as teorias


Material: Shimano Speedmaster 3m 50-100
Daiwa Exceler Plus 4000E
Power Pro 0,19mm +baixo 0,40mm
Angel Kiss 140



24 comentários:

  1. Brutal!!!! Tantos Mikies soltaste que eles juntaram se e chamaram o teratrisovisa-avô!!!! Parabens é mesmo como ouvi é o peixe de uma vida!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rcruz.Afinal o Karma existe mesmo, e com recompensas destas ainda dá mais gosto libertar um robalo sem medida.

      Eliminar
  2. muitos parabens por esse lindo exemplar...como o josé pedro diz no filme, é um robalo de uma vida...
    guarda bem esse momento e desfruta-o.

    espero que batam o record em breve ;)

    ps. partilhei o video no meu fb, porque realmente estas capturas são para serem divulgadas...

    1 abraço de aveiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Kaywox, agora deixo os restantes membros do blog apanhar um de 8,419kg ! ahahahahah

      Eliminar
  3. Mais uma vez, parabéns.É de facto um peixe impressionante, muito acima do meu record.
    Olha, aqui em baixo, apanha-se alguns bons peixes na areia, tem saído alguns de bom porte.
    Parabéns acima de tudo por teres insistido e quem tira um peixes desses tem que ser pescador. Parabéns João, um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pessoal, um dia destes apanhamos um deste calibre numa parceria RobalosHotSpot & OsPescas

      Eliminar
  4. Mas que excelente e raríssimo exemplar! Devem ter sido momentos inesquecíveis e sem dúvida este é o peixe de uma vida ! Que venham mais desses !! Muitos parabéns Rei João ;)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário Inácio, peixes destes são raros mas ainda existem.É questão de insistir.

      Eliminar
  5. Parabens!!

    Como di o teu amigo...grande, grande animal!!

    Saudos

    ResponderEliminar
  6. Boas REI João!
    Desde já os meus sinceros e grandes PARABÉNS, o que tu apanhaste é o sonho de qualquer pescador de Robalos, esse é o peixe de uma vida, e desses já há poucos...
    Eu ainda há dias disse no post do dia 9 de Janeiro do vosso blogue que tu um dia destes apanhavas um cabeçudo dos Grandes, e aí está ele... Agora quero ver quem goza com quem :) Faz umas poucas T-shirts com essa foto e vai-lhes oferecendo à medida que os gajos vão fazendo anos :))
    Um abraço e mais uma vez Parabéns.
    Mas afinal quem é o REI!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHAHA.... grande ideia Nunes...
      Só falta investir numa lanterna de cabeça POWER LED, se o bicho já pareecia grande e não se via metade... Imagina com luz !!!

      HEHEHEHEHE.... Estiveram bem os 2 intervenientes na acção... parecia um dos nossos filmes à noite... que mal se via o peixe... mas neste sempre se vê alguma coisa com FULL SCREEN e Luz apagada !!! HEHEHE

      Mais uma vez SEUS CAGÕES DO NORTE, os meus PARABENS ;) que merecem ;) ABr

      Eliminar
    2. Obrigado Pedro Nunes, quanto às t-shirts já estão a ser feitas ! ahahahahha
      CObrigado Matos,mas eu estrago uma luz a cada 5 pescas, achas que vou comprar uma de 40 euros ?? Nunca na vida.
      PS: Já descobriste a "dita" ? ahahhaah

      Eliminar
    3. Ó KING.... mas tu estragas uma lanterna em cada 5 PESCAS ????

      Mas tu nadas atrás dos gajos ou quê ???

      Olha que nadar atrás deles e meter-lhes a comida na boca à força não conta!!!

      HAHAHAHAHAHA.... esa merda é batota !!! HEHEHE...hehehe... Já tou a ver a cena toda, tu viste o BARROTE, saltaste-lhe para à espinha e obrigaste o gajo abrir a boca e deste-lhe MacDonalds !!! Comida de plástico...hehehe eu já vi o filme todo!!! HAHAHAHA...

      Grd abr, continua assim ( a abrir-lhes a boca )

      Eliminar
  7. Boas pessoal,

    então seu Cuaralhos... hehehe... com um BARROTE deste calibre vocês nunca Ouviram falar no POWER LED ??? HEHEHE...hehehe... ou ainda não chegou ao Norte ??? hehehe

    Se tivessem uma o peixão ainda crescia mais um palmo no mínimo.... HAHAHAHA

    King, agora vai ser mais dificil bater este recorde.... nunca se sabe... PARABENS pelo estupendo BARROTE como o JP Cruz disse: Até parece uma corvina....

    Grd abr, Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigos, estou eu aqui a picar-vos a moina... e vocês não reagem ás minhas provocações... HEHEHE...hehehe... Ó JP Cruz andas em baixo de forma nem pareces o Spinner com quem tcl no FB!!! HAHAHA...

      Amigos espero que esteja tudo bem convosco ;)

      Grd abr

      Eliminar
    2. Grande Master Matos, ando a ver se apanho o neto do do João para te calar! Ahahaha!
      Como diz o nosso amigo Pedro Nunes - Lobo do Mar - agora meti a viola ao saco e tenho de levar com o King Petas! Ele agora é que tem moral para responder a provocações! Ahahahah!
      Quando apanhar o meu peixito (porque ainda não me estreei este ano, apesar de já ter perdido um barrote aos pés) podes estar certo que te respondo mais rápido que no FB! Ahahahah!

      Grande abraço Amigo Matos!

      Eliminar
  8. Depois do relato e vídeo só posso reforçar os parabéns ao king jonh e esperar que a família do bicho venha ao funeral para que os restantes elementos do trio tenham a sua oportunidade de pescar um robalo verdadeiro jurássico.
    Grande Abraço Grande João!
    Fica bem!
    Xinante Atmosférico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadão Prof. Xina ! Eles que se dediquem ao GO FISHING no Facebook que é melhor .... ahahahahah

      Eliminar
  9. Oh Rei, é isso mesmo, em breve havemos de fazer uma pesca. Estive a falar com o meu pessoal e eles têm essa vontade.
    O go fishing é um bom jogo sim senhor, lololol.
    Um abraço, filipepc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é falar!

      Já ando a ver locais para pernoitarem por aqui baratuxos e perto dos nossos spots! ;)

      Grande abraço e até breve!

      OSPESCAS HOTSPOT vai ser uma mistura explosiva! Ahahahah!

      Eliminar
  10. Ó King, depois de toda a "Adrenalina" gasta na captura desse "Grande Cabeçudo", tens de te acalmar e dedicar aos "Lulões".....................por uns tempos!!! ahahahahahahah. Grande abraço e mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
  11. Oi King
    Mais uma vez mts parabéns pelo exemplar de luxo, quem pensa que na areia não se apanham barrotes estão completamente enganados, todos os meus exemplares fora tirados em praia so com fundo de areia. Quanto á ida aí , já falamos sobre o assunto e teremos muito gosto em nos deslocarmos aos vossos spots, quanto ao PESCASHOTSPOT os labrax´s que se preparem !!
    Um grande abraço para o King, JPC e Rui Urubu
    Pedro ( PJPescador )

    ResponderEliminar