sábado, 3 de agosto de 2013

POP, POP, POP... SHLOCK!

Faz alguns anos que andava desejoso de pescar um robalo à superfície com popper. A pesca à superfície é espetacular e proporciona uma adrenalina suplementar ao permitir ver perseguições e ataques às amostras. Este ano ainda não tinha enganado nenhum robalo à superfície, embora tenha por hábito insistir mais nos passeantes do que nos poppers, neste Verão nem uns nem outros tinham facturado...
Quando comecei a pescar, num grupos de rochas ilhadas na última hora da maré vaza, constatei que os primeiros metros de água em meu redor estavam cravejados de laminárias. Adoro pescar entre elas e os nossos amigos robalos também adoram predar nas redondezas, mas era completamente impossível animar um qualquer jerk ou vinil por entre uma cortina tão cerrada de algas. Embora o mar estivesse grossito, peguei num hidro pencil e tentei passear o cão. Rapidamente me apercebi que seria muito dificil animar aquela amostra como deve ser, pois as ondas arrastavam-na durante quase toda a recolha. Abri novamente a caixa das amostras e escolhi o meu velhinho popper da River2sea, bastante mais pesado. Lançamento atrás de lançamento, confirmava que tinha sido uma boa opção, já que no período entre vagas a animação era perfeita. Passa a vaga e "POP, POP, POP!", passa a vaga e "POP, POP, POP, POP!", passa a vaga e já perto da cortina de algas "POP, POP, POP...SHLOCK! zzzzzzzzzzzzzzz"! Grande espetáculo, grande emoção, incrível ver aquele ataque brutal que desta vez não foi precedido de qualquer perseguição visível à superfície e portanto foi ainda mais inesperado! Aquele "SHLOCK" violento seguido de meia volta em direção ao fundo e o rabo fora de água a inverter a marcha! Maravilha! Imagem das que ficam na memória para sempre! Em seguida, o costume, alguma linha concedida pelo drag até o arranque parar; fecho o drag um pouco, trago peixe à superfície com mais 2 ou 3 arrancadas e nos últimos metros tenho de trazer o peixe a planar sobre o manto de algas. Apesar de não ser nenhum troféu, longe disso, foi dos robalos que mais gozo me proporcionaram este ano e de agora em diante posso dizer que já pesquei um robalo ao Popping! Sinceramente espero repetir a sensação, pois é viciante e incomparavelmente melhor do que com amostras de meia água e afundantes.



 
Para mim, esta é uma das razões que tornam o Spinning uma vertente da pesca bastante eclética - depois de peixes ferrados com jerkbaits, stickbaits, pencils,vinis, medalhas, bucktails, passeantes, agora os poppers! E não me cansarei de experimentar novos artificiais, pois também é disso que se faz (pelo menos a minha) pesca!

8 comentários:

  1. Es el tipo de pesca de superficie la que mas se disfruta, yo uso mucho el Popper de 36 gr de Art Fishus y pienso que es mejor que el Patchinko en lance, en efectividad y sobre todo en precio, además las picadas son espectaculares, todo un disfrute, enhorabuena por la captura, un abraço

    ResponderEliminar
  2. "Para mim, esta é uma das razões que tornam o Spinning uma vertente da pesca bastante eclética - depois de peixes ferrados com jerkbaits, stickbaits, pencils,vinis, medalhas, bucktails, passeantes, agora os poppers! E não me cansarei de experimentar novos artificiais, pois também é disso que se faz (pelo menos a minha) pesca!"


    Como me identifico com isto, troco um bom peixe por um novo método ou uma nova espécie...

    Boas pescas

    ResponderEliminar
  3. Ora ai está, os superficiais a render, agora foram os popers, pop pop pop, ainda hoje me consolei com os meus passeantes e uns peixitos a explodir à superfície, sem duvida vale cada minuto perdido.

    Esse River2Sea é um must em outras águas e outras espécies, vou ter que o meter na bolsa para experimentar.

    Parabéns e um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Lindo peixe! Bem o mereces dada a tua persistência e mente aberta na experimentação de novos métodos ou artificiais de pesca... Parabéns amigo.

    Sei que querias lá voltar comigo, mas os compromissos familiares e o estado de espirito não me ajudaram. Melhores dias virão e não tarda fazemo-nos juntos ao mar.

    Grande abraço amigo.

    Sergio

    ResponderEliminar
  5. Andas ao mais alto nível bro, apanhas peixe com tudo...........deves andar com a mania ehehehehehehehheheheh!
    Parabéns pela tua estreia, é só orgasmos :).

    Abração seu roto :)

    ResponderEliminar
  6. És um senhor ao spinning! Sempre a experimentar novas amostras. Esse robalo deve ter dado um grande gozo!!!
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Grande Zé..:-)Fico feliz por ti amigo, por mais um dos objectivos alcançados, espero que voltes a ter a mesma alegria vezes sem conta..:-)
    Para mim, é muito difícil, encontrar imagem mais bonita e deslumbrante que o ataque deles à tona.
    Um grande abraço amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  8. Boas Cruz,

    bom peixito ;)

    Nunca tive esse prazer, de pescar um peixe com Popper mas, pelos videos que se encontram no Youtube... deve ser espectacular... aqui na zona é raro o mar deixar pescar com Poppers... mas de vez em quando deixa...

    É sempre bom ver o pessoal amigo a sacar peixinho ;)

    Grd abr

    ResponderEliminar