sábado, 28 de julho de 2012

King Petas - o profeta

Depois de 30 longas horas de trabalho, com curtos sonos mal dormidos e muito cansaço acumulado, só mesmo o King Petas para me convencer a sair de casa para ir pescar! Contrariamente ao que é habitual, o João chegou a minha casa estranhamente optimista. Ele que normalmente tem teorias rebuscadas para todo e qualquer insucesso na pesca, desta vez apareceu reinventado, feito profeta, com a fezada que hoje era dia!
A mim só me deu para rir, pois nem sabia a que horas era a maré, não sabia o estado do mar nem do vento, estava (e ainda estou) todo roto e, resumindo, sem chances de ter fé... Limitei-me a acompanhar o meu Amigo com a única certeza que seria um fim de tarde relaxante de que estava a precisar. Pelo caminho, enquanto o João insistia que íamos os dois tirar peixe e fazer uma "lingada à chupetinha", até lhe garanti que todo e qualquer peixe que tirasse era para ele!
Chegados à praia, o tempo era o que mais me agrada para pescar: com o fim do dia o vento tinha caído e soprava apenas uma leve brisa de Sul, o mar não estava nem pequeno nem grande - estava no ponto - e uma névoa a pouco e pouco foi-nos envolvendo.
Estava satisfeito por fazer parte daquele cenário que, por si só, já era tudo o que precisava. O King se já ia maluco, nesta fase já se espumava enquanto fazia os primeiros lançamentos só com uma chumbeira para esticar a linha.
Fomos caminhando pela praia e fazendo uns lançamentos até ao spot onde queríamos investir, sempre com os nossos saltões nervosos a percorrer a superfície. Pouco tempo depois de chegarmos ao local pretendido,  um pescador a escassos metros ao lado assobia com um peixe acabado de pescar na mão. Tinha-o pescado com um jerkbait e fez-nos repensar a nossa estratégia. Eu só levava um jerkbait no meio de um porta-amostra cheio de passeantes e... lá teve que ser! Eheheheheh! Graças à ajuda daquele amigo, lá fizemos a nossa pesquinha! Em menos de 45 minutos pusemos 4 robalos a seco (2 para cada um). Nenhum peixe de grande porte, mas com boas sensações proporcionadas por um spot complicado, com muitas pedras, correntes marcadas e forte escoa.


Estava cada vez mais escuro e sugeri ao João que parassemos um pouco para fazer as fotos da praxe com os peixes enquanto a luz ainda o permitia. Assim fizemos.



Finda a sessão fotográfica e com a fé renovada, afirmei convictamente: "Vou já tirar outro no primeiro lançamento e virar o placar a meu favor"! Eheheheh! Não foi no primeiro, mas foi no segundo. Uma pancada forte seguida de ferragem e o João ainda viu o peixe a rebolar na superfície depois da minha exclamação. Trouxe o peixe até à escoa onde, para mal dos meus pecados, já com meio peixe dentro e meio fora de água, a amostra se soltou na nossa direção e o maior robalo da jornada (tetravô dos dois maiores pescados pelo King! Kakakakaka!) se pôs ao fresco!


Apesar deste infortúnio, foi mais um fim de tarde excelente na companhia do Profeta (pelo menos por um dia) João - King Petas!
Por fim, ainda fez questão de dividir os peixes irmãmente comigo: 1 grande e 1 pequeno para cada um, sendo que os meus dois foram os mikis da jornada!
Obrigado King!

Amanhã (daqui a umas horitas) há mais e desta vez só vai faltar o Xinante e o Cotinha! 
BAIIIIII TUUUUUUUUDOOOOOOOOOOO! 

Abraço e boas pescas!

22 comentários:

  1. Amigos.. daqui a duas horas vamos estar juntos numa nova jornada.. nada como o raiar do dia e o pôr do sol.

    É para a lingada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh! Fomos à nossa própria toada e não pescamos nada! LOL
      MAs foi excelente reunirmo-nos quase todos! Faltou o Xinante e o Cotinha para o início de dia perfeito!

      As férias estão quase a chegar!...

      Eliminar
  2. Boa pescaria sim senhor!!! O Pêtas de vez em quando tem umas fézadas do carago eheheheheheh. Parabéns aos dois. Abraço

    ResponderEliminar
  3. À hora em que escrevo este comentário, estará toda a equipa do "Robalos Hotpot" (ainda com a ausência do Xinante) a tentar comprovar os dotes proféticos do João!
    Espero que tenham uma grande manhã de pesca e de convívio, com muitos robalos dos grandes... Pode ser que sim! Espero que sim!
    Já agora o meu palpite - hoje era de apostar nos "passeantes"...

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Oh pescador de grades e de mikis, andas a falhar nas nossas investidas!
      Mais uns diitas e vou ensinar-te aos teus canteiros! :)
      Abraço Amigo!

      Eliminar
  5. Parabéns pela pescaria.

    Não fosse a discussão sobre o tamanho não sei de quê, "o meu é maior que o teu", audível várias vezes e tinha sido até ao pescoço!!!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Rui, pareces o King que não queria parar de pescar para fazer umas fotos e vídeos! Esse não é o espírito! LOL
      Para quem não ia com fé de ver escama, apanhei 2 (e ainda deixei um bom fugir aos pés depois da sessão fotográfica), já estava mais do que satisfeito!

      Anda mas é molhar os tímbalos conosco!

      Eliminar
  6. Parabéns pelos peixes amigos e principalmente pela forma como relatam sempre com muito companheirismo e divertimento,continuem grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ntyper! Haja ou não haja peixe, companheirismo e divertimento estão sempre garantidos! ;)
      Abração!

      Eliminar
  7. Parabéns pela pescaria, eu precisava de um profeta assim pelos meus lados!

    Bom relato, como é habitual!

    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Armando! Eu posso rifar, oferecer ou até pagar para me levar este profeta destes lados, que o gajo limpa o peixe todo! :)
      Obrigado pelas palavras!

      Já agora, vi o seu blogue e fiquei seguidor! ;) Parabéns!

      Eliminar
  8. Grande malta, adoro os vossos vídeos, pequenos ou grandes só saem a quem molha a cueca. Lol. Abração.
    Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande Filipe! Estou ansioso que tu e Os Pescas venham molhar a cueca conosco ou vice versa! Estou quase de férias!
      Grande abraço Amigo!

      Eliminar
  9. Quando um gajo vai pescar aos robalos com carretos de achigãs, habilita-se a deixar fugir peixe ! ahahahah
    Amanhã eu apanho o que te fugiu ;)

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kakakakaka! Houve um gajo a rezar: "Abre a boca! Abre a boca!" e abriu mesmo! Kakakakakak! Para a próxima deixa-me com o carreto de achigã e não me apresses a tirar o animal!

      Por causa disso o que te estava reservado para o dia a seguir não compareceu à chamada! LOL

      Temos de lá voltar! ;)

      Eliminar
  10. O king de profeta não tem nada, agora de teórico sim ahahahahahahah.
    Boa pesca amigos, caso para dizer que foram conhecer a poçinha para o saco :).

    Abração
    Urubas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O King desta vez aliou a teoria/tecnologia a um bom resultado prático, o que é deveras raro!

      Eliminar
  11. Após algum tempo longe destas lides, cá estou eu de volta para te dar os parabéns por mais uma investida com sucesso.
    Por vezes estas idas á pesca sem se saber o que nos espera são aquelas que nos proporcionam boas surpresas.
    Esta foi uma delas e ainda mais em boa companhia, agradece ao amigo pescador pela dica dada!!!!
    Um grande abraço para ti e para o king.
    Pedro PJPescador

    ResponderEliminar
  12. Profeta, foi o nome dado a uma figura(inha) que a dada altura apareceu em Vila do Conde que enquanto pescava, falava de cristais, americanos e seres alados da escuridão, enfim, aquilo era só visto. Depressa levou um xuto e bazou. O problema dele é que era amigo das formigas indianas... LOL, Portanto nunca chames profeta ao rapaz. Parabéns aos dois pela pescaria.

    ResponderEliminar