quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Robalossauro à linha!

Pesquinha combinada no dia anterior e lá partimos nós, eu e o Zé Pedro, por volta das 7h da manhã, sob temperaturas quase negativas, lamentando ter deixado 2 e 3 mulheres, respectivamente, numa cama quentinha.. só de malucos!
Fatos e casacos vestidos, material todo quitado e toca a andar pro pesqueiro enquanto a confiança superava as baixas temperaturas.
Tentamos a sorte num primeiro spot, sem sucesso e rapidamente nos pusemos a monte.
Fixados num outro spot e ao segundo lançamento, depois de uma demorada manobra a corrigir a direção do meu chapéu, levo um "traulitada" seguida de 2 ou 3 valentes cabeçadas correspondentes a um bom peixe mas que rapidamente se desvaneceram! Praguejadas uma dúzia de palavras e "let's go fishing".
Cerca de 5 minutos depois, um bom peixe, proporciona-me a melhor luta de sempre que algum dia tive na pesca.. tive noção que ferrei um peixe soberbo e tento traze-lo para águas mais calmas, mas o mar estava bravo e o peixe não dava treguas! Foi sem dúvida uma luta inesquecível eternizada pelo vídeo captado pela câmara do Pedro. Tentei dirigir o peixe e pô-lo numas rochas seguras, vi o Zé Pedro preparar-se para lhe por a mão, mas uma onda varre a costa e o Pedro leva valente chapão de água.. fez-me lembrar o peixe e relato onde o Pedro bateu o seu record em Dezembro de 2013. Obrigado amigo por tudo, mas por favor não ponhas por nada o peixe à frente do que quer que seja nas nossas vidas, principalmente a segurança!
Ultrapassadas as dificuldades, um excelente exemplar foi pescado e filmada toda a sua captura. Momentos únicos na minha vida. Sem inflação pesava 6.8kg, que ficou aquém do meu Record conseguido em 2013.. mas tenho a certeza que este peixe bateu todos os recordes até hoje sentidos por mim na luta. Foi brutal!




Um abraço a todos.

Material:
 - Cana Cinnetic 3.6m
 - Carreto Stella 5000 SW da Shimano
 - Linha SpiderWire invisi-braid 0.44 mm
 - Terminal com fluocarbono Seaguar FXR 0.435mm
 - Amostra: zagaia com ferro de 50g e Raglou de 16cm



22 comentários:

  1. Um dos robalões que mais gozo me deu ver pescar até hoje!
    Tentei retribuir a ajuda que me deste quase um ano antes e espalhei-me ao comprido! O que valeu foi a tua perícia, bem patente nestas imagens. Não foi por falta de boa vontade...
    Talvez agora alguns Amigos percebam o "material da pesada" que usamos nestes mares a rasgar. Um vídeo épico do primeiro que ganhou e do segundo que caiu no teu engenho.
    Espero ter mais momentos destes ao teu lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperamos todos mais momentos destes.. e desta vez vais ter direito ao teu vídeo amigo. Como sabes ando sempre acompanhado com a câmara (Quase sempre).

      São momentos muito intensos e o que fiz há 1 ano como fizeste agora é puro instinto.. no meu caso pessoal confesso que não penso em nada que não seja apenas no peixe e parece que o perigo não existe! São estas maluqueiras que ficam para o resto das nossas vidas.. nós já temos muitas, verdade Zé Pedro!

      Mais uma vez obrigado pelas imagens e por mais um momento inesquecível contigo compadri!

      Abração

      Eliminar
  2. boas
    tenho que aprender a tática do boné ahhah
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde pequenino a usar boné.
      Pois é Valadas, uma tática que nunca falhou!

      Temos mas é de nos juntar à mesa outra vez.. Abraço.

      Eliminar
  3. Agora sim, deu para sentir a adrenalina da captura desse "bezerro". Pena que a câmara não seja rotativa, pois ficou algo mais para se ver. Seria o espalhanço? ;-) Parabéns mais uma vez!

    João Miguel Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte final já a câmara não captou, mas basicamente foi ver o peixe arrastado entre pedras e o terminal a roçar no mexilhão. MEDO..sempre a ver quando o peixe fugia, mas felizmente acabou bem!

      Para que conste não houve espalhanço mas sim uma vaga forte que deu banho ao Zé Pedro.

      Volte sempre João Costa.

      Eliminar
  4. Pena nesse dia estar lesionado das costas, porque senao esse martelo era do pai :). Gostei de ver o prof. Cucu a matar o peixe com grande classe. Parabens amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Urubu não tens desculpa das costas pois podias ter tomado um analgésico dos teus e ficavas pronto para várias marezadas! Se tivesses vindo ias ver in loco o martelo nas mãos do verdadeiro pai.. EU!

      Abraço amigo. Temos de recriar o jantar de Natal para ppodermos tratar essas costas com James Martin.

      Eliminar
  5. Epa epa epa.... Fiquei um bocado desiludido com o produtor, então no momento chave, o verdadeiro malho...Não fica filmado? :)

    Paaaahhh, ganda robalão!! Vocês têm mel para essas bestas grandalhonas!
    E quanto a dupla, o resultado é o que se vê na foto e video - ambos ficam a sorrir de tanta alegria :)

    Abraço!!

    ResponderEliminar
  6. Mel, persistência e sorte!
    Só quem vai à banhos é que se safa.. ficar a ver o mar não dá nada.

    Tenho de facto muita alegria em pescar com os amigos do RobalosHotspot.. um peixe meu ou do Zé Pedro é a mesma coisa!

    Abraço C.Morais.

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    São esses os momentos que ficam registados para sempre.
    Parabéns pelo peixe e pela forma como o trabalhaste.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado José Cunha.
      Volte sempre com os seus comentários.

      Abraço

      Eliminar
  8. Ora aí está o animal, lindo peixe, Parabéns! O sítio não é fácil, mas à medida que eles vão aparecendo vamos sabendo qual o melhor sítio para o tirar.
    Este ano temos um novo Zé Beto, mas que não tarda vai dar neles certinho também.

    Abração e toca a dar neles :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Grande King.. Tens de deixar as terras Algarvias e vires até ao norte a ver se também fazes de Zé Beto.. seria um gosto!

      Uma coisa é certa, nestes pesqueiros o material faz muita diferença nomeadamente boas linhas, carreto e cana da medida XL.

      Abraço

      Eliminar
  9. Boas Sérgio,
    Parabéns pela captura!
    E desta vez além da memória da sua captura ainda ficas com o vídeo 5 estrelas, obrigado pela partilha!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Manuel, captura top com vídeo à maneira, só possível pela persispersistência e engenho do amigo Zé Pedro.. sem ele tenho a certeza que partilhava zero!

      Abraço

      Eliminar
  10. Boas Sérgio,
    muitos parabéns pela bonita captura, exemplares desses são utópicos, e dão um grande gozo tirar mas como dizes e bem um peixe não vale uma vida, pescar sim mas segurança acima de tudo é fundamental.
    Um grade abraço e continuação de bons lances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro.
      Tens razão relativamente à segurança, mas nessas horas acontece tudo a 1000 à hora e só percebemos alguns erros cometidos depois.
      Só posso dizer uma coisa.. é um gosto enorme pescar com um amigo como o Zé Pedro e com ele coleciono as mais variadas peripécias e espero continuar por muito tempo a somalas.

      Eliminar
  11. Boas Sérgio e Zé Pedro,

    Embora já vos tivesse felicitado no local, tenho que dar os parabéns pelo video, isto é spinning, bela luta belo peixe, fantástico, até senti o sal!!!

    Embora no dia estivesse por perto não me apercebi dessa luta, agora já deu para perceber, valeu Sérgio, grande combate com um belo peixe, uma dupla 5* num spot bem quente que não é para brincadeiras, imagino o que foi para o agarrar lol

    Eles andam ai, estas ultimas semanas tem sido um vê se te avias lol, pelo que soube na semana passada aquela praia parecia mais parecia o farol de Felgueiras em dia de toada!

    Eles andam ai, parece que este ano vai ser à maneira, vamos lá ver!!!

    Grande abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pudeste ver "in loco" o bicho é a ti devemos as fotos da praxe! Obrigado Armando.

      A luta foi sem dúvida fenomenal! Inesquecível:-)
      Os spots são quentes quando andamos por lá. Não se pode dar trégua e tu e a tua malta nesse campo são implacáveis.. toca a dar neles. Podes não acreditar mas depois desse peixe nem eu nem o Zé Pedro voltamos a pescar.. vidas!

      Grande abraço Armando.

      Eliminar
  12. Parabéns grande Cuco..:-) Fico muito feliz por ti e com a ajuda do Zé...o bicho saltou cá para fora..hehehe..:-) Espero que este seja o primeiro de muitos que o mar te dê este ano amigo..:-)

    Grande abração para os dois e porrada neles pessoal

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abração mano.
      Tenho a esperança de um dia nos encontrarmos nessas águas tépidas pra pescar peixe a sério. Enquanto isso vamo-nos entretendo com estes peixinhos do mar frio do norte.

      Obrigado pelas tuas palavras amigo.
      Tudo de bom Malabar.

      Eliminar