sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Tronco de Natal

Como já vem sendo habitual, desde que o mar o permita é claro, o dia 24 é significado de pesquinha entre Amigos na procura de uma prenda de última hora. O Urubu conta sempre para animar as hostes que o seu maior robalo foi capturado no dia 24 e às 13horas, a moral já é grande por estarmos todos juntos, com memórias destas, já só queremos mesmo é ir mandar o aço! Desta feita tivemos a companhia do Prof.Xina, aka Xinante Atmosférico que sentiu remorsos por ter dado cabo do arroz todo do Jantar de Natal, e decidiu acompanhar a malta. ahahahah
 
Ficou combinado às 7 no pesqueiro, e o Zé Pedro iria apanhar-me em casa às 6:45. 6:45 aparece ele, que me diz que ainda tem que ir a casa porque se esqueceu do carreto e das amostras..... Pescador de rio é assim. eheheh Chegamos com um ligeiro atraso ao pesqueiro mas ainda não lá estava ninguém, o Urubu ficou combinado que só iria aparecer mais tarde, e o Xinante ainda ficou mais 5minutinhos na cama. Equipamento pronto, fato vestido e aparece o Xinante.... Rapidamente estavamos prontos para tentar a nossa sorte.
   
Assim que avistámos o mar, as condições estavam reunidas para uma boa pesca, apesar do mar apresentar ainda alguma força - Mar de Tarolo ;).
Primeiros lançamentos e nada nem toque, perco logo uma zagaia.... Começou mal! Apesar das excelentes condições o peixe teimava em não aparecer. Num lançamento longo, com o auxílio do vento, sinto uma prisão.... e começam as cabeçadas TUM TUM TUM  e TZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ aviso o pessoal que tenho um peixe, e eles apercebem-se logo que se trata de um bom peixe. O Mar não ajudava porque tinha força e estava a arrastar o peixe para uma fileira de pedras, desloquei-me para uma ponta de modo a conseguir controlar melhor. Consegui fazer com que o peixe fugisse a essa fileira, encaminho o peixe para a nossa beira mas o mar a varrer encosta o peixe para perto de outras pedras.... Ora FO$#/"%", corri por cima das pedras para evitar que a linha roçasse, já lá estava o Zé Pedro e o Urubu prontos para lhe deitar a mão. Peixe "controlado" foi só esperar por uma onda maior e consegui traze-lo, mas o peixe veio com velocidade e com o esforço parti a argola da ponteira.... Ao início pensei que tivesse partido a cana, mas depois de ver o novo ZéBeto (Zé Pedro) com o robalo debaixo do braço, olhei com calma e apercebi-me que tinha sido só a ponteira.
Com o peixe em seco é que nos apercebemos do tamanho do animal, era um verdadeiro Tronco!! Grande e largo, com um Prateado Lindo como nós gostamos :) Um troféu destes, entre Amigos.... Não há melhor!



Ora, estava com a cana "debilitada" porque tinha perdido a argola da ponteira, mas já tinha pescado e capturado peixe com uma Speedmaster partida a meio.... Toca a retirar a argola partida, e a pescar assim na mesma. ahahah Entre lançamentos sinto uma prisão, e senti peso..... Eles diziam que era uma linha que o Xinante tinha rebentado, mas eu sabia que as linhas não andavam para os lados!!! Um trabalhar esquisito que revelou um belo Ruivo!!! Lindo, vermelho mas claro o melhor era o Azulinho das barbatanas :)


Foto da praxe, e toca a mandá-lo de volta ao mar.
O momento caricato passou, inevitavelmente pelo Urubu..... A minha linha e a dele cruzaram, a amostra dele já estava na minha mão mas a minha linha continuava na água. Como estava difícil de safar, desmontei a zagaia dele e cortei a linha rente à zagaia. Retiro a minha linha da água, e quando vou a iniciar novo lançamento vejo o gajo de tesoura na mão e CORTOU-ME A LINHA!!!!!!!!!!
Ainda bem que o momento ficou filmado, para as pessoas verem o tipo de pescador que este gajo é! ahahahahahaha
Um facto curioso é que o Record do Rui é de 7,200... se lhe tivesse tocado a ele este robalo, igualaria o seu record, no mesmo dia do ano!!!

14 comentários:

  1. É sempre um prazer estar na vossa companhia!... Só faltaram o Cotinha e o Prof Cuco... Quando aliado ao calor humano, se presencia o batalhar de um peixe deste calibre com categoria, é bom demais!
    Deu gosto presenciar o companheirismo e trabalho de equipa! Toda a gente parou de pescar para te ajudar. O Xinante logo a filmar, eu e o Urubas prontos para agarrar o peixe à primeira oportunidade... e, no fim, podermos todos festejar como se o peixe fosse pescado por cada um de nós!
    Soube-me bem mergulhar para agarrar o peixão! Soube-me bem ver o Urubu , muito mais habituado e mais capaz de o fazer, deixar-me ser eu a cobrar o bicho, quando viu que estava com vontade de o fazer...
    Enfim, são estes os momentos que adoro na pesca, no Hotspot, no nosso grupo de Amigos!

    Parabéns João pelo peixe pescado com mestria! Parabéns pelo ruivo, em que a mijeira era tanto e até veio pela barbatana! Ahahahahah!
    Parabéns aos meus Amigos do Hotspot, pelo "calor" de sempre!
    Como dizem as sweatshirts: "We all need a warm spot"!

    ResponderEliminar
  2. Mainada! Precisamos é de momentos destes, não de peixe, mas momentos onde estejamos todos juntos, se for aliado a peixe melhor ainda :)
    É caso para dizer que estás no patamar do Zé Beto dos robalos já, já pronto a agarrá-los com mestria e eficácia.
    Agora já não te podes queixar que nunca te tiram fotos ou fazem vídeos, com a nova aquisição a caminho até percebes te vou filmar a apanhar. ahah

    Bom Ano, e que haja mais momentos "Warm" destes!

    ResponderEliminar
  3. Grande King, acabaste o "anus" em grande. Foi grande manha com mais uma encavadela tua :) e com grande martelo.
    E o melhor para finalizar comer aquelas clarinhas que souberam a pouco. Parabens amigo e um bom ano para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mais uma lição do King aos aprendizes. eheheh Valeu bem a ida, o pior foi um grande roto me ter cortado a linha, não digo o nome dele. ahah
      No fim do mês ainda te faço companhia, agora é só Algarves :)

      Eliminar
  4. Boas João,
    Parabéns pelo tronco de Natal, veio mesmo no dia certinho! :)
    Mesmo com o mar com uma porradota, soubeste trabalhar o animal e colocá-lo em seco!

    Forte Abraço e Bom Ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manel, com os mares grandes é preciso saber mas também é preciso aquela pontinha de sorte.
      Abraço e Bom Ano

      Eliminar
  5. Parabéns grande king :-) e também a todos pela amizade que existe entre vocês :-) lindo peixe e grande maneira de terminar o ano..hehehe

    Grande abraço para todos

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís, são estes pequenos momentos que fazem grandes Amizades.

      Abraço e bom Ano!

      Eliminar
  6. Grande martelo King! De facto um belo presente de Natal. Parabéns!

    Foi realmente pena não poder acompanhar-vos mas nestas coisas só faz falta quem lá está e desta vez bem que foram necessários para segurar o peixe com peso superior a 7Kg. Inesquecíveis estes momentos e mais uma vez parabéns ao King Johnny.

    Abraço e votos de um 2015 preenchido de coisas óptimas.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado gd Cuco, são de facto momentos marcantes e jamais esquecidos.
    A malta do Hotspot anda toda de mão quente, Parabéns também pelo teu enorme Robalo! :)

    Abraço e bom ano.

    ResponderEliminar
  8. Belo "bacalhau" de consoada!!! Parabéns pela captura e pela grande amizade que vos une...afinal pescar é muito mais do que apanhar peixes.
    Bom ano a todos.

    ResponderEliminar
  9. Grande verdade José! O nosso "hotspot" por vezes aquece com belos exemplares como este, mas permanece há anos morninho à custa da Amizade! Afinal, é mesmo disso que é feito este blogue que alguns criticam por ser pouco técnico... O que pretendemos é ter o nosso diário de aventuras para um dia mais tarde recordar!
    Para blogues técnicos não faltam aí especialistas na matéria! Nós queremos é pescar, divertirmo-nos e sobretudo CUMER! Ahahahahahah!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  10. boas
    já da para cortar linhas ahahah
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com direito a cachaço, já não à respeito pelos mais velhos! ahahahahahahahahah

      Eliminar