terça-feira, 13 de abril de 2010

Próximo destino: Ilhéu das Rolas (S. Tomé e Príncipe)

O mais pequeno País de expressão Portuguesa - São Tomé e Príncipe - é composto por duas ilhas vulcânicas: a Ilha de São Tomé a sul e Ilha do Príncipe a norte; e por alguns ilhéus.

A Ilha de São Tomé, cuja capital é a cidade de São Tomé, tem uma população estimada em 133.600 habitantes numa área de 859 km².
A Ilha de Príncipe, cuja capital é Santo António, é a ilha menor, com uma área de 142 km² e uma população estimada em 5.400 habitantes.
O Ilhéu das Rolas fica a poucos metros a sul da ilha de São Tomé, e apresenta a particularidade de ser atravessado pela linha do Equador.

(da primeira vez que estive no Ilhéu das Rolas)

São Tomé e Príncipe fica localizado no Golfo da Guiné, não tendo fronteiras terrestres. Situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
São Tomé e Príncipe é um país com uma multiplicidade de microclimas, definidos, principalmente, em função da pluviosidade, da temperatura e da localização. Tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 °C e os 30 °C. A temperatura varia em função da altitude.

É a segunda vez que visito o Ilhéu das Rolas. Da primeira vez, há pouco mais de 2 anos, pesquei embarcado - Big Game e fundo. Desta vez, vou estrear-me no Jigging vertical e aproveito para levar o meu habitual material de Spinning para explorar a costa do Ilhéu (apeado).

No dia 16 deste mês (sexta-feira) parto para o paraíso!

2 comentários: