sexta-feira, 22 de julho de 2011

AÇORES DIA 2 – JOÃO PEQUENO...


Nestas coisas da pesca desportiva, há aqueles que nunca desistem. O Pedro, o Rui e o João são dos mais persistentes que conheço. Nunca desesperam, mesmo depois de dias seguidos de grades... No segundo dia no Faial, mesmo depois de uma noite mal dormida, com poucas horas de sono, decidiram levantar-se ainda de madrugada para irem tentar a sorte no Porto Salão. Eu e o Paulo decidimos ficar na cama e tomar depois calmamente o pequeno-almoço... Encontramo-nos já depois das 10,30. A sessão madrugadora tinha sido uma vez mais infrutífera, apesar do Pedro ter tido uma anchova muito interessante presa e recolhida quase até à margem, mas que conseguiu escapar nos últimos momentos, já na escoa.... Bem interessante foi o almoço no restaurante Bela Vista, a caminho do Varadouro. Provamos os filetes de Veja, um peixe da costa, do género dos bodiões, que se revelaram sensacionais. E mais importante ficou desde logo marcada uma nova visita àquele restaurante para o último dia nos Açores, para comermos uns cavacos, um marisco de qualidade superior à lagosta, segundo a opinião avalizada do Paulo.

Ao fim da tarde, e depois de uma boa sessão de banhos de mar, voltamos ao Porto Salão. Este local é impressionante. O acesso à agua é feito por uma escadaria íngreme, que faz perder a respiração, tanto a descer como a subir... Desta vez ainda fiz uns lançamentos, mas com o anoitecer decidi arrumar a cana e voltar para um restaurante improvisado no cimo da praia, onde já se encontrava o Paulo. Sem a minha presença, e principalmente sem o sol, o João acabou por pescar uma anchova e uma moreia, que estava quase a seco e que se atirou à amostra que o João lhe mostrou... Foram os primeiros exemplares para o João Pequeno, um verdadeiro lugar-tenente, celebrizado na história do Robin dos Bosques...

Estes dois peixes foram oferecidos ao dono do restaurante de que já falei e onde acabamos por jantar, já bem depois das 22,30.

Com tudo isto, acabmos por nos deitar já passava da uma da manhã. E domingo era dia de pesca embarcada, com partida marcada para as 6 da manhã!

Pescador sofre...




3 comentários:

  1. Esse "Pequeno", nasceu mesmo "com o rabo virado prá Lua" (isto é, pró mar...)

    Abraço.
    Zeca Santos.

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom ouvir relatos de pescarias dessas bandas!!! Continuação, Amigos......Cabé

    ResponderEliminar
  3. Boas amigos
    Bons momentos numa paisagem brutal.
    Valadas.

    ResponderEliminar