sábado, 14 de julho de 2012

El Dourada..

Pesca combinada há cerca de 1 semana, desta vez com objectivo definido na barra de S.Jacinto à procura dos sargos e douradas.
Na minha opinião, a pesca aos sargos estava à partida defraudada, pois estavamos proibidos de pescar no fim da barra pelas obras que por lá se fazem... ficou logo decidido que nos iriamos debruçar na pesca às douradas.
Chegado o grande dia, levanto-me às 7h para preparar tudo nas calmas... hora combinada, 8h. Entretanto, complicações pessoais inesperadas, comuniquei ao Zé Pedro que não ia dar para pescar. Ele já se encontrava à minha porta e lamentando a minha ausência, carregou a bicha de mar (tiagem) que tinha comprado no dia anterior. Rumou em direcção a S.Jacinto.
Fiquei em casa "roído" de raiva a lamentar a minha sorte, até que consegui resolver os meus problemas e ligo ao Zé, por volta das 10h30min,  comentando que se calhar até dava para ir lá.. ao que o Zé Pedro disse logo: "está um bocadinho de vento, mas anda daí Cuquinho". Não hesitei, fiz um pequeno lanche e parti a todo o gás, agora com a alma revigorada.
Chegui a S.Jacinto às 11h45min, telefonei ao reponsável do barco para efectuar a travessia, que me respondeu estar na hora de almoço e só fazia o transporte às 13h.. grande galo; pareceu que a minha sexta feira treze foi antecipada! A sorte foi ter a melhor padaria de S.Jacinto aberta (é a única do sitio... mas realmente boa), aproveitei para comer qualquer coisa e actualizei-me com uns jornais - deparei-me com o de sempre.. politicos bem intensionados e um mundo perfeito!
Encontrei o Zé Pedro e amigo (Rui Sá), que já pescavam desde as 10h, por volta das 13h30min.. tinham tido uns toquezitos e umas capturas de sarguetas devolvidas à Ria de Aveiro.
Mudamos de spot, onde quer eu quer o Zé tinhamos mais fezada para as douradas, e logo no primeiro lançamento tive um ataque fortíssimo na cana iscada com bicha de mar.. já la morava o peixe; foi só sacalo; uma bela dourada de aproximadamente 1Kg.


Níveis de confiança reforçados, com trocas sucessivas de isco (tinhamos caranguejo pilado, cazulo, navalha, bicha de mar, camarão e ameijoa branca), episódios esporádicos de pequenos toques compatíveis com "peixes baby`s".. até que o Rui ferrou outra dourada, mais pequena mas acima das 500g.
Ainda tive mais duas douradas ferradas, uma das quais de belo porte, atendendo à porrada que deu na minha frágil caninha, mas soltaram-se durante a viagem de reboque. Que peninha.
Continuamos a pescar; fizemos o fim da vazante e inicio da enchente (de acordo com os melhores mestres, a melhor maré) sem sucesso.. não encontramos em abundância a tão desejadas "El Douradas".

Acima de tudo valeu pela camaradagem e pela possibilidade de conhecer um velho amigo do Zé que tem o mesmo gosto pela pesca.. amigo do meu amigo é meu a amigo também!

Fica a vontade de lá voltar com a esperança que vai ser melhor!

13 comentários:

  1. Até parecia o Kit no Turbo Bost a voar ahahahahahah, parabéns aos pescarretas :)

    Abraço
    Urubas

    ResponderEliminar
  2. Foi mais um dia de pesca espetacular, apesar de no meu caso ter sido todo o dia a coar água... não fossem 2 belas fanecas de umas 40g cada que até poderia falar em mega grade! Kakakakaka!

    O que interessa é que nos divertimos à grande e apanhamos uns belos escaldões. Não faltaram os "comes e bebes", nem risotas valentes! A companhia do Rui Sá é para repetir, que o gajo está visto que me deu sorte... senão nem fanecas apanhava!

    Outro dos pontos altos foi a chegada a casa... tinha assuntos urgentes para tratar!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida que foi um dia muito bem passado, pena o Sérgio não ter alinhado desde manhã e o Zé ter falhado o pastel de nata quente com o cafezinho.

    O grande vencedor foi o Zé Pedro pela regularidade nas capturas, 2 valentes fanecas que a juntar a 1Kg de batatas alimentava 4 pessoas, mas 2 duas não podiam gostar muito de peixe. Eu e o Sérgio foi na base da caldeirada.

    Um grande abraço para o Sérgio, que se revelou um "bacano" e umas ultimas palavras para o Zeca, lembra-te sempre do ditado: "quem vai para o mar ALIVIA-SE em terra".

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, não pela grande mas pela boa pescaria, pois é sempre bom pescar com amigos. Se viessem mais umas fanequitas, até já dava para um bom petisco.Vocês deixaram o morcegão do Rui Sá ir pescar convosco??? Grande seca eheheheheheheheh. No fim, quiz-me parecer que houve alguém (Zé Pedro) com a flora intestinal desarranjada ahahahahahahahah. Conta lá isso. Abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. Tá muita porreiro o video amigo,pena as que não vieram parabéns pelos peixes,e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boas grande Sergio, fico feliz por ti amigo, belo peixe e grandes lembranças tenho eu ai de Aveiro à pesca à dourada de barco na ria, é sempre aviar cartucho..lol
    Na ria existe uma zona para se pescar a elas de barco, que é alucinante, apesar de raramente não passarem dos dois kilos e meio, à dias que elas dão durante as duas marés e é sempre aviar..:-)
    Um grande abraço para ti Sergio e para o pessoal 5* do Robalos hotspot...:-)

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
  7. Bela pescaria numa zona onde sai sempre pexie, pode é não calhar a todos, mas isso em S.Jacinto é caso raro. Os comes também se recomendam.
    Abraço a todos e um especial ao relator Cuquinho que está cada vez melhor repórter...ololo
    Abração
    Xinante Atmosférico

    ResponderEliminar
  8. Boas Urubas, as douradas só não se atiram ao saltão se não dava-lhes nos dentes pela certa!

    Rui, obrigado pela oportunidade em te conhecer e pescar na tua companhia.. deu para ver que também partilhas da filosofia "Hot Spot".. só falhaste na parte do café pois o Pedro está proibido dessas coisas logo pela manhazinha!

    Zé Pedro,para a próxima esquece o serubim e vê se pescas peixe com escama.. apesar da dificuldade em aparecer por lá valeu bem a pena pelo convivio.. não me canso de agradecer a abençoar a tua amizade Zé Pedro. Agradeço também o video editado por tí; está espetacular.

    Cabé.. de tem se juntar ao pessoal para o conhecer na primeira pessoa.. vai ver que não se arrepende; vai encontrar um gradeiro mais profissional que o cabé!

    Boas Luis.. fico feliz pelas tuas palavras.. nesse dia enquanto esperava pelo barco para atravessar para o molhe vi uma bateira com um pescador acabado de chegar provavelmente desse sitio que tinha seguramente 10Kg de douradas, todas de ~ 500g; o gajo comentou que só matou cerca de 3 douradas com bom tamanho (presumo que devem ser as de 2Kg). Um dia ainda vou ter um barquinho em S.Jacinto e depois temos todos a possibilidade de explorar esses spots.

    Xinante, bora lá à pesca com o pessoal.. estamos todos à tua espera!

    Abração a todos.

    ResponderEliminar
  9. Para a próxima vou convosco, mas é para pescar Violas não é ranhosas. ahahahahahah
    Boa Dourada Cucoman, ouvi dizer que ainda houve outra que te meteu a cana a fazer o pino, para a próxima a gaja vem ;).
    O Sá é um Boca Negra do cacête, o Homem andou o dia todo a "apertar" e tu a gozar com ele kakakakakakakakakkak
    O Sr. Cruz tb foi ? Se sim anda a falhar, sem capturas de douradas ? eheheh
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Granda Sérgio, já sentis-te o prazer de apanhar uma el lutadora. Muito parabéns.
    Filipe.

    ResponderEliminar
  11. Boas King man.. o Sr.Cruz não foi, pois não teriamos tido qualquer hipotese.
    Tens de ir na proxima oportunidade.. sabes que a barra conheço eu e é sempre um prazer enorme "encavilhar-te".. o problema é se acontece o contrario estando eu a jogar em casa.

    Vê la mas é se apareces que já não pescamos juntos há muito tempo!

    Abração.

    ResponderEliminar
  12. Boas Filipe.. vi no blogue "OsPescas" as tuas el lutadoras; são bem maiores e devem dar a valente porrada! Esta é uma menina comparado com as tuas pescadas recentemente. Mas efectivamente, e apesar do seu quilinho, já deu pra sentir o nervosismo destas meninas. Grande abraço.

    ResponderEliminar