domingo, 19 de fevereiro de 2012

O BURACO, AS LAPAS E O PEIXE-LUA SUICIDA

Não há melhor forma de começar uma crónica de pesca do que recorrer a um velho aforismo celebrizado entre os pescadores. Há, então, quem defenda que na pesca “há dias do pescador e dias do peixe”.
O último sábado foi, sem sombra de dúvidas, Dia do Peixe! Esta afirmação não significa que não haja muito que contar da jornada.
Vamos então por partes. A ação de pesca decorreu ao largo de Viana do Castelo e começou quando o sol ainda não tinha aparecido. A bordo do Kiko seguiam o seu proprietário (o Barros), o Pombal, o Zé Pedro e, claro, eu. Todos animados com a perspetiva de um excelente dia de pesca de gorazes e de carapaus, apesar do intenso frio matinal.
Começamos a pescar a noroeste do porto de Viana, a 18 milhas da costa, e com um mar “chato”, agravado pelo facto do barco ter ficado aproado com um rumo diferente da ondulação. Todos sentimos as consequências do balouçar da embarcação, mas o mais afetado acabou por ser o Zé Pedro, que não resistiu muito tempo e teve de fazer sucessivas pausas ao longo do dia para recuperar do enjoo... E tudo terá começado logo no primeiro lançamento, com a estreia do seu novo carreto elétrico, indispensável para uma pesca a mais de 120 metros de profundidade e com chumbadas de 300 gramas! Pois bem, apesar de ter lido o manual do novo equipamento, a verdade é que após o primeiro lançamento, o Pedro notou que ao recolher a linha esta se juntava apenas numa das extremidades do carreto. Foi precisa a intervenção do Pombal, ótimo a resolver problemas, para se chegar à conclusão de que o Zé Pedro se tinha esquecido de enfiar a linha pelo buraco do distribuidor do carreto... Uma falha imperdoável, já que eu, como pai, sempre lhe disse que havendo buracos é para enfiar!!!
Quanto à pesca, foi como disse um Dia do Peixe, ou seja, há pouco para contar. O Barros ainda assim fez jus à sua condição de anfitrião e foi o que mais peixes conseguiu. Isto não quer dizer que não se tenha tentado – fizemos várias poitadas, avançamos para profundidades maiores (até aos 147 metros), mas o resultado pouco se alterou. O Pedro teimou, teimou, apesar do enjoo, e não acabou a jornada sem experimentar as lapas que tinha recolhido com tanta esperança... Mas o resultado foi o mesmo e o êxito das lapas como isco no alto-mar terá de ser testado em próxima oportunidade. Para já só o Pedro acredita neste isco...
No final, tínhamos juntado seis gorazes, todos acima da medida regulamentar, várias fanecas (todas graúdas) e umas dezenas de carapaus dos grandes, além de uma mão cheia de outras espécies. Safou-se a grade e valeu pelo convívio entre quatro amigos, num dia em que da parte da tarde o Sol já aqueceu o nosso corpo moído pelo balouçar constante do barco...


No regresso, com o mar de feição, “voamos” a cerca de 20 nós. Já com a costa no horizonte, tivemos um susto valente. Um enorme baque, o motor a levantar e o Barros a reagir de imediato, desacelerando e suspendendo a marcha. Todos de pé a ver o que tinha acontecido, com a suspeita generalizada de que teria sido um tronco à deriva ou uma bóia de pesca a ser abalroada pelo motor. Mas a realidade foi bem diferente – um bonito peixe-lua (talvez com ideias suicidas...) não se desviou da rota do barco e foi colhido. No entanto, graças à sua estrutura óssea, e depois de uns momentos de aturdimento, o bonito exemplar desta espécie protegida (seguramente com mais de 10 quilos) lá se recompôs e seguiu a sua viagem, tal como nós.
Por aqui também se comprova que o último sábado foi, de facto, Dia do Peixe!

16 comentários:

  1. Exceptuando o previlégio da companhia, foi um dia para esquecer: falhei no buraco, chamei o Gregório até fazer bolinhas e ainda dei de cabeça com um peixe-lua quando pensei que o calvário já tinha acabado! Ahahahah!
    Melhores dias virão com toda a certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HEHEHE...

      essa foi pela rasteira que me passaste !!! hehehe...

      Há dias e dias... fica aqui outro aforismo: Há mais marés que marinheiros...

      Agora tens de te concentrar no teu objectivo... abafar o King...hehehe

      Bom texto JM Cruz ;)

      Grd abr ;)

      Eliminar
    2. Só quando ele fizer 40 anos é que o deixo apanhar um tarolão daqueles XXXLLLLL.. Mas só faço isso para a chamada "middle age crisis" ou "middlelife crisis" não o afectar muito ! ahahahahah

      Eliminar
    3. Boas Mini-Master!
      Quanto ao King, não preciso de me esforçar muito... já diz o ditado. "Uma andorinha não faz a Primavera"...

      Quanto à crise de meia idade, espero k seja só aos 60, pois espero viver até aos 120! Já certos gajos ainda nao passaram da fase de fazer gaiolas... é muita espinha no rosto... há que ter paciência e dar-lhes o desconto de cartão jovem!

      Eliminar
  2. é mesmo assim! para a proxima será melhor!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Melhores dias virão, ou vão vir?! Acredita rapaz!!!!!

    Um forte abraço ao quarteto.

    ResponderEliminar
  4. Olá pessoal, nem sempre damos com eles... É mesmo assim a pesca.
    Os peixes vermelhinhos, parecem cantarilhos... são? Gosto bastante desse peixe cozido, é muito branca a sua carne.
    Um abraço e as melhoras ao Gregório ahahaH!
    Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amigo Filipe! É verdade, esse peixe é o cantaril e diz quem já o comeu que é muito saboroso. Os meus Amigos Pobal e Luís Lareiro dizem que já os apanharam com vários Kg, mas são muito enganadores... não sei... Ahahahah!

      O Gregório felizmente já foi para outras bandas, finalmente! Ahahahah!

      Grande abraço!

      Eliminar
  5. Grande aventura essa,mesmo assim gostaria estar a bordo para ver o Esticoin a fazer bolinhas e segundo sei,um peixe bom abater e pescadores que não sabem meter a linha do buraco,sem comentários................kakakakakakakakakaka,mas existe um ditado "Logo que tenha buraco e respire"............ enfias tudo.
    Depois imagino o filme no regresso,um gajo morto,branco como a cal e ouvir um estrondo no casco,acordaram todos "pá" vida,Fonix!
    O peixe lua já deve estar na lua!
    Grande relatão Sr.José "Cotinha" :))))),

    Abração a todos
    Urubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gajos que só queriam ter ido para ver o Amigo branco e a chamar o Gregóoooooorio, não são Amigos! Ahahahahahah!

      Eliminar
  6. Mais um bom relato a aquela boa dose de humor à mistura!!!Ninguém reparou que a falta de pontaria do Zé Pedro (no buraco) se deveu à nausea do enjoo ahahahahahahahahah. A chamar o Gregório daquela maneira, nem na "Cratera do Etna" ele acertava kakakakakakakakaka Abração e parabéns pela pescaria - Cabé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Amigo Cabé! Afinal há alguém que entende o que é ter real dificuldade em acertar no buraco! Ahahahahahah!
      Faltou-me o molho picante para dar força! Ahahahahah!

      Eliminar
  7. ATÉ FAZ BOLINHAS ! GRU GRU GRU ahahhahaha
    Quem se esquece de passar a linha pelo buraco, ou não foi bem ensinado(acho que não é o caso) ou então gosta da apanha de morangos ....
    Querias sempre fazer uma pescaria como a da outra vez, caixotes cheios ... Quem dera que fizesses mas não é todos os dias Sábado ;).
    E gostava de agradecer ao Sr.Cruz pelos belos 5min em que me deixou a rir sozinho com o "...o Zé Pedro se tinha esquecido de enfiar a linha pelo buraco do distribuidor do carreto... Uma falha imperdoável, já que eu, como pai, sempre lhe disse que havendo buracos é para enfiar!!!" ahahhahaah
    Abração

    ResponderEliminar
  8. O que Vossa Excelência queria era ter ido no dia da "tal" pescaria, mas estas pescas são para Homens de barba rija e nao para meninos borbulhentos que só sabem fazer gaiolas!

    ResponderEliminar
  9. Cuidado com os "Direitos de Autor" das "Gaiolas" ahahahahahahahahahahahahaheheheheheheheh.Abraço

    ResponderEliminar