quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Eficácia fugaz

O dia de pesca prometia mas o cansaço da semana de trabalho aliado ao frio extremo matinal não me deixaram sair da cama pela manhã. Para reforçar ainda mais esta pouca motivação, no dia anterior tinha ido pescar com o meu Amigo Cuco e tinha enganado apenas um miki pouco maior que a amostra! O mar atipicamente caído para esta altura do ano, além de ser pouco robaleiro, é um convite constante aos pescadores profissionais pouco sérios que teimam em minar a costa com artes ilegais. A visão do içar de muitos metros de rede de spots onde habitualmente nadam as nossas amostras é desolador!...
Um dia não são dias e ao fim da tarde resolvi ir tentar a minha sorte. 


O fato mais quente ainda estava molhado do dia anterior e por isso resolvi levar os waders, o que limitava um pouco a minha investida. Mesmo assim, bem antes da maré vaza já eu estava a pescar onde queria. Uma vez mais, lá estavam as bóias a umas dezenas de metros de onde me encontrava; felizmente pareciam covos ou anzóis... menos mal... embora igualmente ilegais áquela distância!... Podia ser que passasse algum peixeco...
Nos primeiros lançamentos safei logo a grade com um robalote já com a medida do forno e poucos minutos depois tinha um senhor de idade ao meu lado! Ao meu lado não, encostado a mim! 

A minha Angelkiss matadora é danada!

Com um mar tão grande não há necessidade destas cargas de ombro... e mudei imediatamente de spot. Cruzei-me com o Vitor, um pescador habitual naquelas andanças, que me confidenciou que de manhã já ali tinha tirado uns peixecos. Em tom de brincadeira, perguntei-lhe se podia matar já ali outro com o meu vinil matador e ele (que só gosta de pescar com jerks) sorriu e foi pescar mais ao lado. Ao segundo lançamento naquele spot, o vinil cai na água e mal estico a linha ele já lá estava! Tau, tau, tau! Deve ter comido o vinil ainda a descer... Hummm, este já é dos bons! Às gargalhadas chamei pelo Vitor, que mal viu a vara vergada em esforço também se começou a rir! Chamei-o para a minha beira, mas ele manteve-se fiel ao spot que escolhera. Tiro a foto da prache ao peixe, volto a lançar e zás! Não foi na queda, mas quase; mal dou as primeiras maniveladas lá estava mais um,  mais pequeno, que chegou a voar aos meus pés. Volto a chamar o Vitor que, conformado com aquela eficácia fugaz veio ter comigo. 


Como não tinha trazido vinis , apesar de os ter em casa (por não lhes depositar qualquer fé) , ofereci-lhe um dos meus. Voltamos ao activo e foi a vez do Vitor sacar o dele com o vinil em que não acreditava! Ahahahahahah! Enquanto parei de corricar ao vê-lo sacar o peixe, a minha linha foi à pedra, perdi o meu vinil e dei a pesca por encerrada pois já estava noite cerrada. Fiquei satisfeito pelos meus peixes e pelo peixe do Vitor, que indiretamente também ajudei a pescar... 



16 comentários:

  1. Mão quente e ferver! Parabéns amigo pelos belos peixinhos.

    Continua a dar-lhe nos dentes com a força toda!

    Abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que andas a aquecer aos poucos as mãos e cheira-me que não tarda nada arde um recorde outra vez! :)
      Abraço enganador!

      Eliminar
  2. Boas José,
    Mesmo com isso tudo minado, consegues dar com eles... Assim vale a pena! :)
    Os vinis... Uiiii... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bota "minado" nisso grande Manel! :)
      Por incrível que pareça, tem dado para safar a grade e alguns peixes até são estranhamente grandes para o mar que tem estado! Ainda bem...

      Grande abraço!

      Eliminar
  3. Eu não digo, qualquer dia viras vermelho de tão quente. ahahahahah
    Parabéns e já só tens mais 13dias para dar neles porque depois, "BAI TUDOOOOOOOO" ahhahah

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vermelho nunca! Orgulhosamente AZUL até à morte!
      Para pescar com vinis rabetas não há dúvida que não há como o King roto! :)))
      Quando chegares qualquer miki te vai proporcionar um orgasmo múltiplo, depois de tanto tempo de privação! Ahahahahah!

      Anda daí que os teus ninguém os tirou! :)

      Abraço!

      Eliminar
  4. Sempre a carregar, pequenos ou grandes é sempre a somar.
    Parabéns amigo por mais uma pescaria de sucesso :).

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes maiorzitos, com este mar e com tanta rede e artes ilegais de pesca é que são de estranhar... Mas ainda bem!
      Abraço enganador!

      Eliminar
  5. Grande Zé..:-) tirando as redes e as cargas de ombro..hahaha...Parabéns pela pescaria amigo e pelos visto já arranjas-te outro believer nos vinis...hehehehe.
    Um grande abração

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre redes e cargas de ombro, não sei do que gosto menos! Acho que das redes! O "carga de ombro" ainda o pus a tirar-me a primeira foto! Ahahahahah! Depois mudei de sítio! :)

      Tu não podes ser believer dos vinis nesses mares, ou não ganhas para or rabos comidos! Ahahahahahah!

      Abração!

      Eliminar
  6. Belos peixinhos , dia ativo assim é que é :D

    ResponderEliminar
  7. Grande esticoinfight se fosses jogador da NBA diria que estás in the ZONE, isto é, on fire. Posso estar enganado e o tamanho dos espécimes estarem aquém da tua persistência e qualidade "piscatória", mas penso que estarás numa das melhores fases em número de exemplares, por isso toca a mandar para lá que estás como um verdadeiro matador, qual Falcao da pesca. Com o firo de rachar que está, só mesmo estes relatos para aquecerem o pessoal e nem sei bem como é que vocês aguentam estas temperaturas, é de patrão.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prepara-te é para vir pescar que há um ano que não mandas o aço! :)
      Dia 24, véspera de Natal, vens comigo pescar e buscar a tua prenda ao mar! ;)

      Abração!

      Eliminar
  8. Boas José Pedro ,

    Estou a ver que continuas como sempre de mão quente! Mesmo com cargas de ombro que infelizmente por aqui também acontece, lá conseguiste sacar 3 bons robalos!
    Continua!

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Inácio!
    Vamos fazendo pela vida... eheheheh!
    Abração!

    ResponderEliminar