segunda-feira, 15 de julho de 2013

O PARAÍSO NAS FLORES - I - AS VIAGENS E O TEMPO

Depois da publicação do excelente “teaser” sobre a nossa viagem aos Açores, coube-me a mim a tarefa de contar as aventuras e desventuras vividas no paraíso das Flores. Ao contrário do habitual, em que relatava por cada dia de estadia, desta vez decidi fazê-lo por temas. Penso que assim é mais fácil para o meu filho Pedro a edição das fotografias e dos vídeos. Espero que gostem tanto ou mais do que nós destes relatos bem documentados, que dão a conhecer a lindíssima ilha das Flores, as suas potencialidades para a pesca desportiva e a qualidade humana dos nossos anfitriões – o sr. Vasco e o seu filho Diogo. O sucesso desta incursão deve-se em grande parte a eles. Obrigado por tudo!

I - AS VIAGENS E O TEMPO

Sempre que planeamos uma escapadela aos Açores para pescar, vamos com o coração nas mãos por causa do tempo. É conhecida a máxima que diz que no arquipélago em cada dia se vivem as quatro estações. Já vimos que é verdade, ou seja que após um período de chuva intensa pode aparecer um dia radioso. O problema é conciliar esta instabilidade atmosférica com as condições ideais de pesca no mar. O melhor é ter fé e confiar que os deuses serão nossos aliados. E têm sido, de tal forma que o melhor tempo que encontramos foi na primeira viagem ao Faial, que ocorreu em meados de Outubro...

Desta vez, escolhemos o pino do Verão, mas no primeiro dia (um sábado) mais parecia estarmos num Inverno rigoroso – vento forte e chuva incessante e forte; para amenizar o cenário, apenas a temperatura era agradável, muito menos agressiva que os 37º graus centígrados que se faziam sentir no Porto!

Impedidos de fazer pesca embarcada, decidimos tentar o spnining de costa. Fomos até Ponta Delgada (nas Flores, para evitar confusões), Fajãzinha e acabamos na Fajã Grande. Pescamos durante duas, três horas, sempre com chuva intensa e algum vento. Não saiu peixe, mas ficamos molhadinhos até... ao tutano!

Por mim dei por concluído o dia de pesca, após um bom jantar, mas o Pedro insistiu já de noite, mesmo em Santa Cruz, a dois passos do hotel e com ótimos resultados – um valente pargo pescado ao vinil!

Nos restantes dias o tempo começou a melhorar, embora no domingo não tenha sido ainda possível ir pescar de barco por causa do vento. Nos restantes dias fomos brindados com dias agradáveis, sem vento, um mar estanhado e temperaturas agradáveis, quase iguais de dia e de noite. Assistir a um pôr do sol viajando de barco a alta velocidade entre as ilhas do Corvo e das Flores é um espetáculo inolvidável. Há um fascínio diferente e até parece que o astro rei insiste em demorar a deitar-se!

Neste apontamento falta falar das viagens. Desta vez fizemos todos os percursos em aviões da SATA. Viagens tranquilas, em aviões modernos e recentes, aparentemente com mais espaço entre os bancos do que noutras companhias. A escolha das Flores implicou uma escala em Ponta Delgada e um voo num avião mais pequeno para as Flores. A aterragem em Santa Cruz ocorreu no meio de uma verdadeira tempestade com ventos moderados e muita chuva, mas foi perfeita apenas com uma travagem de “flaps” bastante forte. Em suma, a experiência dos pilotos da SATA habituados a pistas reduzidas é uma garantia de segurança!