domingo, 17 de fevereiro de 2019

De volta!

Depois de tanto tempo de ausência, depois de tanto tempo sem pescar e depois de ler e reler as memórias desde blogue, deu-me vontade de o "reanimar" com mais algumas aventuras. Os tempos mudam, as pessoas e as vontades mudam, até os hobbies mudam, mas a paixão pela pesca não!

O facto de actualmente quase não ir à pesca e, das poucas vezes que o faço, ir sozinho, são a principal razão deste blogue estar "assistólico" há tanto tempo. Contudo, o prazer nostálgico que me deu (e dá) poder rever histórias de quando ainda nem tinha cabelos brancos e usava aparelho ortodôntico, é motivo suficiente para querer voltar a registar as escassas fugidas de pesca actuais. Quem sabe os restantes membros do Hotspot também ganham novo fôlego... era bom...

Pois bem, fui enganar o meu primeiro robalo de 2019 bem a Sul, no Litoral Alentejano. Por motivos profissionais, há já algum tempo que viajo regularmente para aqueles lados. Aos poucos, nos períodos de tempo antes e depois do trabalho, comecei por passear naquela bonita costa e a tentar selecionar spots para posteriormente pescar. Adoro essa fase da pesca, que muitos tentam ultrapassar espiando blogues e publicações nas redes sociais à procura de fotos e vídeos que permitam ir atrás dos sítios onde os outros foram felizes com capturas. Cada um sabe de si... Deu-me um tremendo gozo ir explorando aquelas praias calmas e quase sempre desertas na altura do Inverno! Em poucos quilómetros é possível passar de praias com areais sem fim para verdadeiras pedreiras com recantos mil! Que mais pode um pescador desejar? É só escolher!
Após alguma exploração sem canas, passei a viajar com elas. As grades foram algumas, até ao dia em que pesquei o meu primeiro robalo Alentejano. Já tinha tentado a sorte duas vezes naquela praia, sem qualquer sinal de peixe, mas com mar mais crescido. Naquele dia estavam finalmente as condições ideais: não soprava sequer uma brisa e o mar estava com uma ondulação certa, com cerca de 1,5m, no fim da vazante. Já tinha experimentado quase todas as amostras da caixa, quando me lembro de tentar a sorte com um passeante. Procuro e volto a procurar e nada de passeantes! Não tinha levado comigo nem um! Entre os muitos jerkbaits que trazia, escolhi o mais barato e, com uma pedra, parti-lhe a palheta. Nessa altura em que dou uma de MacGyver penso com os meus botões: "se pesco um robalo com este passeante improvisado vou ter uma história para contar aos meus netos, mas os meus amigos vão todos dizer que foi peta"! Ainda me ri sozinho... é o que dá pescar sozinho! Um gajo fala e ri-se sozinho, tipo xoné! Ahahahahahah!
"Passeante jerkbait aleijado" na água e toca a pô-lo a mexer! E não é que até enganava bem! Com uma recolha mais rápida do que num verdadeiro passeante (este era um jerkbait afundante) e com a cana na vertical e toques fortes de ponteira, lá vinha o "peixinho ferido", ora na superfície ora meio mergulhado, mas sempre a lançar bons splashes de água na superfície. 
Fiquei incrédulo e até gelei quando logo a seguir ao passar de uma onda, vislumbro um vulto enorme  e negro a perseguir a minha amostra! Contrariamente ao que faço habitualmente e dadas as circunstâncias desta amostra "especial" não pude parar a animação (ou a amostra afundaria). Em escassos segundos aquele robalão negro ataca, dá uma estalada valente com o rabo na superfície antes de disparar rumo ao fundo, o drag (talvez mais fechado do que devia) chora num ruído único, grave e seco... uma tolada daquelas que não se esquecem e... xauzinho! Da satisfação por ver um bicho dos que não se vêem todos os dias e da adrenalina da perseguição e ataque à frustração por não conseguir ferrar bem ferrado aquele troféu, foi um instante! Tantas asneiras disse! Porque é que não tinha levado pelo menos um das dezenas de passeantes que tinha em casa! Com um passeante normal tinha-o parado na altura em que vi a perseguição e aquele robalo tinha-o engolido todo!... Tarde de mais, nada a fazer. Ficará a lembrança e a lição. Da próxima, não faltarão com certeza amostras de superfície. Aquela água morninha merece.
Com uma grande cabeça e depois da verborreia me permitir destilar o fel com que fiquei, acabei por mudar de amostra, não fosse ter mais dissabores parecidos. O sol já estava alto quando ferrei eficazmente num jerkbait (com palheta! Ahahahahaha!) um robalo bem mais pequeno, mas ainda assim lutador e agradável de pôr a seco.



Estou de volta!

3 comentários:

  1. Txi.... Que grande peta, passeante improvidado, tá bem tá... :)

    Volta lá ao activo que isto agora é só vedetas de facebook e "pseudo-pescadores", o blogger precisa de voltar aos velhos tempos!!

    Grande abraço! :)

    ResponderEliminar
  2. Grande Cláudio, tudo bem companheiro?
    Como andam essas pescas? Estás de regresso ao Norte ou continuas mais a Sul? ...ou ficaste encantado nos nossos Açores e não voltaste mais?

    Eu abandonei as redes sociais e cada dia que passa mais satisfeito fico com essa decisão!

    Gosto cada vez mais de emoções reais, com amigos reais! Quando quiseres apita para fazermos uma pesquinha!

    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de regresso ao Norte, a pensar nas pescas que fazia no Sul e a sonhar com as proximas investidas nos Açores :)

      Quando tiveres cá por cima apita que vamos a eles!

      Abraço!

      Eliminar