segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Carolina também foi pescar

Fazia algum tem que o Dr.José Pedro me dizia: "Sérgio, temos de ir a S.Jacinto pescar e degustar uma caldeirada de Peixe".

No ano passado não foi possivel combinar uma pescaria com este bom Amigo, mas este ano não podiamos deixar de a combinar, e desta vez  acompanhou-nos também o Professor Sérgio Andrade com o seu tio Rui que está emigrado nos States, mas que valoriza genuina e generosamente tudo o que é Português... Obrigado Sr.Rui, pela agradável companhia e pela demonstração do que é ser um bom Português (coisa nada fácil nos dias que correm).

Lá rumamos em direção ao pesqueiro, com a certeza que a melhor maré era durante a tarde e optamos pela parte da degustação antes da pescaria.

Depois dos depósitos atestados apanhamos o barco e montamos canas... iscos para o líquido, chumbadas a correr em direção à foz e foi esperar. Só faltava a milagrosa minhoca de mar, pois não faltava a navalha, minhoca de rio, cazulo, caranguejo mole. Confesso que não estava a ser o dia de pesca mais entusiasmante, mas ao fim de 1h lá se engatou a 1ª dourada com o Dr.José Pedro a faturar e a justificar o período longo de ausência nestas lides piscatórias.


Uns 30 minutos depois, lá enganei eu um sarguinho bem jeitoso, coisa rara no sitio onde habitualmente só saem boas douradas.


Os pequenos toques iam-se sucedendo, pouco esclarecedores e definitivos, com uma ou outra faneca e choupa pescadas... o vencedor em número, sem dúvida o de sempre: Sr.Cruz.

Voltamos para casa, com a sensação de dever cumprido e satisfeitos pela bela tarde de domingo passada entre amigos.


Carolina, um beijinho especial para ti.. deu para perceber a alegria e orgulho que sentiste quando o teu papa tirou o maior exemplar do dia. Fica aqui uma promessa que para a próxima a Joaninha também vai.

9 comentários:

  1. Mais um belo encontro com velhos Amigos proporcionado pela Pesca!
    Começamos por um excelente almoço (gentilmente oferecido pelo Sr. Rui) que foi digerido durante a tarde de pesca. Podia ter sido melhor, mas valeu sobretudo pelo convívio, pelas risotas e por 2 belos peixes (a dourada do Dr Zé Pedro e o sargo do Cuco). O Cotinha agora dedica-se à criação para reclamar o título que há muito é seu do pescador de maior número de exemplares...
    Só me resta contentar com o facto de ter feito a montagem, ter iscado e lançado a cana em que o Dr. Zé Pedro posteriormente recolheu a dourada! 50% do mérito é meu! Kakakakakakaka!
    É que este Cuco é um amigo do cu, e nem me incluiu no relato! Já não basta ser o reporter fotográfico que nunca aparece nas fotos e ainda sou esquecido no relato! Kakakakakaka!

    Acho que conquistamos mais um adepto para a Pesca - o nosso Amigo Sérgio Andrade - que apesar de não ter pescado nenhum exemplar, já ficou contente por ter tirado o mesmo que eu! Kakakakaka! Vê-se logo que é benfiquista: contenta-se com o empate!

    Grande abraço a todos e obrigado pelo convício!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Zé, os amigos são assim.. às vezes muito amigos, outras vezes ingratos; mas sempre o suficiente amigos para se perdoarem e desculparem. Tens toda a razão e desde já o meu pedido de desculpas! Sem dúvida alguma que este dia de pesca sem ti seria uma monotonia pegada (disse-te pessoalmente). Não foi por mal o esquecimento na referência da tua pessoa.

      É por isso que acho que tenho pouco jeito para estas coisas dos relatos!


      Grande reportagem fotográfica e bom comentário a completar aquilo que não foi dito.

      Abraço

      Eliminar
    2. Deixa de ser cromo, tou na brinca!

      A minha fezada contrabalança sempre o teu cepticismo! LOL

      Abração mikes!

      Eliminar
  2. Grande momento de convivio!!!
    Foi pena as douradas estarem tímidas, mas certamente valeu pelo repasto e pela paz a que esse sitio nos eleva.
    Gostei de ver o Sr Cruz a pescar no meu pesqueiro e a "matar" peixe. Quem sabe sabe e a leitura das aguas não está ao alcançe de todos. ( BOTA OS OLHOS PEDRO) hahahaha

    Um forte abraço para o gangue.

    ResponderEliminar
  3. Valeu pela pescaria, mas sobretudo pelo filme que está espectacular como sempre. Parabéns a todos pelo convívio e pescaria. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o texto e com todos os comentários. Foi, de facto, um belo dia de convívio!
    Quanto à pescaria, foi dia... do peixe. Comeram, comeram, comeram, quase sempre de borla, ou como diria o outro comeram de "faco e garfo". Mesmo assim foi espetacular que o Dr. Zé Pedro tenha sentido pela primeira vez os "sacões" de uma dourada, ante o olhar embevecido da filha. Pena foi que o Dr. Sérgio e o tio não tenham experimentado as mesmas sensações.
    Fica para a próxima!

    ResponderEliminar
  5. Mais um belo relato de um bom bocado bem passado com notória descontracção e boa disposição. Penso que assim, com ou sem peixe é que se ganha gosto e vontade de "conversar" com uns belos exemplares.
    Parabéns a todos e um destaque especial ao reportér de serviço que está a ficar tão calejado na montagem de material e na filmagem que acaba por se "esquecer" de pescar...lolo..és um senhor.
    Abraça a todos
    Xinante Atmosférico

    ResponderEliminar
  6. Oh grande Xinante Atmosférico, o relato foi feito pelo Cuco! Eu só tirei e editei as fotos e o vídeo! LOLOLOLOL

    Agora que estás de férias, e eu daqui a umas horitas também, não tens perdão! Há que pagar as promessas e ir mandar o aço com o teu cunhado!

    Abraço e até amanhã de manhã! :)

    ResponderEliminar
  7. É certo que uns apanham mais que outros, mas os que não apanham são sempre os mesmos. ahahahh Há que dar o mérito ao Sr.Cruz, Rei dos Mikis, pela presença constante no pódio. É sempre a dar-lhe ;)
    Valeu pela caldeirada e pela tarde.
    Abraço

    ResponderEliminar